terça-feira, 31 de maio de 2011

FLAPJACK e A HORA DA AVENTURA


O mundo autoral de Thurop Van Orman e seu ex-colega de trabalho Pendleton Ward,em dois tempos por Thiago Augusto Carlos Pereira*

DAS ANIMAÇÕES IRREVERENTES DO PERIODO CLÁSSICO DA TV AMERICANA AO AGORA SEMI MORTO UNIVERSO DOS HEROIS 'SEMI-DEUSES' DOS ANOS 80, O MUNDO DOS DESENHOS ANIMADOS REVELARA EM SEUS TRAÇOS A SÍNTESE DE SUAS GERAÇÃO, COMPETINDO POR FIM COM A FORTE INVASÃO ORIENTAL EM SEU PRÓPRIO SOLO, O CARTOON AMERICANO, SEDENTO POR RETORNO FINANCEIRO E EMPATIA COM UM PUBLICO MUNDIAL E DIFERENCIADO, APOSTARIA EM ESTÉTICAS ALTERNATIVA E ESCOLAS NÃO ANTES VISTAS.

Em meio ao cenário caótico e incerto da nova estética, que logo transformar-se-ia em regra, muitos animações mundialmente aclamadas, pelo bem ou pelo mal, surgiram e produziram aos estúdios os dólares tão esperados, tais como: “O Laboratório de Dexter”, “ Jhony Bravo”, “Meninas Super Poderosas”, e outras tantas bem sucedidas (entre os tantos fracassos feitos à seus moldes).

ENTENDENDO O UNIVERSO:
A idéia é construir um mundo onde o 'Nonsense' reina, e o plausível é indiferente. A narrativa é concebida tal como os diálogos infantis os são, sem muito contexto, leves, caracterizando à imaginação como única forma aceitável de lei natural.

Ignorando aqui Bob Esponja e suas contribuições para a tal nova linguagem, discutiremos dois autores expoentes e pouco conhecidos que a seu próprio modo, revolucionaram a já revolucionária nova escola do cartoon televisivo.

Thurop Van Orman e as experiências traumáticas de sua não tão distante infância:

Thurop Van Orman é o criador do aclamado cartoon: "As Fabulosas desventuras de Flapjack" que narra a história de dois aspirantes à aventureiros 'Flapjack', um garoto de prováveis 10 anos, e o farsante 'Capitão Knuckles', uma figura não humana de espécie não identificada, ambos, se alojam na boca de uma baleia amiga chamada 'Bolha'.

A rápida estrutura da montagem, e os constantes jogos visuais indicando o que um 'narrador clássico' outrora indicava, faz de ''Flapjack'' um desenho Ímpar e notavelmente promissor.

Quando questionado quanto às origens da criação do desenho Thurop Van Orman, remete a seu passado e define sua criação num evento pessoal. Quando adolescente cansado do frio de Utah, Estado que então recentemente e a contra-gosto se mudara, viaja para Florida, antiga casa, e em busca de aventura toma um barco a remo, e acaba se encalhando num canal por três dias, experimentando os efeitos da desnutrição e insolação. Thurop resume seu sentimentos dizendo que se julgava patético por não ter tido a aventura que planejara, mas que depois, ao relatar sua história para vários de seus conhecidos, descobrira que as pessoas de um modo geral não se interessam por uma aventura bem sucedia, mas por desventuras, problemas no percurso, impedimentos e etc.

Daí a idéia de criar o universo de "FlapJack e Capitão Knuckles" baseado na procura da aventura perfeita, e o paraíso das lendas da sociedade em questão que assim como em “A Caverna do Dragão” nunca se efetuam.

Recheando o todo com personagens grotescos e situações imprevisíveis , Flapjack é um desenho sobre a infância, sobre a inocência do menino diante do conflito entre seus sonhos e o mundo ao seu redor do qual virtualmente se faz alheio. Contudo "Flapjack" nunca fizera 1/5 do sucesso de "As Meninas Super Poderosas", animação que contara com os 'story boards' (guia visual) de Van Orman, antecedendo o mesmo.

Pendleton Ward e a maturação do discurso animado.

Pendleton Ward é um sujeito nada convencional, reflexo de uma geração regada a cultura pop e jogos eletrônicos, possui aquele tipo de criatividade que é pouco admirado em adultos. Integrara a equipe dos escritores do aqui citado "As Maravilhosas Desventuras de Flapjack" contribuindo com muitas das fantásticas sacadas visuais e diálogos surreais característicos da serie. Lançara em 2008 o muito bem aceito curta metragem intitulado "a Hora da Aventura", que fora logo consagrada e financiada pela também citada 'Cartoon Network' se tornando um seriado homônimo.

A série conta as aventuras de um menino Humano chamado “Finn” e seu amigo cachorro “Jake” que têm poderes mágicos. Diferentemente de "Flapjack" esses dois ai não sabem o que buscam, vivem a cada dia a procura do que o dia têm a oferecer.
O universo é complexo, e cheio de referencias externas que passam despercebidas por muitas crianças. Pendleton diz que a idéia para o cartoon veio de suas experiências com jogos de RPG como o 'Dungeons and Dragons' e sua própria experiência com animação que segundo ele data de sua infância.

Por Fim:
Ambas obras são Oasis artísticos, que somente são obtidas atraves de um trabalho de livre criação de ambas equipes. São viscerais e caóticas, por contradizerem as regras organizacionais do 'mundo real' e animações clássicas, mas que, assim como Ward costuma dizer, têm os personagens principais sempre como referênciais de realidade, em oposição ao mundo que integram.

Insanos como uma [não por acaso chamada] "aventura de RPG", autorais e extremamente divertidos “Flapjack” e “Adventure Time” acrescentaram em sua esperteza e inovação a já complexa linguagem dos cartoons de modo único.
Impagáveis.


Nominações:
Adventure Time:
 2008 - Annie Awards : Melhor Curta de Animação
 2010 – Primetime Emmy Awards – Outstanding Short-format Animated Program
 2011 – Annie Awards – Melhor Produção de Animação para crianças.

As maravilhosas Desventuras de Flapjack:
 2009 Golden Reel Award – Melhor Edição de Som (Animação de TV)
 2009 Emmy Awards – Outstanding Individual Achievement in Animation
 2010 Annie Awards – Melhor Direção em Produção Televisiva

Premiações:
2010 – Annie Awards – Melhor Produção de animação pra TV

Referências:
Auto entrevista de Pendleton Ward ,
Link: http://www.youtube.com/watch?v=h-Lc18r4xKI

Entrevista com Thurop Van Orman, link: http://www.youtube.com/watch?v=8GBRDnYRG5A&feature=related

Wikipedia a Enciclopédia Livre

* Thiago Augusto Carlos Pereira é estudante do primeiro periodo de Cinema e Video da UNA.
www.acloudmaker.blogspot.com
www.oitomm.blogspot.com

Um comentário:

Designer/Animador disse...

Adoro a série Flap Jack!!! Ela traz algo nostálgico, e ao mesmo tempo, uma linguagem nova! A Arte e a animação são lindas, sai do lugar comum! É sem dúvida um dos meus Cartoons favoritos atualmente!!!