segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

MUMIA no livro CACHOEIRA de FILMES de Ataídes Braga



O MUMIA aparece com destaque no livro do professor e pesquisador Atáides Braga lançado ano passado. Sob o título programacao diferenciada o MUMIA vem junto a outros festivais que acontecem na capital mineira.

O livro Cachoeira de Filmes apresenta a história do Cine Humberto Mauro, sediado no Palácio das Artes, e de seu patrono, o cineasta mineiro que dá nome ao espaço. Entre histórias e casos do artista, o livro apresenta a cronologia das atividades da sala de cinema, criada em 1978, além de entrevistas com ex-coordenadores do espaço, fotos e materiais gráficos raros de mostras e festivais.

Assim como a sala de cinema, o livro de Ataídes Braga presta uma homenagem ao mestre Humberto Mauro (1897-1983), lembrando também dos inúmeros cineastas que produziram e lutaram pelo cinema brasileiro. O título refere-se a uma frase dita por ele: "cinema é cachoeira". Pensamento que resume bem o espírito e a intensidade de suas obras.

Inaugurado sob o título Sala Humberto Mauro, a história do cinema começou antes mesmo de ele ser erguido. Idealizado por Wagner Corrêa, primeiro programador do espaço, em parceria com um grupo de amigos, o projeto foi consolidado após longo período de exibições que aconteciam no Grande Teatro. Devido ao sucesso dos eventos e à necessidade do espaço, foi criada uma sala exclusiva para as exibições. O primeiro filme exibido foi A Noiva da Cidade (1978), dirigido por Alex Viany, a partir de um roteiro de Humberto Mauro.

Nenhum comentário: