quarta-feira, 18 de novembro de 2009

MUMIA em Betim

MUMIA chega com fôlego total em Betim na sua 7º edição

Já consagrado no meio como um dos principais eventos de animação do país, o MUMIA – Mostra Udigrudi Mundial de Animação – chega ao seu sétimo ano em Belo Horizonte e pela primeira vez em Betim com exibições entre os dias 30 de novembro a 06 de dezembro, com uma ampla programação que inclui filmes nacionais e internacionais, além de mostras especiais. A entrada é gratuita em todos os pontos de exibição.

Em Betim, a Mostra é itinerante e a abertura acontece no dia 30, às 10h no Cine Teatro Glória, em Citrolândia e prossegue o dia inteiro até às 21h, com a exibição de “Idiots and Angels”, do premiado diretor norte-amerticano Bill Plympton. O MUMIA é uma realização da produtora Leite Filmes e IT Filmes, Comunicação e Entretenimento, com a parceria da Prefeitura Municipal de Betim, Fundação Artístico-Cultural de Betim - FUNARBE, Studio Cerri, projeto Escola da Gente, Arca – Associação de Reintegração da Criança e do Adolescente, projeto Pró Viver, Companhia D’llat, Asmube, Apromiv – Associação de Proteção a Maternidade, Infância e Velhice, DCE da PUC, Movimento RG Cultural e Pimenta Filmes.

Com o lema: “Um Ano Mágico em Animações”, o 7º MUMIA apresenta em Betim 220 filmes do Brasil e de vinte e seis países: Reino Unido, Austrália, Alemanha, USA, China, Argentina, Letônia, Holanda, Suécia, Rússia, Finlândia, México, África do Sul, Irlanda, Portugal, França, Polônia, Chile, Itália, Eslováquia, Espanha, Japão, Bélgica, Nova Zelândia, Canadá e Bolívia. Muitos deles são vencedores de prêmios importantes e representam diversos estilos de animação.

O público pode conferir também as mostras especiais, que nessa edição trazem do da Finlândia as animações exibidas no Festival Internacional de Curtas de Tampere, da Inglaterra o trabalho de Ian Mackinnon, de Portugal Abi Feijó e Regina Pessoa, e do Brasil, Arnaldo Galvão.

Segundo o Cineasta Sávio Leite, organizador da mostra, a expectativa para a 7ª edição do MUMIA é a melhor possível. “Vamos transformar Betim numa cidade do reino ilimitado da Animação”, afirmou. Ele explica que o MUMIA incentiva a produção cinematográfica e videográfica de animação brasileira, dando acesso ao público a uma parcela da produção nacional e internacional, que, por não pertencer a grandes produtoras, acaba ficando à margem do circuito comercial. A proposital falta de um rigoroso critério de seleção no MUMIA, uma das marcas da mostra, fomenta, também, projetos experimentais, insurgentes, críticos e diferentes.

Para a diretora da IT Filmes, Comunicação e Entretenimento, Elizabete Martins Campos é um orgulho apresentar pela primeira vez em Betim a Mostra Múmia Udigrudi Mundial de Animação, que há sete anos acontece em Belo Horizonte e que já se consolidou como uma iniciativa importante no cenário da arte brasileira e internacional pela qualidade estética e linguística do evento.

“A mostra em Betim tem a programação inteiramente gratuita e pode ser vista por pessoas de diferentes idades em vários locais de exibição, além das escolas e creches que recebem a Mostra Infanto-Juvenil em DVD.. Então, agora, é hora de sair da rotina, experimentar as coisas e as sensações do mundo por meio do cinema. A arte, a beleza nos faz entender com amor e sabedoria a nossa condição, humana”, comenta Elizabete.

2009, O ANO DA CULTURA EM BETIM

Segundo o Presidente da Funarbe - Fundação Artístico-Cultural de Betim, Aderbal Gomes, este foi o ano da cultura na cidade. “Desde que a nova equipe da Funarbe assumiu a gestão da cultura, em janeiro, o setor ganhou novo impulso. A mudança começou com a abertura para a participação efetiva da classe artística em todos os momentos e decisões importantes da área, além da promoção de eventos jamais vistos no município”, declara.

Aderbal avalia que o primeiro evento que marcou a nova era da cultura em Betim foi a realização do Concerto Contra o Preconceito, na Colônia Santa Isabel, que tem o papel importante de combater o preconceito ao hanseniano. “Em maio, outro importante evento foi o Aniversário da Casa da Cultura Josephina Bento, que completou 21 anos em 2009. É o casarão mais antigo de Betim, portanto, comemorar esse aniversário é valorizar a memória da cidade. Ao todo, foram mais 20 de eventos realizados ou apoiados pela Prefeitura Municipal e Funarbe em 2009”, pontua o presidente da Funarbe.

Outra Avaliação de Aderbal é que um dos principais desafios da nova equipe da Funarbe foi colocar em funcionamento as oficinas culturais. Hoje são oito Centros Populares de Cultura, os CPCs, que atendem em média seis mil pessoas que buscam desenvolver seus dons artísticos.

“O trato com patrimônio cultural de Betim recebeu atenção especial. São 10 bens protegidos pelo município, por meio do instituto do tombamento. Projetos de educação patrimonial foram executados com atendimento a quase três mil alunos das redes de ensino municipal e estadual. O inventário participativo dos bens culturais de Vianópolis também foi realizado em 2009 e com um destaque especial para os bens imateriais (congado, modas de viola, etc.)”, enfatiza Aderbal.

Segundo ele, para fechar o Ano da Cultura em Betim, a Prefeitura Municipal e Funarbe apóiam a vinda do MUMIA – Mostra Udigrudi Mundial de Animação que reúne mais de 220 filmes de desenhos de animação de arte. “Betim receber uma mostra como a Mostra Udigrudi Mundial de Animação é a garantia da presença da cidade no circuito internacional de cinema. “Apoiamos o desenvolvimento da cultura em seus vários segmentos. Chegou a vez da animação”, declara Aderbal.

SERVIÇO: MUMIA - Mostra Udigrudi Mundial de Animação em Betim
Local: Cine Teatro Glória, Studio Cerri, Companhia Alma Dell’art, PUC Betim, PTB – CPC Frei Chico, Perla, Marimba, Pro Viver, Frei Enstanislau – Teresópolis e Imbiruçu, IT Filmes, Comunicação e Entretenimento, Asmube, Escola da Gente e Creches da Rede de Educação Infantil.
Data: 30 de novembro a 06 de dezembro – programação detalhada anexo.
Entrada franca!
Balcão de Informações: 31 – 9675-2685 – 31 30537263 e 31 86076513 leitefilmes@gmail.com
Toda programação em WWW.mostramumia.blogspot.com

Nenhum comentário: