terça-feira, 3 de maio de 2011

Winsor McCay



Winsor mccay por Luiza Fernanda Meira *

Para o surgimento da animação, tal qual conhecida hoje, foi preciso um longo processo de experiências, pesquisas e aperfeiçoamentos. A animação possui vários antecessores como, por exemplo, os brinquedos ópticos e os quadrinhos. Os primeiros vestígios da animação surgiram no cinema de atrações, tendo como principal representante o francês George Méliès. Ele utilizava técnicas de trucagens, as chamadas “paradas para substituição”, fazendo substituições de objetos na cena. Um pouco mais tarde surgiu a lightning sketches, que era um tipo de apresentação que misturava o desenho e a performance ao vivo do desenhista, um dos praticantes dessa técnica foi James Stuart Blackton, em seus filmes é comum à aparição da sua mão várias vezes, pois ele ainda não tinha dominado completamente o ato de fotografar frame a frame. Depois desses precursores do “inicinho” da animação surgiu Winsor McCay, considerado o pioneiro do desenho animado.

McCay nasceu em 26 de Setembro de 1867 em Spring Lake no estado de Michigan nos Estados Unidos. Desde criança ele já apresentava características notáveis de que seria um bom desenhista, aos 17 anos foi estudar artes em Chicago. Suas obras eram admiradas por donos de jornais que o convidava para trabalhar com eles. Ele chegou a fazer cartazes para circos, para eventos, cartazes de propagandas, cartoons para jornais, etc. Em 1899 trabalhou para a revista Life fazendo desenhos de humor. A principal característica de McCay era a persistência e a noção de realidade em seus desenhos exuberantes, ele possuia um dom como poucos, como diz Lucena Júnior:

McCay já desfrutava de fama e reconhecimento quando resolveu entrar no cinema de animação. Era um extraordinário desenhista. A sua ousadia foi justamente transpor para a tela seu sofisticado estilo gráfico, há muito estabelecido nas histórias em quadrinhos que ele desenhava, sem comprometer a qualidade de seu complexo design. (LUCENA, 2005,p.54)


A primeira experiência de McCay com animação foi quando ele realizou em 1911 o Little Nemo in Slumberland, era uma adaptação do seu quadrinho mais conhecido, segundo Lucena Júnior (2005), antes dele já haviam sido realizadas várias adaptações de quadrinhos, porém, nenhuma em animação, essas adaptações eram destinadas a filmes de ação ao vivo. McCay possuia grandes influências do francês Emile Cohl que era mestre em metamorfoses e anamorfoses. Seus personagens de Little Nemo in Slumberland tinham formas exageradas, distorcidas, alongadas e deformadas, era umas das primeiras características das animações de McCay.

Em 1912 ele surge com um novo trabalho, um tanto contestador, inovador, provocante e até mesmo cativante, ele desenvolveu seu primeiro personagem com características humanas, que dialoga diretamente com os espectadores, tal personagem era um mosquito de How a Mosquito Operates. Lucena (2005,p.57) afirma que “ o artista decide trabalhar a personalidade de seu personagem como recurso expressivo e de identificação com o público”. Através dessa animação McCay consegue prender a atenção do publico, algo consideravelmente difícil para uma animação da época.

Os desenhos de McCay eram únicos, de uma fineza e estrutura nunca feito antes no cinema, ele possuía domínio de técnicas artísticas avançadas, “assim, encontramos o artista com total controle sobre seus recursos, circunstância ideal para que venha à tona sua qualidade pessoal, sua marca pessoal que particulariza uma forma e a transforma em arte” (LUCENA,2005,p.56)

Em 1914 McCay realiza sua primeira animação grandiosa, considerada um marco da história da animação. Gertie the Dinosaur foi trabalhado detalhadamente, cada traço, cada movimento, cada contorno eram feitos e refeitos centenas e até mesmo milhares de vezes, McCay chegou a refazer o cenário mais de cinco mil vezes, tamanha era a sua preocupação com o perfeito. Segundo Lucena Júnior:

Aqui estavam, definitivamente, estabelecidas as bases do personagem de animação, com o delineamento de sua personalidade por meio de um trabalho de concepção visual integrado a movimentos típicos que lhe dão estilo e criam as condições para sua individualização. (LUCENA ,2005,p.59)


Suas obras foram inspiradoras para vários outros desenhistas e animadores que o sucederam, o sucesso de Gertie fez com que McCay jamais fosse esquecido no mundo da animação, ele é sempre citado quando o assunto se trata de grandes nomes do cinema. Suas obras também foram influências para o maior nome da animação, Disney, que tomou por base as técnicas e características presentes nos personagens de McCay.
Até sua morte McCay nunca havia parado de desenhar, ele chegou a realizar várias outras animações, posteriormente se voltando completamente para os quadrinhos.



BIBLIOGRAFIA

•COSTA, Flávia Cesarino. Primeiro Cinema. In: MASCARELLO, Fernando (org). História do cinema mundial. Campinas, SP: Papirus, 2006.
•LUCENA, Barbosa Júnior. Arte da Animação. Técnica e estética através da história . -2º ed- São Paulo : Editora Senac São Paulo,2005.
•www.algosobre.com.br/biografias/winsor-mccay.html


*Luiza Fernanda Meira, 19 anos, estudante do Primeiro Período do curso Cinema e Vídeo do Centro Universitário UNA

Um comentário:

InLuminiCG disse...

Otimo ver as bases da historia do mercado de animação. Se tiver alguem interessado em aprender tecnicas de animação em 3D MAx e Maya e zbrush no rio, vale a dica. www.cursodecomputacaografica.com.br