sábado, 15 de setembro de 2012

MOSTRA ESPECIAL - CAMERA ETC - BÉLGICA


Camera-etc - Formalmente conhecido como Caméra Enfants Admis)
Filmes de animação por crianças, adolescentes e adultos – produção dos autores

 

Estúdio de Animação


A Câmera-etc. é uma oficina de animação com base em Liège. Fundada em 1979 sob o nome Caméra Enfants Admis, a associação contribui com o aparecimento da expressão cinematográfica na comunidade de língua francesa da Bélgica incentivando a produção dos primeiros trabalhos das crianças, dos novos autores e dos adultos.
 

Literatura Audiovisual


Através de seus cursos de treinamento, oficinas, projetos de escola, aulas noturnas, treinamento profissional, o Câmera-etc. convida os indivíduos a serem mais críticos em relação aos produtos audiovisuais. Os participantes, com a ajuda dos profissionais, criam um filme animado de A a Z, melhorando assim sua compreensão de como a media funciona.
 

Ferramentas de sensibilização

As produções de Câmera-etc convidam o espectador a pensar sobre as questões atuais, incentivando as pessoas a assumirem suas responsabilidades como cidadãos. Os filmes animados, os documentários, as exibições, os livros e os guias educacionais servem como ferramentas de sensibilização para temas diversos: diálogo Intercultural, saúde, meio ambiente, direitos das crianças…


Criação coletiva e filmes de arte


Cada pessoa participa de todos os estágios da criação, da redação do roteiro à filmagem e trilha sonora, não se esquecendo dos fundos e dos caracteres. A Câmera-etc. favorece as técnicas tradicionais tais como desenho, corte de papel, modelagem em argila, fantoches, areia, sombra-chinesa. A oficina produz também os trabalhos de jovens autores.
 
Em todo o mundo

A Câmera-etc. garante que seus trabalhos são conhecidos em nível internacional: participação em festivais internacionais, transmissão de televisão, apresentação durante conferências… A oficina inicia projetos de cooperação e de desenvolvimento com países do sul. Os jovens criaram seus próprios filmes animados durante as oficinas em Vietnam, Bósnia, Sérvia, Brasil, Itália, Taiwan, Burkina Faso. O Câmera-etc. é um membro do CIFEJ e do grupo de oficina ASIFA.

 

A Câmera-etc. é uma associação sem fins lucrativos que é reconhecida como uma Oficina de Produção e um Centro da Expressão e Criatividade pela comunidade de língua francesa da Bélgica. A associação tem também o apoio da região de Walloon, da província de Liège, da cidade de Liège e do banco Triodos.


Camera-etc - Rue de Visé 490 - 4020 Liège-Wandre  - Belgium
Tel.: 0032 4 253 59 97 / Fax: 0032 4 252 56 31

 

 PROGRAMA

 

La vie de Poxy / Poxy’s Life - Louise-Marie Colon & Benjamin Vinck – 6’09”

A mãe de Poxy é tão pobre que é forçada a confiar sua filhinha à sua tia. A nova vida da cadelinha é difícil: ela não vai mais à escola e sua tia a trata como uma escrava

Prêmios / Awards: Caméras aux Jeunes 2011 (Belgium) - Prix du Meilleur Scénario; Festival Etang d’Arts 2011 (France)- Coup de Cœur du Public; AniFestRozafa 2011 (Albania)- Special Prize; Kid’s Eye Film Festival 2011 (Hungary) - Jury’s Prize

 
Moussa - Mathieu Brisebras & François d’Assise Ouédraogo – 5’17

Duas crianças nascidas em grupos étnicos diferentes descobrem hábitos e costumes do outro e tornam-se amigos…

Prêmio/ Award: AniFestRozafa 2011 (Albania) => Special Prize

 

Fatimata -  Benjamin Vinck & Moumouni Jupiter Sodré – 5’17”

Os pais de Fatimata dão a grande notícia à sua filha: estão indo morar no Canadá. Fatimata está triste por deixar sua melhor amiga…

Prêmios / Awards: Young Filmmaker International Festival 2011 (Brazil) - Special Prize, AniFestRozafa 2011 (Albania) - Special Prize.

 
Lorita - Louise-Marie Colon & Arzouma Mahamadou Dieni – 5’02

Lorita volta de uma longa estada no Ocidente. Na vila, as crianças acham-na diferente e se recusam a brincar com ela…

Prêmio / Award: AniFestRozafa 2011 (Albania) - Special Prize.

  
Ad Vitam - Mathieu Labaye – 8’36”

Uma velha senhora está com medo de perder seu marido…

 
Cleo’s Boogie - collectif Camera-etc – 6’21”

Dois velhos amigos, vivendo com seu gato em um apartamento desbotado, revivem a atmosfera percussiva e furiosa do Boogie-woogie de sua juventude. Naquele tempo, eles acompanharam uma cantora sensual de quem não há mais do que uma imagem em um pôster velho… a menos que o gato preto fosse sua reencarnação?

Prêmio / Award: Prize « Simona Gesmundo » for Animated Short Film 2011 (Italy) -  First Prize

 

Contretemps - Delphine Hermans – 6’

Em uma tarde ensolarada. Um músico deixa cair seu contrabaixo para despir-se e banhar-se no rio. Um pouco mais distante, uma mulher remove seu vestido e mergulha na água. Um indivíduo pega, discretamente, suas roupas. O músico e a nadadora se encontram, despidos e tímidos. Enquanto ele procurara por uma folhagem, ela assume o lugar do contrabaixo dentro da caixa… A história é inspirada livremente no romance Romance with Double-Bassro-Baixo por Anton Chekhov

 
 

Nenhum comentário: