sexta-feira, 17 de abril de 2009

DOSSIÊ RÊ BORDOSA – MELHOR CURTA DE ANIMAÇÃO BRASILEIRA DE 2008




"Eu sou...uma barata que sobreviveu a todos os inseticidas"

Assim começa Dossiê Rê Bordosa de César Cabral, premiada animação brasileira de 2008, que começou sua carreira ao ganhar Menção honrosa no prestigiadíssimo festival É Tudo verdade, depois ganhou prêmios em Recife, Paulínia, Anima Mundi, Belo Horizonte, Gramado, São Paulo, Paraíba, Santos, Paraná, Gramado, Rio de Janeiro, Amazonas, Ceará, dentre outros. Ganhou como Melhor animação Internacional no também prestigiado Festival de Viña Del Mar no Chile e conquistou um coral em Havana.

Em forma de documentário o filme tenta indagar porque o famoso cartunista brasileiro Angeli, conhecido no meio underground como Matador, matou uma das suas principais personagem. Angeli também foi responsável também por diálogos certeiros e inspirados fechando o filme com a declaração bombástica: Rê Bordosa sou eu!

Um filme ao mesmo tempo paradoxal em extrapolar as fronteiras do real e da animação, permitindo diálogos com o famoso longa brasileiro: O bandido da luz vermelha de Rogério Sganzerla, por seu caráter irreverente de misturar locução de radio com depoimentos frontais. Uma química explosiva de personagens outsiders e suas inúmeras perversões.

Para que você não fique desatualizado vai lá: http://www.dossierebordosa.com.br/

Nenhum comentário: