quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O ceu no andar de Baixo, Animacao mineira de Leonardo Cata Preta premiada em Portugal


O filme de "O Céu no Andar de Baixo" de Leonardo Cata Preta, é uma animação que conta a história de Francisco, um rapaz que costuma registrar os fatos importantes de sua vida com fotografias de céu. O filme levou dois anos para ser produzido desde a concepção do roteiro e foi realizado com técnicas digitais de animação 2D. Os recursos de produção são oriundos do edital Filme em Minas, Secretaria de Estado de Cultura e Cemig, Biênio 2009/2010.

O filme estreiou em Brasilia e segundo fontes a plateia chorou copiosamente. No seu segundo festival conseguiu a proeza de receber tres premios: Prémio Revelação, o Prémio do Público e a Menção Honrosa do Júri do Prémio dos Cineclubes no 14 Festival Luso brasileiro de santa maria da feira em Portugal.

O curta promete ser um sucesso no 9 MUMIA em 2011.


Leonardo Cata Preta é formado em Desenho e Cinema de animação pela Escola de Belas Artes da UFMG - EBA, foi diretor do curta "Moradores do 304", filme de 2007 resultado do trabalho de conclusão do curso de Cinema de Animação, que tambem teve uma boa recepcao sendo selecionado em inumeros festivais brasileiros e internacionais e premiado.

"O Céu no Andar de Baixo" também conta com a atuação dos animadores Marconi Loures e Adriane Pureza, também ex-alunos de animação da Escola de Belas Artes da UFMG.


Sinopse:
Desde os 12 anos de idade, Francisco faz fotografias de céu. Um dia, algo diferente aparece em uma de suas fotografias mudando a sua rotina.


Créditos:
Direção e Roteiro: LEONARDO CATA PRETA
Vozes: EDUARDO MOREIRA
Animação: LEONARDO CATA PRETA, MARCONI LOURES, ADRIANA PUREZA
imagens em vídeo:LEONARDO CATA PRETA,THIAGO SCALZO, CIBELE GUIMARÃES, RENATO DE PAULA
Trilha Sonora: DANIEL NUNES
Desenho de Som: RONALDO GINO (SERRASSONICA)
Efeitos Vocais: EDUARDO SANTANA, GLÁUCIA BUSTAMANTE
Transfer: MOVEDOLL
Preparação do transfer: GILBERTO SANTANA
Film-Recorder e Supervisão Geral: RONALD PALATNIK
mixagem e transcrição ótica: ROB FILMES
Consultor Dolby: CARLOS B. KLACHQUIN, ABC
Laboratório de Imagem: LABOCINE - RJ
Revisão: MARÍLIA CARVALHO
Legendas: MARÍLIA CARVALHO, VIRGÍNIA CÂNDIDA

Nenhum comentário: