terça-feira, 18 de setembro de 2012

10 MUMIA - ABERTURA - CURTAS ITALIANOS CONTEMPORANEOS com a presença de Andrea Martigioni


ABERTURA
DIA 04 DE OUTUBRO - 21:30 - CINE HUMBERTO MAURO - PALACIO DAS ARTES
COM A PRESENÇA DE ANDREA MARTIGIONI

Andrea Martignoni
Performer, sound designer, historiaArtista, designer de som, historiador em Animação.
He has created soundtracks for short animated films by Blu, Saul Saguatti, Michele Bernardi, Pierre HéberEle criou trilhas sonoras para curtas-metragens de animação de Blu, Saul Saguatti, Michele Bernardi, Pierre Hébert e outros.teaches history of animation in Fine Arts Palermo, and works closely with several international festivals with master classes, workshops, lectures on topics related to animation and soundtrackEle ensina história da animação em Belas Artes Palermo e trabalha em estreita colaboração com vários festivais internacionais com aulas magnas, workshops, palestras sobre temas relacionados com a animação e trilha sonora. He is often invited to international juries and selection committees throughoEle é frequentemente convidado para júris internacionais e comissões de seleção em todo o mundo.
He has performed with Basmati, Pierre Hébert, Theodore Ushev, Compagnia d’Arte Drummatica in several international film and music festivaEle já se apresentou com Basmati, Pierre Hérbert, Theodore Ushev, Compagnia d'Arte Drummatica em vários festivais internacionais de cinema e música na Europa. Realiza oficinas juntamente com Basmati B.C. e Associação Cultural Ottomani e seu ativo na promoção internacional do filme de animação italiano. Ele ganhou o Reiter de Ouro pela melhor trilha sonora na 23 ª edição do Festival Internacional de Curtas Filmfest Dresden e o Prêmio ASIFA Itália em 2010. Foi curador com Paola Bristot, ANIMAZIONI, uma colecção de DVD sobre animação contemporânea italiana.
ANIMAZIONI 2

Trabalhar em uma coleção de curta-metragem italiano pela segunda vez é ainda mais emocionante que a primeira. Principalmente porque uma segunda edição implica que você tenha apostado o seu tempo e energias neste projeto. Depois de um ano e meio, parece que a nova produção italiana de animação não chegou a um impasse, de modo que a nossa tarefa ainda não foi concluída. Antes pelo contrário, nós acabamos de começar nossa investigação.
Gianni Canova recentemente falou de uma "Nouvelle Vague" em animação italiana. Mesmo sem se referir a este movimento de filme brilhante, há certamente muitas situações que chamam a atenção acontecendo em lugares diferentes ao mesmo tempo. Na verdade, era relativamente fácil se deparar com novos artistas, como Nicola Console, com seu estreante Dieci Cadute, depois de várias colaborações de teatro, ou o experiente Alvise Renzini e sua Ci sono gli spiriti, experimental em técnica e bom gosto.

Uma evidência adicional da vitalidade é a capacidade, apresentado pelos artistas incluídos na primeira coleção, de estar constantemente renovando seu estilo e conteúdo. Donato Sanson apresenta outra pequena jóia, Topo Glassato al Cioccolato, imagens animadas em ritmo, mais uma vez, perfeitamente integradas com o excelente trabalho de som de Enrico Ascoli; os 'ousados' Saul Saguatti e Audrey Coianiz, o ´persistente' Michele Bernardi, e Igor Imhoff, que se estabeleceu como um dos nossos melhores artistas, com seu novo Percorso # 0009-0410.

Estamos orgulhosos de receber, como anteriormente com a Piccola Russia de Gianluigi Toccafondo, uma obra-prima da animação italiana nos últimos dez anos: La Funambola de Roberto Catani. This film provides a vital link with the Urbino's ISA artEste filme fornece uma ligação vital com o cenário da arte do ISA de Urbino. Não é por acaso que muitos artistas estão baseados nesta área:a fascinante e, ao mesmo tempo perturbadora, estreia do jovem Marco Cappellacci, Le Fobie del Guardrail, e o trabalho apaixonado de Alessia Travaglini Silenziosa-mente.

Técnica diferente, embora paixão semelhante, em Imago de Beatriz Pucci, uma animação de marionetes complexa com um forte impacto, claramente ligado à estética e técnicas da Escola do Leste Europeu, bem como a criação de The journey of the Birdboy por Chiara Ambrosio, uma artista multifacetada sediada em Londres que tem colaborado com diversos músicos da cena contemporânea britânica. Um toque de loucura inspirada é garantido com Aztrokitifk & si Mario danno al Crimine! por Ivan Manuppelli e Lo Presti Gianluca. 

A animação italiana parece ter finalmente encontrado um terreno fértil: uma demonstração clara é o filme que teve origem na CSC de Turim, Arithmetique  de Dalila Rovazzani e Giovanni Munari, um filme de curta-metragem ousado baseado na pontuação musical da ópera L'Enfant et le Sortilège de Maurice Ravel. Donato Sansone, também, se formou no Centro Sperimentale di Cinematografia, bem como os autores de Giallo Milano, coproduzido pela CSC.

Além dessa seleção, o número de crianças e jovens envolvidos na realização de curtas-metragens animados e frequentando, com sucesso, festivais internacionais está aumentando constantemente. É por isso que pensamos que nosso Raccolte ainda pode ser relevante no futuro.

 CURTAS

The Journey of the BirdboyChiara Ambrosio - The Journey of the BiChiara Ambrosio – {0>ItaItália, 2007 – 4: 23

O trabalho de animação de Chiara Ambrosio é uma exploração em ideias de memória, perda e ilusão através do uso de animação, fotografia e  videoinstalação, profundamente enraizada no surreal, no mundo do absurdo da animação e da literatura Checa e do Leste Europeu. Chiara trabalha com ambos live action e animação (usando fantoches e objetos achados), juntamente com luz e som, para criar pequenos poemas visuais ou orações, muitas vezes contando com a música e o som para envolver com o lado emocional, irracional e subconsciente da mente. (http://www.acuriousroom.com)

Sergio Basso, Lorenzo Latrofa - Giallo a Milano - Itália, 2009 – 6:51

Giallo a Milano, uma animação de 3 episódios, é parte de um filme de mesmo nome na Chinatown Milanesa. O storyboard foi baseado em imagens coletadas por Stefano Basso, especialista em arte chinesa, e nas fotografias de Daniele Cologna, um sinólogo próximo da comunidade chinesa em Milan. Longxing, o personagem principal do filme, coopera com a polícia e descreve a sua viagem da China para a Itália, via Rússia. A animação transmite significado poético e sugestivo a uma série trágica de eventos, com dispositivos estilísticos únicos premiados em Annecy em 2010.


Michele Bernardi - Djuma- Itália, 2012 – 3:50


Djuma é uma obra de algum poder em seu estudo dos aspectos mais violentos da psique humana. Com uma facilidade quase sumptuosa e um toque de design, algo que é captado na tela, o tumulto através do campo e das cidades tem uma ressonância quando se considera os motins que, periodicamente, mancham todos os nossos países. Tons de William Golding com talvez só um toque de Joseph Conrad – desculpe pelas referências inglesas aqui - no julgamento da humanidade, para Djuma é uma metáfora para a natureza humana, eu acho, e sua avaliação é sombria.Especialmente se for criado por lobos. Mas há um certo talento e glamour na descrição.


Le Fobie del Guardrail - Marco Capellacci - Itália 2012 – 5:00

A história trata da mímesis sem filtros das fugas mentais de uma criança. Os personagens, enigmáticos e absortos, debruçam-se sobre o gradil, representação  metafórica do universo interior da criança. As imagens revelam o seu segredo, o seu reino oculto das trevas feito de gritos e sons. 


Nicola Console - Dieci cadute-Itália, 2012 – 17:57

Vagamente baseado em La caduta, por Martino Lo Cascio, este filme de animação desenvolve a partir de um desenho de giz sobre folhas pretas de plástico, com fotografias que interagem com o disparo da câmera. Uma combinação notável para abordar temas de atualidade e jogar política de poder com ditadores famosos e seus seguidores tristes.  Nicola Console reorganiza sua acusação de um nível retórico e contingente à linguagem poética universal. 


Igor Imhoff - Percorso#0009-0410 - Itália, 2010 – 4:28

Em Percorso Imhoff cria uma atmosfera de conto de fadas, explorando os caminhos cruzados de mundos concêntricos, onde um fio fino transmite a visão do micro ao macro, desenvolvendo assim uma metáfora evocativa, no qual diferentes níveis de existência se tornam dependentes um do outro. Além disso, a estética "pop/pulp" do vídeo oferece uma atmosfera intrigante atualizada ao cenário eterno habitual de Imhoff. elegância gráfica e capacidade técnica sofisticada levam o público a um universo estratificado onde você pode facilmente se perder. (http://www.artevideoromafestival.org/ Bruno Di Marino)


Ivan Manuppelli, Gianluca Lo Presti - Aztrokitifk & Mario Show, si danno al Crimine - Itália, 2008 – 5:00


Este é o primeiro episódio de uma série animada, Aztrokitifk & Mario Show, baseado em uma história em quadrinhos com o mesmo nome. Os protagonistas da série são Aztrokitifk & Mario, um gato caramelo e um boneco de vodu, ansiosos para conquistar o planeta. Em cada episódio um esboço tragicômico cria micro-histórias genuínas torcendo cada gênero narrativo. A mostra é uma versão distorcida do burlesco, dos shows de medicina da América negra e vaudeville. O palco é montado dentro de um velho teatro, pobre, brega e antiquado teatro. Aztrokitifk & Mario são um efeito colateral da crise econômica e sua mostra uma vontade decadente de redenção. www.mammafotogramma.it


Giovanni Munari, Dalila Rovazzani - Arithmétique- Itália, 2010 – 4:00

Arithmétique é a graduação de Giovanni Munari e Dalila Rovazzani no CSC-Departamento de Animação em Chieri. Um teste excelente em um fragmento da ópera Maurice Ravel, L'enfant et les sortilégios, ‘Uma Fantasia Lírica em duas partes ', com um libreto de Colette (1925). Dalila Rovazzani e Giovanni Munari usaram, em seu potencial pleno, o musical e a narrativa "coup de scène", seguindo o ritmo dessa ópera excêntrica.

Beatrice Pucci - Imago-Itália, 2008 – 5:50

Imago é um trabalho complexo e fascinante, cujo título se refere ao último estado metamórfico das borboletas e mariposas. Ela descreve um ritual marcando uma mudança de vida, e solicita um sacrifício para alcançá-lo. O interruptor nos primeiros quadros mostra (indica) as polaridades pelas quais o personagem principal terá que passar, a beleza cruel de uma boneca robótica enjaulado em sua crinolina. Com um truque de mágica, a criatura mutante materializa um peixe e imita seus espasmos agonia. Ela move seus braços como asas e, finalmente, engole. Então ela começa a dançar, e ela fica coberta com penugem branca, um vestido casulo desenhado por profissionais desconstrucionistas. O quadro final volta para o caso das cinco mariposas Cabeça da Morte batendo as asas, apenas as Acherontia Atropos agora são seis. (Luiza Samanda Turrini, http://www.braintwisting.com,) 


Alvise Renzini - Ci sono gli spiriti - Itália, 2009 – 6:20 

There are spirits  é uma livre interpretação visual de um sonho Carl Gustav Jung. O sonho começa com um arquétipo muito comum: a casa de alguém, o lugar mais familiar para cada um de nós, como uma entidade inexplorada. Jung se vê entrando em uma série de  cômodos “secretos": O primeiro cômodo é um laboratório de zoologia, onde seu pai realiza vários experimentos. O segundo é um quarto onde sua mãe tenta capturar espíritos. O terceiro é um Hall de um grande hotel, o prelúdio de milhares de outros quartos, onde uma orquestra está tocando. A técnica com a qual a peça é realizada consiste em desenhos sobre acetato realizados tanto com aquarela quanto com cores de têmpera, ou desenhos feitos com filamentos de algodão, poeira, cabelos, estampados em stop-motion em uma câmara escura em papel fotográfico em preto e branco. Algumas partes são, alternativamente, realizadas com desenhos em cores têmpera sobre papelão e fuligem de vela.As fotografias obtidas foram posteriormente digitalizadas e sequenciadas. Alvise Renzini, http://www.opificiociclope.com/).


Saul Saguatti, Audrey Coïaniz - Corpus No Body - Itália, 2010 – 6:00

Corpus No Body é um estudo sobre a máquina humana, explorando diferentes soluções, habilidades, atitudes ou especificidade física na estrutura humana. O corpo humano retratado em diferentes tipologias, ligados à diversidade psíquica e complexidade genética, envelhecimento, malformações, cada máquina homem com suas características próprias, apresentando em movimento e em movendo no espaço, como ritmos diferentes e habilidades.
O microcosmo humano identifica as suas capacidades de movimento no espaço... Corpus No Body mostra que é possível superar esta diversidade que influencia a maneira como percebemos os outros, alterando as habilidades motoras normais ligadas ao senso comum. (Basmati, 2010, http://www.basmati.it)


Donato Sansone aka Milkyeyes - Topo glassato al cioccolato - Itália, 2011 – 2:40

Topo glassato al cioccolato é uma visão, irreal, escura e surreal, nos quais os elementos giram em torno, correndo atrás de si mesmos em uma cena interminável. Topo glassato al cioccolato é um projeto para um filme, que foi desenvolvido espontaneamente durante o ato, quando eu estava trabalhando nele ele. I had a guess, but it gets evolved bEu tive um palpite, mas ele evoluiu por instinto. Então eu tive a visão geral sobre como ele tinha que terminar. Esta forma de trabalho permite à minha mente e aos meus sentimentos saírem sem restrições, brincando com ideias diferentes e deixando o inconsciente para fora. Normalmente, quando eu expando um projeto eu faço em torno de uma única ideia nascida em um momento específico, mas ideias não são firmes, o pensamento evolui e me arrasta para novas perspectivas, sem concebê-las antes. The research on sounds by Enrico Ascoli created a powerful and lysergic audio-morphing from a  material to another, and designed a deep, still and dark atA pesquisa sobre sons por Enrico Ascoli criou um audio-morphing poderoso e lisérgico de um material ao outro, e projetou uma atmosfera profunda, calma e escura. Donato Sansone, 2012).

Alessia Travaglini - Silenziosa-Mente - Itália, 2011 – 5:00


Silenziosa-Mente foi construída por meio da técnica de rotoscopia. O principal personagem feminino lida com relações complexas e comunicações externas, representada simbolicamente por uma carreira de telefones pendurados, uma interpretação livre das visões menos tecnológicas dos relógios moles de Dali. Animação destaca os acontecimentos centrais da história: uma briga entre políticos chefiados por cão e gato, um zumbi, a obnubilação mental por um turbilhão de palavras. Uma apresentação impressionante de um jovem artista dedicada principalmente a vídeo-clips, exibindo sua verve narrativa original.

Nenhum comentário: