domingo, 8 de maio de 2011

René Laloux




René Laloux por Carol Oliveira*

René Laloux, é diretor e roteirista de cinema de animação. Nasceu em Paris em 1929 e faleceu em 2004. Seu primeiro curta metragem Les Dents du Singe (1960), utilizando pacientes de uma clinica psiquiatra onde começou a trabalha e estudar animação sozinho. Em pareceria com o desenhista Roland Topor fez dois curtas: Les Temps Morts (1964) e Les Escargots (1965).

Em 1973 ainda em pareceria com Topor, produziu um longa metragem La Planète Sauvage(o plante selvagem) uma coprodução franco-checoslovaca, adaptado da novela de ficção científica OMS en Série do francês Stefan Wul , com o qual ganhou o Prémio Especial do Júri, em Cannes. Este filme fantástico, que teria sido inspirado na ocupação da Checoslováquia pelos Russos, ilustra a história de humanos, os Oms, que foram domesticados por extraterrestres gigantes de raça azul chamados Draags.

Baseado em outra obra de Stefan Wul ; L'Orpheline Perdide. René realizou a animação Les Maîtres du Temps (os mestres do tempo-1982), em parceria com os desenhistas
Jean Giraud e Moebius. Em 1988 no mesmo estilo de O planeta Selvagem fez Gandahar baseado no romance de Jen-Pierre Andrevon e com desenhos de Caza.

Seu ultimo filme foi o curta metragem Comment Wang-Fô Fut Sauvé (A Salvação de Wang-Fô), de 1987 uma adaptação do conto de Marguerite Yourcenar.
Em 1996, aceita proposta do Centre National de la Bande Dessinée et de l'Image (CNBDI) para assumir a direção do Laboratoire d'Imagerie Numérique e aposentou-se em 1999.

Em geral René não produziu animações voltadas para o publico infantil, apesar de não terem conteúdo impróprio. Inclusive elas são consideradas Cults e muito bem quistas por intelectuais.

O PLANETA SELVAGEM
O Planeta Selvagem, animação da França e da Tchecoslováquia, foi a grande vencedora do Festival de Cannes de 1973. O filme pode ser entendido como uma metáfora surrealista da ocupação russa na Tchecoslováquia. No planeta Yagam, vivem humanóides chamados de Oms onde são ou escravos ou feitos de animais de estimação. Terr, um dos Oms acaba por receber educação e se revolta contra os gigantes Draggs, até então os que mandavam no planeta. Planeta Selvagem” é seu melhor filme, um clássico cult da animação.


OS MESTRES DO TEMPO
O piloto Claude é obrigado a fazer um pouso de emergência no planeta Perdide. Ele fica ferido mas ainda tem tempo para avisar o seu amigo Jaffar o que está acontecendo. Claude manda que seu pequeno filho Piel, com apenas cinco anos, procure refúgio nas montanhas antes que as vespas gigantes que controlam o planeta apareçam. O que se segue é a luta do pequeno menino pela sobrevivência em um planeta estranho.

Fonte:
http://cinecultclassic.blogspot.com/search/label/Diretor:%20R%C3%A8ne%20Laloux
http://www.infopedia.pt/$rene-laloux

* Carol Oliveira, 24 anos, é estudante do curso de cinema e video pela UNA

Nenhum comentário: