sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Imagens em movimento




O Arquivo Público Mineiro - APM disponibiliza on line uma seleção de 36 vídeos restaurados sobre a história de Minas através de filmes. Um importante acervo que esta sendo recuperado e disponibilizado para pesquisadores.

Criado em 1895 como um centro de estudos para a história mineira, o Arquivo Público Mineiro - APM era encarregado originalmente de receber e conservar todos os documentos concernentes ao direito público, à legislação, à administração, à história e à geografia, às manifestações do movimento científico, literário e artístico do Estado de Minas Gerais. (lei nº 126, de 11 de julho de 1895).


Com a reestruturação experimentada a partir dos anos 90, o Arquivo, já comemorando o seu centenário, assumiu a competência de executar a gestão, o recolhimento, a guarda, a preservação e o acesso ao acervo arquivístico da Administração Pública Estadual, bem como dos documentos privados de interesse público. (lei n° 11.726, de 30 de dezembro de 1994).


A partir de 1998, o Conselho Estadual de Arquivos - CEA , órgão colegiado com função deliberativa, assumiu a coordenação da política estadual de arquivos, cabendo ao Arquivo Público Mineiro arcar com o suporte técnico e administrativo necessário ao seu funcionamento.

O acervo recolhido ao APM remonta ao início do século XVIII e cobre os períodos colonial, imperial e parte do republicano, constituindo-se de documentos públicos e privados, significativos para a história de Minas Gerais e do País.

O Arquivo Público Mineiro teve sua primeira sede em Ouro Preto, funcionando inicialmente na residência de seu fundador e primeiro diretor, José Pedro Xavier da Veiga. Transferida para Belo Horizonte em 1901, a Instituição teve sedes provisórias, até que em 1938 passou a ocupar o prédio atual.


Construída em 1897, a casa que hoje abriga o APM integra importante conjunto arquitetônico de Belo Horizonte, composto pelo Palácio da Liberdade, as secretarias de estado e alguns edifícios públicos e particulares, projetados na Seção de Arquitetura da Comissão Construtora da Nova Capital, chefiada pelo arquiteto pernambucano José de Magalhães.


O prédio guarda em sua concepção estilística o padrão arquitetônico característico das residências ecléticas erguidas para abrigar o alto escalão do funcionalismo público, transferido da antiga capital, Ouro Preto. Construído para servir de residência do secretário das finanças, a partir de 1910, o edifício foi destinado às repartições da Prefeitura Municipal, abandonando sua função residencial de origem. Em 1938, a Prefeitura deixou o prédio, que passou a ser ocupado pelo Arquivo Público Mineiro.


O crescimento do acervo e a expansão das atividades do Arquivo evidenciaram a necessidade de construção de um novo espaço, obra iniciada em 1970 e concluída em 1975, quando teve início a desativação da edificação original. A chamada "casa velha" foi reaberta somente em 1998, após obra de restauração, realizada através de convênio celebrado entre o Governo do Estado, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA/MG e a Cia Vale do Rio Doce, com recursos disponibilizados pelo Ministério da Cultura.


A restauração da antiga sede promoveu a disponibilização de seus espaços para a fruição dos usuários e visitantes em geral, determinando uma nova forma de ocupação que privilegiasse os serviços de atendimento ao público e as atividades técnicas de suporte. O prédio anexo foi destinado a área de depósito, recebendo investimentos para sua adequação efetiva como fator de proteção do acervo.


Endereço
Av. João Pinheiro, 372 - Bairro Funcionários
Belo Horizonte - Minas Gerais
CEP: 30.130-180
Telefax: (31) 3269-1060 / (31) 3269-1167

Horário de Funcionamento
De segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/
http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/x_movie/index.php?num=12&pos=0
http://www.cultura.mg.gov.br/?task=home&sec=5
http://www.cultura.mg.gov.br/

Nenhum comentário: