sexta-feira, 25 de junho de 2010

O BARBEIRO DE SEVILHA


Com longos e sonoros aplausos estreou nacionalmente em Belo Horizonte a Opera: O Barbeiro de Sevilha de Gioacchino Rossini, com direção artística e regência de John Neschling. O grande teatro do Palácio das Artes estava lotado e contou com a presença do ministro da cultura Juca Ferreira, que fez questão de vir a Belo Horizonte na estréia. A frente da Cia. Brasileira de Ópera, John Neschling aposta num projeto inédito na historia da arte lírica no Brasil. Depois de sair da Osesp há exatamente dezessete meses, o brilhante maestro criou um quadro estável de cantores, maestros e técnicos para compor a primeira formação lírica permanente em atividade no pais.

A Cia. Brasileira de opera encena O Barbeiro de Sevilha a partir de uma proposta inovadora, com elementos visuais e tecnológicos que nunca foram utilizados no meio operístico. Apresentada em forma de animação, com cenários e personagens desenhados, o espetáculo com orquestra e cantores em carne e osso interage com personagens animados. A animação ficou a cargo do americano Joshua Held. A integração entre cantores, maestro e orquestra com elementos desenhados produz efeitos cênicos de grande comicidade e teatralidade, inalcançáveis em encenações convencionais. Mesmo com a duração de três horas o publico mineiro foi a loucura com um espetáculo imagético e musical de altíssima qualidade.

Depois de Belo Horizonte a Ópera segue para outras 14 cidades no Brasil (Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Manaus, Belém, João Pessoa, Brasília, Aracaju, Salvador, Recife, Santos, São Paulo, Ribeirão Preto e Rio de Janeiro.

O Barbeiro de Sevilha de John Neschling tem tudo para ser um marco na história das artes do Brasil e ser eleito como um dos melhores espetáculos de 2010.

Para conhecer o trabalho do animador americano Joshua Held veja :http://www.joshuaheld.com/

Nenhum comentário: