quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

NFB – NATIONAL FILM BOARD OF CANADÁ


A National Film Board do Canadá acaba de lançar um site, onde podem ser vistos gratuitamente diversos filmes produzidos no país.

São centenas de documentários, animações e filmes experimentais, divididos por gênero, ano, tempo e linguagem

O NFB foi fundado em 1939 pelos documentarista John Grierson. Em 1941, o genial Norman MacLaren introduziu o departamento de animação e liderou uma verdadeira revolução no gênero. A contribuição do NFB para o desenvolvimento das técnicas de animação é inestimável – da intervenção direta sobre a película cinematográfica as primeiras experiências com a animação computadorizada (Metadata, 1971 e Hunger de 1973). Entre 1986 e 1992 as produções do NFB foram plataformas de testes dos softwares mais avançados da época. Hoje em dia, a produção para a internet ocupa lugar de destaque na instituição.

ideais de inclusão de jovens talentos, mulheres e animadores de países menos favorecidos convive lado a lado com a orientação de promover a cultura canadense. O NFB tem tido um papel fundamental na disseminação do cinema autoral em todo o mundo, através de co-produções e programas de cursos e ensaios para artistas promissores estrangeiros.


O currículo dos prêmios individuais e institucionais é o maior dentre todos os organismos envolvidos com a animação no mundo. O reconhecimento carinhoso da comunidade internacional eleva essa agencia publica canadense á condição de tesouro do patrimônio da animação.

http://nfb.ca/

Nenhum comentário: