quarta-feira, 1 de abril de 2009

UP de Pete Docter


UP, de Pete Docter, o novo filme de animação da parceria Pixar-Disney, é o filme escolhido para a abertura do 62° Festival de Cannes (13 a 24 de maio de 2009). Não será apenas a primeira animação a inaugurar o Festival de Cannes. Os convidados da sessão irão experimentar o melhor da tecnologia de projeção digital em 3D, com direito a óculos polarizados. UP estréia nos Estados Unidos e no resto do mundo a partir de 29 de maio.


Fora o filme de abertura e a presidência do júri, este ano confiado à atriz francesa Isabelle Huppert, pouco mais se sabe sobre o futuro festival de Cannes. A lista de selecionados será anunciado em 23 de abril,em Paris. Nos bastidores da organização do festival, especula-se sobre a lista de filmes participantes e fala-se da fartura de ofertas que seria como uma melancólica despedida do tempo de vacas gordas da indústria do cinema antes da crise econômica mundial. A luta por um lugar ao sol da Croisette, a cara avenida ao longo da baia de Cannes, que tem na sua ponta direita o palácio dos festivais, será como sempre muito disputada.


Abaixo, alguns dos títulos candidatos a candidatos à Palma de Ouro do 62o Festival de Cannes, que só tem lugar para um máximo de 22 títulos. A maioria dos filmes citados partiram de comentários ouvidos ainda no curso do último Festival de Berlim, entre produtores europeus e americanos. Além desses notáveis, a seleção de Gilles Jacob e Thierry Frémaux terá que se ater às novidades vindas da América Latina, Ásia e África. A seleção paralela ‘Un Certain Regard’ também promete mudanças.

A ver:
- O ESTRANHO CASO DE ANGÉLICA, de Manoel de Oliveira. Depois de SINGULARIDADES DE UMA RAPARIGA LOIRA, adaptação atual de Eça de Queirós, apresentado no Festival de Berlim, o centenário cineasta português anuncia o seu segundo longa-metragem para 2009. Vai tratar, segundo o diretor, do descalabro financeiro do mundo, do pós-guerra, dos nazistas, aos nossos dias, com o mundo ainda mais agressivo com as ameaças do terrorismo.


- LOS ABRAZOS ROTOS, de Pedro Almodóvar, especialmente concebido para a sua atriz fetiche Penélope Cruz. Tem mais Kiti Manver, Chus Lampreave, Lola Dueñas, Ángela Molina e o retorno de Rossy de Palma. Penélope recria a personalidade de duas mulheres, uma fatal no estilo dos thrillers dos anos 50 e outra loira e cativante.


- HADEWIJCH, do francês Bruno Dumont, com Julie Sokolowski, David Dewaele e Yassine Salime. Uma noviça cega e rebelde é expulsa do convento, mas continua apaixonada por Deus. Até cruzar nos caminhos perigosos de Yassine e Nassir.


- BRIGHT STAR, da neozelandesa Jane Campion, com Abboe Cornish e Thomas Sangster. Drama sobre o curto e trágico romance do poeta inglês do século 19 John Keats e Fanny Brawne.


- SOUL KITCHEN, do alemão de origem turca Fatih Akin, com Adam Bousdoukos. Segundo o diretor, trata-se de uma comédia romântica, sua primeira incursão no gênero, em torno das dificuldades sofridas por um dono de restaurante grego. Espera-se influência do mestre Billy Wilder, a quem Akin diz admirar muito.


- TAKING WOODSTOCK, do taiwanês Ang Lee, com Demetri Martin e Imelda Staunton. Comédia musical sobre um rapaz de inadvertidamente vai parar no olho do furacão do concerto de Woodstock no verão de 1969.


- THE LIMITS OF CONTROL, do americano Jim Jarmusch, com Bill Murray, Tilda Swinton, John Hurt e Gael García Bernal. Thriller sobre um estranho personagem, sempre perdedor, prestes a concluir o que julga ser um crime perfeito.


- KILLER OF GIANTS (título provável), do documentarista americano Michael Moore. O olhar crítico de Moore foca desta vez a transição entre o governo odioso de Busch e Obama, orquestrada pela crise das grandes corporações americanas e seus abusos econômicos.


- ANTICHRIST, filme de horror do dinamarquês Lars von Trier, com Willem Dafoe e Charlotte Gainsburg.


- INGLOURIOUS BASTERDS, do americano Quentin Tarantino, com Brad Pitt. Trata da ocupação da França por tropas nazistas, quando um grupo de soldados americanos, conhecidos como “the basterds” caçava e assassinava soldados alemães com extrema brutalidade.


- THE INFORMANT e THE GIRLFRIEND EXPERIENCE, ambos novos do americano Steven Soderbergh. O primeiro, um misto de thriller e comédia, com Matt Damon e Melanie Lynskey, é sobre os abusos de uma grande corporação de agronegócios. O segundo, com Sasha Grey, atriz de filmes pornô, visita o universo da prostituição de luxo e observa como o mercado pornográfico aos poucos deixa de ser tabu.


- ANGELS & DEMONS, de Ron Howard, o mesmo que polemizou Cannes ao abrir o festival em 2004 com O CÓDIGO DA VINCI. Com Tom Hanks, Ayelet Zurer e Ewan McGregor, mais misticismo religioso a vista. Desta vez o mistério de um assassinato com ameaças terroristas contra o vaticano.


- FORGIVENESS, do americano Todd Solondz, com Shirley Henderson, Charlotte Rampling, Ciarán Hinds e Chane’t Johnson. Comédia dramática onde amigos, familiares e amantes lutam para encontrar o amor, o perdão e o sentido no mundo devastado em que vivem.


- THE IMAGINARIUM OF DOCTOR PARNASSUS, do americano Terry Gilliam, com Johnny Depp, a última atuação de Heath Ledger, Colin Farrell, Christopher Plummer, Tom Waits e Jude Law. Uma fantasia em que uma trupe de teatro faz um pacto com o diabo. A produção do filme sofreu prejuízos e interrupção com a morte de Ledger depois de filmar apenas um terço da sua parte.


- HEARTLESS, do inglês Philip Ridley, com Jim Sturgess e Clémence Poésy, em que um jovem joga com o diabo, perde sua alma e volta à vida para tentar um resgate.


- ONDINE, do irlandês Neil Jordan, com Colin Farrell e Stephen Rea, um drama e fantasia sobre um pescador que encontra uma sereia em sua rede.


- TRIAGE, do bósnio Danis Tanovic, com Colon Farrell, Christopher Lee e Paz Vega. Thriller sobre o mistério de um fotojornalista que volta para casa sem o seu melhor amigo de trabalho.


- AGORA, do chileno Alejandro Amenábar, com Rachel Weisz e Max Minghella, um drama épico no tempo do Egito sob o domínio romano.


- MR. NOBODY, do belga Jaco van Dormael (Toto le Héros), com Jared Leto, Diane Kruger e Sarah Polley, uma ficção científica milionária que se passa em várias zonas do século 20 e 21.


- LOOKING FOR ERIC, do inglês Ken Loach, com Matthew McNulty, Eric Cantona e Gerard Kearns. Um torcedor de futebol em crise tem novo alento ao seguir os conselhos do guru Eric Cantona, interpretado pelo próprio jogador francês aposentado, que já foi ídolo do Manchester United.


- FISH TANK, da inglesa Andrea Arnold, que estreia em longa depois do Oscar recebido pelo curta WASP em 2003. Menina encrenqueira de 15 anos vê sua vida mudar depois que sua mãe leva para casa um novo namorado.


- UN PROPHETE, do francês Jacques Audiard, com Tahar Rahim e Niels Arestrup, sobre a ascensão de um jovem franco-árabe na hierarquia da máfia da Córsega.


- L’ILLUSIONISTE, da animadora franco-canadense Sylvian Chomet (AS BICICLETAS DE BELLEVILLE/ TRIPLETS OF BELLEVILLE), um desenho inspirado na figura lendária do comediante Jacques Tati.


- LES DERNIERS JOURS DU MONDE, dos irmãos franceses Arnaud e Jean-Marie Larrieu, com Mathieu Amalric, Catherine Frot e Sergi López, uma ficção sobre os dez últimos dias da humanidade.


- COCO CHANEL ET IGOR STRAVINSKY, do francês de origem holandês Jan Kounen, com Anna Mouglalis e Mads Mikkelsen, resumindo o período de seis semanas de romance na vida da estilista Gabrielle e do compositor russo. Dedicado a Gabrielle Chanel vem também COCO AVANT CHANEL, da francesa Anne Fontaine, com Audrey Tautou, Alessandro Nivola, Benoit Poelvoorde e Emmanuelle Devos. Mas esse tem estreia na França antecipada para 23 de abril.


- MATÉRIEL BLANC/ WHITE MATERIAL, da francesa Claire Denis, com Isabelle Huppert e Nicolas Duvauchelle. Uma mulher branca toma o lado dos rebeldes num país africano contemporâneo e coloca em risco a grande plantação de café que a família defendia há três gerações.


- NE TE RETOURNE PAS, da francesa Marina de Van, com Monica Bellucci, Sophie Marceau e Andrea di Stefano. Uma escritora nota estranhas mudanças em seu corpo que a família atribui ao seu estresse. Até que viaja para a Itália e descobre a sua verdadeira identidade.


- SOUDAIN LE VIDE/ ENTER THE VOID, do francês de origem argentina Gaspar Noé, com Nathaniel Brown e Paz de La Huerta. Os irmãos Oscar e Linda vivem em Tóquio e tem um pacto de nunca se separarem. Ele trafica drogas e ela faz striptease. Ao ser baleado, Oscar fará o inimaginável para não deixar o mundo dos vivos.


- TALES FROM THE GOLDEN AGE, do romeno Cristian Mungiu, com Vlad Ivanov, Ion Sapdaru, Teodor Corban, Alex Potocean e Liliana Mocanu, seis histórias urbanas do tempo do comunismo que hoje parecem surreais.


- VISIONEN - AUS DEM LEBEN DER HILDEGARD VON BINGEN, da alemã Margarethe Von Trotta, com Barbara Sukowa, Hannah Herzsprung e Joachim Król, a história mística de uma personagem do século 12.


- MY YEAR WITHOUT SEX, da australiana Sarah Watt, com Eddie Baroo, Rachael Blackwood e Matt Day. Natalie tem uma vida familiar considerada normal até que vai parar no hospital e enfrenta um longo processo de reabilitação. Encontra então tempo para questionar a existência de Deus e os frágeis equilíbrios de um pais chamado Austrália.

Um comentário:

Isabel disse...

Sávio queridão,
amei seu site, tô querendo falar, comentar, etc. mas tô com dificuldades tipo: apresentam-se "feeds" e não entendi o que tinha que fazer, será que esse via?
Beijão de sua amiga
Isabel Lacerda