segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

TEMPESTADE de César Cabral em Sundance



Foi para um trabalho da faculdade de cinema que César Cabral produziu seu primeiro curta de animação. Em 2000, juntou-se a um amigo e abriu sua própria produtora, a Coala Filmes, em Santo André. Formado em Cinema pela ECA/USP, Cabral já tem no currículo dois curtas que foram muito premiados e festejados, tanto pelo público quanto pela crítica. O segundo, Tempestade, lhe conferiu o merecido prêmio de melhor diretor no Festival de Paulínia que aconteceu agora em julho. A ideia do curta nasceu de uma música dos Beatles, Eleanor Rigby, mas o diretor se utilizou de outras referências, como a luz e a cor das obras do pintor romântico inglês, William Turner (1775-1851).

O curta anterior de César Cabral, Dossiê Rê Bordosa, realizado em 2007, o tornou conhecido no meio cinematográfico e lhe conferiu reputação. O curta rodou festivais importantes do mundo inteiro, e foi vencedor de mais de 70 prêmios.

Tempestade estreou em julho, no Anima Mundi e no Festival de Paulínia. Mesmo com o sucesso do curta anterior, Cabral buscou outro caminho. Ambos são de animação stop motion, feita com massinha, em que tudo é filmado quadro a quadro. O boneco é posicionado a cada etapa e a câmera o registra, como se fosse uma foto. Quando isso é passado com velocidade, eis a sensação de movimento.

No curta, um marujo solitário navega, através de oceanos tumultuados por tempestades, em busca do reencontro com sua amada. Segue uma rotina rígida de afazeres até que mudanças inesperadas em sua rota alteram seu destino.
Tempestade foi exibido pela primeira vez internacionalmente no 25º Festival de Cine de Mar del Plata este ano. No 17º Festival de Cinema e vídeo de Cuiabá, a animação Tempestade recebeu dois prêmios do júri oficial: Melhor Som e Melhor Curta metragem. Ganhou também uma Menção Honrosa no 32º Festival Internacional Del Nuevo Cine Latinoamericano em Havana.

Agora Tempestade foi selecionado para o prestigiado festival Sundance . O filme vai ser exibido em janeiro proximo. Veja no site! O filme está na categoria “Internacional Animated Shorts” com o título em inglês “Storm”.
http://www.sundance.org/press-center/release/2011-short-film-program-announced/

Tempestade é um dos curtas que prometem causar um frisson na próxima edição do MUMIA ano que vem. Confira mais sobre o filme em: http://tempestadecurtametragem.wordpress.com/

Nenhum comentário: