quarta-feira, 28 de abril de 2010

Wladyslaw Starewicz



Wladyslaw Starewicz por Leila Verçosa*

AnimadorAnimador, diretor de arte, produtor, diretor, editor e ator, Wladyslaw Starewicz nasceu em 1882, em Wilno – Poland (Império Russo), hoje Lituânia. Sua morte foi em 1965, em Fontenay-Sous-Bois, na França. Ladyslas Starevich, como era conhecido, foi um grande pioneiro da história da animação. Ele se tornou o primeiro diretor do Lovno Museum of Natural History e se graduou em St. Petersburg Academy of Fine Arts. Sua ilustre carreira seguiu também ao lado de Walt Disney, e ainda hoje, tem seguidores e admiradores de seus trabalhos, como Tim Borton (Burton's Nightmare Before Christmas) e os irmãos Quay.

Em 1910, Ladyslas inicia, acidentalmente, sua carreira como animador. Documentarista e apaixonado pela vida dos insetos, ele resolve filmá-los, mas percebendo que a luz de sua câmera matava-os durante a filmagem, ele, a partir deste obstáculo, iniciou sua obra em Stop-Motion, dando origem ao seu primeiro filme, “A Batalha dos Besouros”.

A partir de então, ele produziu mais uma dúzia de filmes dentro deste universo e com estes mesmos recursos. Em 1920 partiu para França para continuar desenvolvendo suas técnicas, agora com bonecos confeccionados (fantoches) e não mais com insetos reais. Com a ajuda de suas filhas Irene Starewicz e Nina Star sua carreira como animador segue por longa data, sendo seu último filme finalizado em 1958/59, Carrousel Boreál ou Winter Carousel, ficando uma obra inacabada em 1965, ano de sua morte, de nome “Como Cão e Gato”.

Por ser pouco popular fora do mundo da animação, e mesmo por ser de seus primórdios, há pouca informação a respeito de Wladyslaw Starewicz. Seus filmes, por serem muito antigos, são difícieis de restaurar, principalmente aqueles coloridos à mão (pelo próprio Ladyslaw), como "Frogland", "Cameraman's Revenge” e ”The Insect's Christmas”, que se desgastaram mais com a pigmentação de suas cores.

Relançada uma de suas obras, a mais conhecida “Cameraman’s Revenge” (1912), em meados da década de 90 pela Image Intertainment, sua popularidade passou a ganhar um pouco mais o público através da Internet (youtube).

SOBRE SEUS FILMES

Seus filmes foram feitos voltados para o público adulto e tem a intenção de satirizar a sociedade e suas relações. Seus temas são desenvolvidos a partir de problemas comuns ao homem e polêmicos, como o adultério, as relações cotidianas, a violência, as disputas, os interesses, o poder, entre outros. Percebe-se, portanto, que as Fábulas do Esopo são matéria prima para suas histórias, como no filme “As Rãs que queriam um Rei” (1922, França). Essa fábula, por exemplo, conta a história de um grupo de rãs que queriam um rei. Então, juntas, pedem a Júpiter que lhes enviem este ser supremo, um rei. Primeiramente, lhes é enviado um rei de madeira e as rãs não gostam e não o valorizam. Depois, com a insistência das rãs, é enviado a elas um rei Stork; uma cegonha. Logo, cegonhas comem rãs. Moral da história: Cuidado com o que você pedir, você pode obtê-lo!

Nesse filme, pelo o que consta, há uma cena tecnicamente curiosa onde as rãs aparecem em um aquário e as bolhas fluem através de seus discursos, o que para o stop-motion não é possível, ou pouco praticável. Acredita-se que foram usados fantoches sobre varas nesta cena para que as bolhas coincidissem com os discursos.e

Os insetos e o mundo animal continuaram a fazer parte de seus filmes, mas passou a fazer parte, também, de seu “elenco”, personagens humanos misturados a insetos e a bonecos infantis que tomam vida na tela e refletindo a sociedade com humor e com uma pitada de perversidade. Os cenários de suas obras também não abrem mão de locações reais, o que garantem ainda mais a subjetividade realista de seus temas. Exemplo disto pode-se ver no filme “O Mascote / Mascotte Fetiché” (1933), que narra a história de uma menina doente que tem um cachorrinho de pelúcia que acaba “engolindo” uma lágrima de sua mãe no momento em que ela o remendava e este toma vida a partir de então. Vários outros bonecos ganham vida neste filme e se misturam à ambientes urbanos e mundanos. Toda a história acontece para que o cachorrinho consiga levar à menina doente uma laranja. Ele consegue e a lealdade do bichinho se faz em meio a uma animação de temas revolucionários e críticos diante da sociedade.

Como um exemplo de seus temas mais tenebrosos o filme “O Espantalho” (1921), que conta a história de um agricultor bêbado que é insultado por algumas crianças e em seguida pelo diabo e por alguns demônios. As crianças atormentam o agricultor levantando um espantalho; assim, o agricultor acha que ele é um espírito. O espantalho ganha vida e começa uma perseguição ao agricultor. Em meio a isso, uma das crianças se embebeda com o vinho do agricultor e um fazendeiro tem alucinações após bater a cabeça, dentre outras passagens cabulosas contidas no roteiro. São histórias bizarras e grotescas como essas que compõem uma boa parte do trabalho de Ladislas Starevich.

Nota-se, portanto, pelo tom obscuro, instigante, perturbador e sombrio de suas obras, que Starewicz engendra em seus filmes os pesadelos que Walt Disney não optou em fazer, o que lhe dá o estilo ousado e único de seu tempo. Foi inovador também na edição e na projeção de alguns de seus filmes, constituídos na metragem live-action.


FILMOGRAFIA

Na Rússia:
. "A Batalha dos besouros" (1910)
• "Sapos Voadores" (1911)
• "A cigarra e a formiga" (1911)
• "O Leukanida Beautiful" (1912)
• "Cenas da Vida Família Feliz" (1912)
• "Aviation Week Entre no mundo dos insetos" (1912)
• "Miest Kinematografitschekogo" / "Revenge of the Cameraman Movie" (1912)
• "O Natal na Casa de embarque da Raposa" (1912)
• "Strekoza i Muravei" / "A Libélula e a Formiga" (1913)

Na França:
• "L'Epouvantail" / "O Espantalho" (1921)
• "Les Grenouilles demandent qui un roi" / "Frogland" (1923)
• "La chanteuse Petit des rues" / "The Little Street Singer" (1923)
• "La Voix du Rossignol" / "Voz do Nightengale" (1923)
• "Le Rat de Ville et le Rat des champs" / "O Rato da Cidade eo Rato Country" (1924)
• "La Cigale et la Fourmi" (1924) "O Claws of the Spider"
• "Les Griffesd'Araignée" (1925)
• "L'Epouvantail" (1925)
• "L'Horloge magique" / "O Relógio Mágico" (1926)
• "Amour Noir et Blanc" / "Os Dois cupidos" (1926)
• "La Reine des pappions" / "A Rainha das Borboletas" (1927)
• "Leão La et le Moucheron" / "O Leão e o Mosquito" (1927)
• "Les Yeux du dragon" / "The Eyes of the Dragon" (1927)
• "Le Mariage de Babylas" (1928)
• "Le Petite Parade" (1929)
• "Le vieux devenu leão" / "O Leão Velho" (1932)
• Coster Bill of Paris (seqüência) (1933)
• "The Ringmaster" (1933)
• "Mascotte fetiche" / "O Mascote" (1933)
• "O Navegador" (1934)
• "Na Terra dos Vampiros" (1935)
• "Cupid's Arrow" (ca. 1935)
• Le Roman de renart (1928-39)
• "Zanzabelle à Paris" (1949) (em colaboração com Sonika Bo)
• "Fleur de Fougère" / "Fern Flores" (1950) (com Sonika Bo)
• "Nariz do Vento" (1956)
• "Carousel Winter" (1956)

Ação ao vivo:
• "The Four Devils" (1913)
• "Rozhdestvom tada Noch" / “Véspera de Natal "(1913)
• "A terrível vingança" (1913)
• "Stepson Mars" (1914)
• "Como o General alemão assinou um pacto com o Diabo" (1914)
• "Ruslan e Ludmila" (1915)
• "Lírio da Bélgica, O" (1915)
• "No Higway Varsóvia" (1916)

REFERÊNCIAS:

Ladislas Starevitch (Wladyslaw Starewicz) Information
www.sos.net/~erick/silentera/Starevit/LStar.html

The films of Wladyslaw Starewicz « Thirtyframesasecond
http://thirtyframesasecond.wordpress.com/2010/02/27/the-films-of-wladyslaw-starewicz/

YouTube - Winter Carousel by Wladyslaw Starewicz's (Carrousel ...
www.youtube.com/watch?v=AZUZhJSqiwo

http://www.imdb.com/name/nm0823088/ - Internet Movie Database

http://www.stopmotionbrasil.art.br/2009/05/irmaos-quay.html
http://www.awn.com/heaven_and_hell/STARE/stare1.htmhttp://www.awn.com/heave Aaajjj

Leila cerçosa e estudante do 7 periodo do curso de Cinema e Video da UNA

Um comentário:

EVERLY GILLER disse...

Bem legal, aqui tem um blog que acabei de postar sobre este gênio
http://starewicz.blogspot.com.br/
Espero que gostem!