segunda-feira, 27 de abril de 2009

PREMIADOS DA 8 MOSTRA DO FILME LVRE

Na noite de domingo, 26 de abril, numa lotada sala de cinema do CCBB Rio, aconteceu a sessão premiada da oitava edição da Mostra do Filme Livre.

Duas animações foram premiadas:
Prêmio CARÍSSIMA LIBERDADE, destinado a filmes realizados com apoio estatal direto, foi merecido pelo longa-metragem "Boi Aruá", de Chico Liberato, da Bahia, pela"alegria de descobrir uma pérola escondida é sempre especial. Sobretudo quando ela vem à tona em meio a um festival, onde inúmeros filmes disputam um lugar ao sol. Pois este ano, esta pérola surgiu devido a uma das características mais bacanas da Mostra do Filme Livre: aceitar filmes realizados em qualquer ano. De 1983, período em que o cinema brasileiro encontrava-se um tanto sem rumo, nos chegou um filme único dentro do seu gênero, propondo de forma elaborada e inteligente a transposição de uma cultura popular bastante específica para um contexto cultural mais amplo, sem medo de enfrentar a miríade de questões que isto provoca. Por buscar numa manifestação autenticamente brasileira a matéria-prima de sua ficção e de sua forma, Boi Aruá constrói uma possibilidade de cinema que inaugura-se e encerra-se em si mesma, já que à parte de alguns curtas-metragens, a maioria em tom anedótico, a literatura de cordel nunca alimentou uma produção audiovisual de forma tão completa e bem-sucedida quanto neste filme. A ele concedemos, portanto, um prêmio especial de re-reconhecimento, neste ano de 2009, e os votos de que seja visto e conhecido por uma parcela muito maior de espectadores e cinéfilos brasileiros." (Tatiana Monassa,júri da MFL 2009)

Já o curta "Terra", de Sávio Leite, Minas Gerais, recebeu menção honrosa pois é um "Pequeno grande filme sobre as contradições da alma humana. Um poema ordinário sobre a mais extraordinária das nossas invenções: nós mesmos." (GabrielSanna, júri da MFL 2009.

O júri da MFL 2009 foi composto por Gabriel Sanna (MG), Petter Baiestorf (SC) e Tatiana Monassa (RJ). Desde 2002 a MFL tem o patrocínio do Banco do Brasil, através da Lei de Incentivo à Cultura, sendo organizada pela WSET.

Nenhum comentário: