domingo, 18 de abril de 2010

GEORGE PAL



George Pal por Marjorie Lopes*

George Pal, nome artísitico de Györgi Pál Marczincsák, foi um ilustrador, animador e cineasta, nascido em Cegled, Hungria, em 1908. Ficou muito conhecido pelos longas-metragem em live action como The War of Worlds de 1953, The Time Machine de 1960 e 7 Faces of Dr. Lao de 1964.

Vindo de uma família com fortes tradições teatrais, Pal também cultivou interesse pelas artes e ingressou na Academia de Budapeste para o curso de Arquitetura, mas um erro administrativo colocou-o nas classes de ilustração. Formado arquiteto, sem conseguir emprego como tal na Hungria, começou a fazer um estágio não remunerado como ilustrador no estúdio Hunnia.

Em 1931, casado com Zsoka Grandjean, emigrou para Berlim onde foi para trabalhar como ilustrador no famoso estúdio UFA. Passados 60 dias, Pal fora promovido a coordenador da produção animada do estúdio, fundando, assim o Trickfilm-Studio Gmbh Pal und Wittke, onde começou a usar fotografia stop motion. Em 1933, com a Alemanha sob o regime Nazista, eles foram obrigados a imigrar para a Checoslováquia. Já em Praga, George, sem conhecer muitas técnicas de animação e com a carência de equipamentos para filmagem, tem a idéia de um novo processo artístico que não requeria o uso de intertítulos ou desenho em celulose (muito usado em sua época): fez filmagens com bonecos (estilo marionetes), inspirado nos primeiros trabalhos de Starevitch. Durante este tempo, ele patenteou a técnica como Pal-Doll (conhecida nos Estados Unidos como Puppetoons).

Nessa época, era muito comum usar filmes de animação para fazer propagandas nos cinemas, antes da exibição do filme principal. Em 1934, uma companhia de Tabaco francesa contratou George Pal para fazer a sua campanha, obtendo excelentes resultados. Com seus trabalhos em publicidade, Pal conquistou a fama e mudou-se para a Holanda, fundando o seu próprio estúdio, que foi batizado de Dollywood, financiado, em parte, por um investidor que queria numerosos anúncios publicitários feitos por 7 a 8 mil dólares cada. Em meados da década de 30, Pal conhece o diretor da Philips Radio, uma empresa norte-americana.

Naquela época, o rádio era como a televisão é hoje em dia e Philips queria apresentar o seu produto como uma janela aberta para o mundo. Então George Pal animou uma campanha a partir de uma música tema já composta e isto foi visto pelo mundo inteiro. Assim conseguiu demonstrar, ano após ano, o potencial fantástico de criação possibilitado a partir da sua invenção: os Puppetoons. Estes filmes divertidos foram tão bem sucedidos que os cinemas exibiam eles de graça, sem cobrar a Philips pelo tempo de exibição. Pal também trabalhou para outras empresas como Unilever e Horlicks.

Esses primeiros bonecos animados eram simples, feitos de madeira com arames, composto por muitas partes intercambiáveis, e filmada imagem por imagem em Technicolor. Ele animava por substituição, portanto, uma simples seqüência de caminhada que dura apenas alguns segundos, poderia usar 12 pares de pernas diferentes, substituídas em cada frame. E em suas maiores produções muitas vezes era necessária a criação de mais de 9 mil bonecos. Mais tarde, a sofisticação na construção dos bonecos veio mostrar uma animação de maior precisão mecânica, equiparada somente décadas depois com a computação gráfica. Em um dos seus filmes mais elaborados, Tubby The Tuba (1947), Pal contou com mais de 100 cabeças de encaixe pré-animadas.

Em 1939, o casal estava nos EUA fazendo uma palestra na Universidade de Columbia, quando as tropas Alemãs invadiram a Polônia, assustados com a expansão do domínio nazista, decidem não voltar para a Europa. Pal e sua família deixam Dollywood e partem para Hollywood, conseguindo a cidadania norte-americana com a ajuda do seu amigo Walter Lantz. Ele entra para a Paramount e faz mais de 40 Puppetoons, agora não mais como campanha publicitária. Alguns dos animadores que trabalharam com ele foram nomes como Gene Warren, Wah Chang, Bob Baker e Ray Harryhausen. Ele foi premiado com um Oscar honorário em 1944 pelo “desenvolvimento de novos métodos e técnicas na produção de de curtas-metragens conhecidos como Puppetoons”. Com o sucesso de Pal, vários animadores que trabalhavam na série tiveram sucesso em suas carreiras independentes, como Joop Geesink (com a série de filmes Dollywood) e Ray Harryhausen (com uma série de filmes sobre contos de fadas, iniciada em 1945.

Nos anos 50 e depois ele se dedicaria a fazer filmes em live action de ficção científica. Ele utilizou de muitas técnicas de animação e stop motion para compor os efeitos especiais dos filmes, que foram extremamente populares, principalmente pelos efeitos inéditos que Pal conseguira realizar. Ele ganhou diversos Oscars, começando por Destination Moon, de 1949. Estes filmes pioneiros influenciaram muitos diretores como George Lucas e Steven Spielberg. Os seus últimos filmes The Power (1968) e Doc Savage (1975) foram desastres financeiros e críticos, quando os filmes de fantasia e ficção científica já tinham perdido a popularidade junto aos espectadores. George Pal falaceu na sua casa da Califórnia, vítima de ataque cardíaco, em 2 de Maio de 1980.

Durante a sua carreira ele atuou como diretor, criador, roteirista, animador, ator, dublador, produtor e fotógrafo. A sua filmografia é extensa, sendo os seus principais filmes:
1935 – “The Ship of the Ether” (diretor/animador)

1942 – “Tulips Shall Grow” (diretor/animador)

1943 – “Jasper Goes Fishing” (diretor/animador)

1945 – “Jasper in a Beanstalk” (diretor/animador)

1946 – “Jasper in a Jam” (diretor/animador)

1946 – “Jon Henry and the Ink Poo” (diretor/animador)

1950 – “The Great Rupert” (diretor/animador)

1950 – “Destination Moon” (diretor/animador)

1951 – “When the Worlds Collide” (diretor/animador)

1953 – “The War of the Worlds” (diretor/animador)
1955 – “Conquest Of Space” (diretor/animador)

1958 – “Tom Thumb” (diretor/animador)
1960 – “The Time Machine” (diretor/animador)

1962 – “The Wonderful World of the Brothers Gimm” (diretor/animador)

1963 – “7 Faces of Dr. Lao” (diretor/animador)

1968 – “The Power” (diretor/animador)

1975 – “Doc Savage: The Man of Bronze” (diretor/animador)

RERERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

- A brief History: La Grande Revue Philips. IN: http://www.europafilmtreasures.eu/PL/272/a-brief-history-the_great_philips_review
- NNDB: George Pal. IN: http://www.nndb.com/people/918/000102612/
- The Fantasy Film Worlds of George Pal. IN: http://www.scifistation.com/george_pal/nfindex.html
- Wikipedia: George Pal. IN: http://en.wikipedia.org/wiki/George_Pal

Marjorie Lopes, 21 anos, estudante do 7 periodo de cinema e video da UNA

Nenhum comentário: