sábado, 21 de janeiro de 2012

PIERCING # 1


Piercing #1 – Liu Jian – China - 75 min, 2010

Passou em Belo horizonte durante a mostra Imagem dos Povos o longa chinês de animação Piercing #1, o que já é um fato raro. Dificilmente já tinha passado um filme chinês dessa envergadura. O filme é brutal e foi feito de maneira independente sendo produzido, escrito e animado por uma pessoa só, foi produzido por apenas 100 mil dólares e aborda os dramas sérios de algumas zonas urbanas. Apesar da animação parecer um mangá, onde há uma economia dos movimentos contem uma força que agrada varias platéias ao redor do mundo. A violência latente parece ser saída de um país como o Brasil, por exemplo. Mas estamos na China e lá as leis são mais rigorosas. Chefes corruptos, dinheiro extraviado, tráfico de influencias, jovens desocupados, um clima sombrio, uma lua impassível embalados numa musica envolvente transforman um filme num Cult instataneo.

Piercing 1 é um drama que reflete a China do nosso século, nomeadamente a crise econômica de 2008, o encerramento de muitas empresas e o fenômeno do desemprego vivido por Zhang Xiaojun, um jovem chinês que trabalhava numa fábrica de sapatos para poder pagar a faculdade. Conta às dificuldades que passa na sua rotina, bem como, as injustiças de que é alvo. A produção deste filme custou cerca de 100 mil dólares. Liu Jian escreveu, produziu, realizou e fez a animação deste longa-metragem que venceu a Monstra, prestigioso festival de animação de Portugal ano passado e o prêmio de melhor longa-metragem no Cinanima (Festival Internacional de Cinema de Animação, em Espinho). «Piercing 1» tem vencido vários prêmios internacionais, incluindo no Cinanima em Portugal.

Uma das marcas do filme é a violência aliada a injustiça. O personagem principal tem um quê de anti-herói, quer fazer o bem, mas as situações se complicam sempre. Vive atrás de emprego mas não suporta nenhum tipo de trabalho. Zhang Xiaojun sai de uma área pobre rural e vai viver para a grande cidade, onde trabalha para pagar a faculdade numa fábrica de calçado. Em 2008, a crise financeira força ao encerramento de muitas empresas e Zhang Xiaojun perde o trabalho. Um dia, um guarda de super-mercado espanca-o, pensando que ele é um ladrão. Em vão, ele pede uma compensação financeira ao super-mercado, para tentar regressar à pacata vida no campo. Mas mesmo antes de partir, a polícia prende-o. O gerente do super-mercado também tem problemas e as histórias de todos convergem numa noite de lua cheia.

Nenhum comentário: