terça-feira, 24 de maio de 2011

Um Estudo sobre George Pal



Um Estudo sobre George Pal por João Cláudio Rocha Costa*

George Pal era o nome artístico de Györgi Pál Marczincsák, nascido em Cegled na Hungria, no dia 1º de Fevereiro de 1908, viveu até 8 de Maio de 1980, quando faleceu em Los Angeles, EUA.

Graduou-se pela Academia de Artes de Budapeste em 1928. Trabalhou como chefe do departamento de animação dos estúdios da UFA em Berlim até 1932.

Com a tomada do poder pelos nazistas, exilou-se, em 1933, na Holanda, onde realizou uma série de publicidades em animação, em especial para a empresa Philips, como o musical Philips Cavalcade (1934).

Mudou-se para Hollywood, em 1935, produziu o filme “The Ship of the Ether”, posteriormente em 1939 produziu a série “Peppetoons” (nome derivado das palavras “puppet” e “cartoon”), com a Paramount, que o lançou a um conhecimento mais notório.Feito de graciosas figurinhas de madeira pacientemente animadas em stop motion, fotografadas em Tecnicolor e ilustrando temas musicais. Por seis anos, produziu mais de 40 “Puppetoons”, entre os quais Tulips Shall Grow.

Tornou um dos mestres do cinema de ficção científica, que na época era considerado em Hollywood um cinema menor, mas acabou por conquistar o mundo com seus filmes inovadores.

Pal já usava a fotografia stop motion na Alemanha em 1931 fundando o Trickfilm-Studio Gmbh Pal & Wittkw, sendo seus primeiros bonecos simples, de madeira com arames. Mais tarde sua sofisticação veio mostrar uma animação de precisão mecânica, equiparada somente décadas depois com a computação gráfica.

Fazendo uso da animação por substituição, podendo usar, numa caminhada de “Puppetoons”, por exemplo, até 24 pares de pernas ligeiramente diferentes para o mesmo personagem, substituídos a cada fotograma.Outro exemplo esta em “Tubby The Tuba” de 1947, mais elaborado, contou com cerca de 100 cabeças de encaixe pré-animadas.

Com o sucesso dos “Puppettons”, vários animadores que trabalhavam na série tiveram êxito em suas carreiras independentes, como Joop Geesink e Ray Harryhausen.
Nos anos 50, Pal começou a usar o stop motion para fazer efeitos especiais em filmes de ficção em live-action, tornando-se uma forte referência para diretores como George Lucas e Steven Spielberg, que já citaram Pal como influência cinematográfica.

George Pal ganhou um Oscar honorário pelas proezas técnicas de suas animações em 1943, por ser um pioneiro da animação que conseguiu transformar, com seu estilo visionário, a técnica do stop-motion numa verdadeira arte.

Entrando mais no mérito de seus filmes, se não o que fez mais sucesso, com certeza o mais belo e com um apelo dramático difícil de se alcançar em animações, temos “Tulips Shall Grow”, uma animação de propaganda antinazista, onde dois personagens principais vivem inocentes e apaixonados numa nostálgica paisagem holandesa, com moinhos e tulipas. Mas esse mundo de sonho é destruído com a chegada de um monstruoso exército de parafusos que não deixa pedra sobre pedra. Evocando a hecatombe do bombardeio de Rotterdam, que matou 1000 civis e deixou 78.000 pessoas desabrigadas, e todo o centro urbano da cidade portuária reduzido a pó.
A animação envia uma mensagem de esperança ao povo holandês: o famoso “V” da Vitória é estampado pelas nuvens no céu, depois que uma tempestade se abate sobre o exército de parafusos, enferrujando seus tanques, aviões bombardeiros e o general metálico, que terminam por se dissolver na terra. Apesar de toda a destruição, as tulipas voltarão a crescer, é a mensagem que fica.

É de se destacar ainda a ótima adaptação do livro de HG Wells no filme de 1960, A Máquina do Tempo, fazendo uso do que já conhecia de animação, o autor pôde dar vida aos personagens Murlocks, clássico do livro de Wells e que na época aterrorizaram tantas pessoas e que são lembrados até hoje, quando por exemplo em um remake recente do filme não foram tão bem retratados como Pal conseguiu.

Destaco ainda, “Jasper and the Watermelons” de 1942. Primeiro curta do personagem Jasper que estrelou tantos outros posteriores e por quem George Pal provavelmente tinha grande carinho, tendo trabalho com o pequeno jovenzinho negro de sotaque arrastado em tantas aventuras.

Especificamente no curta citado acima, o carismático Jasper caminha pela plantação de melancias com água na boca, mas é sempre impedido de comer uma, mesmo com seus olhos brilhando e lacrimejando por uma melancia. Na história, Jasper sempre muito ingênuo acaba sendo enganado por um espantalho espertalhão e acaba indo a um local onde as melancias não gostam de ser comidas. Porém no fim, Jasper acaba se dando bem como sempre.

Um detalhe importante que reparei nesse e em outros trabalhos de Pal é a belíssima fotografia, sempre muito bem trabalhada e atenta a todos os detalhes, mesmo em uma animação, muito bem feita.

Outro grande filme e um dos últimos trabalhos como diretor, está O Pequeno Polegar “Tom Thumb” de 1958, lembrado até hoje como um clássico do cinema. Usando de efeitos visuais avançados para época, Tom Thumb uniu animação a personagens reais, uma artimanha pouco usada nos dias de hoje e que tem, poucos exemplos de sucesso, sendo a história de Tom um dos melhores exemplos.

Pal usou sua vasta experiência acumulada até a época para colocar o Pequeno Polegar em enrascadas com bonecos, utensílios domésticos, animais, entre outras coisas enormes perto do pequeno protagonista. O diretor soube unir a animação ao mundo real de forma muito bem feita e sutil, com a delicadeza que Pal tinha em dar vida a objetos inanimados.


Filmografia como Diretor:


1964 As 7 Faces do Dr. Lao
1962 The Wonderful World of the Brothers Grimm (fairy tales segments)
1961 Atlântida, o Continente Perdido
1960 A Máquina do Tempo
1958 O Pequeno Polegar
1957 The Big Fun Carnival (archive footage)
1947 Rhapsody in Wood (short)
1947 Date with Duke (short)
1947 Tubby the Tuba (short)
1947 Wilbur the Lion (short)
1947 Shoe Shine Jasper (short)
1946 John Henry and the Inky-Poo (short)
1946 Together in the Weather (short)
1946 Olio for Jasper (short)
1945 My Man Jasper (short)
1945 Jasper and the Beanstalk (short)
1945 Jasper's Close Shave (short)
1945 Jasper's Minstrels (short)
1945 Jasper Tell (short)
1945 Hot Lips Jasper (short)
1945 Jasper's Booby Traps (short)
1944 Two-Gun Rusty (short)
1944 Jasper's Paradise (short)
1944 And to Think I Saw It on Mulberry Street (short)
1944 Jasper Goes Hunting (short)
1944 Say Ah, Jasper (short)
1944 Package for Jasper (short)
1944 A Hatful of Dreams (short)
1943 Good Night Rusty (short)
1943 Jasper Goes Fishing (short)
1943 The Little Broadcast (short)
1943 The Truck That Flew (short)
1943 Jasper's Music Lesson (short)
1943 500 Hats of Bartholemew Cubbins (short)
1943 Bravo, Mr. Strauss (short)
1943 Jasper and the Choo-Choo (short)
1942 Jasper and the Haunted House (short)
1942 Mr. Strauss Takes a Walk (short)
1942 Sky Princess (short)
1942 Jasper and the Watermelons (short)
1942 Tulips Shall Grow (short)
1941 Rhythm in the Ranks (short)
1941 The Gay Knighties (short)
1941 Hoola Boola (short)
1941 Dipsy Gypsy (short)
1941 Western Daze (short)
1939 Love on the Range
1938 Den stora Philipsrevyn 1938 (TV short)
1938 Radiorør-revolusjonen (short)
1938 Sky Pirates
1938 South Sea Sweethearts (short)
1937 What Ho, She Bumps
1936 Aladdin and the Magic Lamp (short)
1936 Ether Symphony (short)
1936 Sinbad
1936 Vier Asse (short)
1935 The Magic Atlas (short)
1935 The Sleeping Beauty
1934 Philips Cavalcade
1934 Ship of the Ether

Bibliografia:

http://www.imdb.com/
http://www.awn.com/
http://www.youtube.com/
Wikipédia, a enciclopédia livre.
Filmes do diretor que tive oportunidade de conferir.

* João Cláudio Rocha Costa, é aluno do segundo periodo do curso de Cinema e Video da UNA

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