sexta-feira, 30 de setembro de 2011

9 MUMIA - RELEASE


Outubro é o mês da animação mundial em Belo Horizonte

Crianças, jovens e adultos poderão conferir, durante 25 dias, o que de melhor é feito em animação no mundo

O que há de mais novo no mundo da animação vai passar por Belo Horizonte, Betim e Nova Lima em outubro. É a Mostra Udigrudi Mundial de Animação – Mumia- que chega à sua 9ª edição este ano e traz uma programação repleta de curtas conceituados no cenário internacional dos filmes em animação. Com o objetivo de divulgar a produção audiovisual de animação de caráter cultural e contribuir para o desenvolvimento videográfico quanto a sua linguagem, a Mumia 2011 irá privilegiar artistas que se destacaram no cenário da animação. Nesta edição, serão exibidos curtas-metragens regionais, nacionais e internacionais de diversas vertentes da arte da animação. No total, 186 trabalhos compõem a Mostra. Uma das novidades para este ano é a seção dedicada aos trabalhos desenvolvidos no Estado de Minas Gerais A mostra principal acontece de 5 a 12 de outubro, no Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537, Centro), porém diversos espaços de Belo Horizonte recebem as exibições do Festival de durante o mês de outubro, entre eles, o Centro de Cultura Belo Horizonte, a Casa do Baile, Cine Clube Joaquim Pedro de Andrade, Cine Clube Sabotage e Cine Clube Uma Tela no Meu Bairro.

Durante 25 dias, a capital mineira, e também Betim e Nova Lima, exibirão trabalhos de mais de 30 países, incluindo o Brasil. A abertura do evento ocorre no Cine Humberto Mauro (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro), no dia 5 de outubro, com uma série de filmes nacionais e internacionais. Um dos destaques da noite é o longa “Sinta sings the blues”, da diretora norte-americana Nina Paley. Premiado em diversos festivais, incluindo o Berninale, em Berlim, Alemanha, em 2008, o curta conta a história de Sita, uma Deusa Hindu, a dama principal do épico indiano Ramayana e uma esposa zelosa, que segue seu marido Rama durante um exílio de 14 anos em uma floresta, quando é raptada pelo rei maligno do Sri Lanka. Nina (a própria diretora Nina Paley) é um artista que encontra paralelos na vida de Sita, quando seu marido – trabalhando em um projeto na Índia – decide romper o casamento via e-mail. Três marionetes indonésias de sombras muito engraçadas, com sotaque indiano – fazem a ligação entre a popularidade do Ramayana da Índia ao distante Leste – narrando a tragédia antiga e a moderna comédia nessa belíssima interpretação em animação do épico.

Já o curta “Tempestade”, do diretor César Cabral, é a grande atração nacional da abertura do evento. Um mar separa um navegante solitário de sua amada no curta "Tempestade", dirigido por Cesar Cabral. Ele será uma das três animações exibidas no Festival Cultura Inglesa, que acontece de 5 a 23 de maio em São Paulo. O curta foi inspirado numa canção dos Beatles, chamada Eleanor Rigby, e também na obra do pintor inglês William Turner.

No total, 186 trabalhos de animação compõem esta edição da MUMIA. Os trabalhos brasileiros somam 42 curtas, vindos de 12 estados. As obras internacionais somam um total de 69 filmes, vindos de 30 países. Segundo o organizador da mostra, Sávio Leite, o evento pretende cumprir o objetivo de difundir esse tipo de trabalho para o público mineiro, já que boa parte dos vídeos produzidos em formato de animação acaba ficando preso à produção comercial. “Nossa ideia é promover a ampliação dos espaços de imaginação e das possibilidades de novo dizer, de novo sentir, e de um novo modo de expressar sendo também um estimulo à cultura cinematográfica brasileira, encarando como espaço para formação de novos espectadores e realizadores. Foram bem aceitos filmes e vídeos feitos sem apoio, com prejuízo para seus realizadores, sem incentivos e realizados com baixo custo ou com nenhum”, disse.



Mostra especial Ayar Blasco – Argentina

Ainda dando destaque à programação internacional do MUMIA, o cineasta Ayar Blasco estará em Belo Horizonte, de 10 a 14 de outubro, para participar da Mostra especial Ayar Blasco que contará com uma série de curtas dirigidos pelo argentino. Blasco é o criador do Mercano el Marciano com Juan Antin, série de animação de Much Music. Realizou historietas em Fanzines de quadrinhos undergrounds em Catzole, Ocean, e Charquito entre outros. Autor da história em quadrinhos “El niño malcriado” (A criança malcriada), inspiração para "Malcriados", a produtora que também fez o filme "Mercano el Marciano", que participou do Festival de Cinema de Berlim e ganhou o Prêmio do Público no Festival de Sitges (Espanha) e o Prêmio Especial do Júri no Festival de Annecy (França). Em seguida realizou outro filme, "El Sol”, todo realizado em Adobe Flash, que será lançado comercialmente em 2011 e já começou o circuito de festivais, incluindo: Festival de Rotterdam (Holanda), Bafici - Festival Independente de Cinema de Buenos Aires(Argentina), além de festivais na Polônia, Itália, Coréia, Dinamarca, Havana (Cuba) e entre outros.



Minas em evidência – Mumia traz programação especial para os diretores do Estado

Assim como na última edição da Mostra, o destaque fica por conta dos trabalhos feitos no Estado. Uma seleção exclusiva de diretores mineiros foi feita para colocar Minas na ponta do que é feito sobre animação no país. Alguns trabalhos serão exibidos durante a Mostra como, por exemplo, o curta “O céu no andar de baixo”, de Leonardo Cata Preta, que conta a história de Francisco, um rapaz que costuma registrar os fatos importantes de sua vida com fotografias de céu. O curta participou de vários festivais no Brasil e exterior, e recebeu diversos prêmios, incluindo o de diretor revelação, no Festival Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira, em Portugal, e o Troféu Mucuripe de melhor curta-metragem, no 21º Cine Ceará - Festival Ibero Americano de Cinema. Para Sávio Leite, “destacar as obras de diretores mineiros revela a qualidade dos trabalhos realizados no Estado, e isso coloca Minas na ponta do que de melhor é feito nesta arte no país", disse.



Programação dedicada às crianças

A MUMIA preparou uma programação especial para o dia das crianças. A garotada poderá se divertir com obras selecionadas exclusivamente para comemorar a data. Os destaques ficam por conta do filmes “Imagine uma menina com cabelos de Brasil”, de Alexandre Bersot, curta que recebeu, este ano, o Premio a la Diversidad Cultural no Divercine - Festival Internacional de Cine para Niños y Jóvenes, no Uruguai, e narra a história de uma garota com cabelos diferentes em busca de aceitação. A programação especial para crianças também traz os curtas “Bonequinha do Papai” e “Carrinho por Trás”, do projeto “Pequeno Cidadão”, do músico Arnaldo Antunes.



Mostra Udigrudi Mundial de Animação – MUMIA

Realizado desde 2003 em Belo Horizonte, a Mostra Udigrudi Mundial de Animação – Mumia foi criada e tem como sede o Centro de Referência Audiovisual (CRAV). A Mostra é reconhecida como um evento consolidado entre os festivais de cinema e vídeo no Brasil e integra o calendário turístico da cidade. O sucesso da Mumia pode ser comprovado pelos inúmeros convites internacionais que tem recebido. Por meio da Mumia, a animação brasileira já foi exibida na Finlândia, Chile, Colômbia e Holanda e, ainda este ano, esteve presente na Armênia.



Serviço:

Mostra Udigrudi Mundial de Animação – Mumia

Data: 04 a 30 de outubro de 2011

Local:Belo Horizonte – Betim – Nova Lima

Entrada franca.

Realização:

Leite Filmes

Informações para a imprensa:

Artur Senra l (31) 9252-9137

Thiago El Azzi l (31) 9778-1029

Vítor Cruz l (31) 8626-4519

http://mostramumia.blogspot.com/

Nenhum comentário: