quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

*NOTA OFICIAL DO CBC - CONGRESSO BRASILEIRO DE CINEMA

Perplexos e consternados recebemos a notícia do falecimento do Professor José Tavares de Barros, companheiro que dedicou sua vida ao cinema brasileiro.

Cineasta, escritor, pesquisador, montador e grande apoiador do movimentocineclubista brasileiro e latino-americano o Professor Tavares de Barros foium dos fundadores do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro e únicoremanescente da histórica reunião que criou o CPCB com Paulo Emilio Salles Gomes, Alex Viany, Cosme Alves Neto e outros. Tendo dedicado grande parte de sua vida a esta entidade, Tavares de Barros foi presidente do CPCBentre 1980 e 1984, exercendo depois por várias vezes o cargo de Presidentedo Conselho Consultivo da entidade. Foi ainda presidente da OrganizaçãoCatólica Internacional de Cinema e do Audiovisual (OCIC) para a América Latina e ocupou a vice-presidência mundial da entidade.

Mineiro, José Tavares de Barros fez Mestrado em filosofia na Faculdade deFilosofia e Ciências Humanas da UFMG, tendo se doutorado em Literatura Comparada na Faculdade de Letras, na mesma Universidade. Pós Doutorado pelo Centre Nationale de la Recherche Scientifique de Lyon (França),completou sua formaçao acadêmica no Centro dello Spettacolo e della Communicazione Sociale de Milão, na Itália.

Dedicado professor, Tavares de Barros exerceu esta nobre profissão em várias Universidades brasileiras e da América Latina, com destaque paras ua presença na UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, onde ocupou acatedra de Semiologia da Imagem, Leitura Crítica do Filme e Edição Cinematográfica. Foi ainda professor do Centre Recherche et Communication –Lyon (França), do Instituto de Teologia y Pastoral en America Latina deBogotá (Colômbia) e do Instituto Mexicano de Doctrina Social, na cidade do México (México).

Pesquisador incansável, foi organizador de vários livros, entre os quais destacam-se: Imagens da América Latina, La Imagen Nuestra de Cada Dia e La Realidad Imaginada.

Como cineasta foi diretor de dezoito curta metragens, entre os quais destaca-se "Cerâmica do Vale do Jequitinhonha", tendo ainda sido montador demais de uma dezena de filmes.

Em sua trajetória ocupou vários cargos públicos, entre os quais destacamos sua atuação como Delegado do Ministério da Educação e Cultura no Estado de Minas Gerais. Dentro da esfera pública ocupou ainda cargos como conselheiro de Ciência e Tecnologia do Governo de Minas Gerais e no Conselho de Administração da EMBRAFILMES.

Cineclubista convicto e apaixonado, em 2008, por ocasião da 27 Jornada Nacional de Cineclubes, recebeu do CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, o Prêmio Paulo Emílio Salles Gomes por seus relevantes serviços prestados ao cinema brasileiro.

Desta forma, diante de uma trajetória de vida que honra e engrandece o Cinema Brasileiro, o CBC - Congresso Brasileiro de Cinema vêm de público emprestar suas reverências e suas homenagens ao Professor José Tavares deBarros. Para todos nós um guia e uma referência dentro da história do cinema brasileiro.

Hoje, perdemos todos: familiares, amigos, alunos, admiradores, mais antes e principalmente, o cinema brasileiro!

*Rosemberg Cariri*Presidente do CBC - Congresso Brasileiro de Cinema

Nenhum comentário: