quinta-feira, 17 de março de 2011

VITAMINA - 3ª Mostra Livre de Animação Contemporânea


Comeca hoje em Recife a 3ª Mostra Livre de Animação Contemporânea – que se realiza nos dias 18, 19 e 20 de março. A mostra insere-se no momento especial de desenvolvimento do cinema brasileiro. Nestes dias Recife torna-se o epicentro do desenho animado nacional, com a apresentação do trabalho de dezenas de animadores.

O projeto – patrocinado pela Empresa de Correios e Telégrafos – segue o objetivo central da primeira e segunda mostras que é dar maior visibilidade à produção de desenho animado realizada por autores brasileiros.

Mas a 3ª Mostra não se restringe à produção nacional: diretores, produtores e o público que frequentar as apresentações, o debate e a oficina vão travar contato com o que acontece na cena internacional.

As diferentes propostas estéticas, a diversidade cultural do país, o intercâmbio com a realização e propostas que são produzidas em outros países marcarão presença, assim como aconteceu nas mostras realizadas no Parque das Ruínas, Rio de Janeiro – 2005 e 2006.


Presença nas primeiras edições do evento, Otto Guerra, em entrevista concedida a Estevão Garcia, pouco depois da 2ª Mostra, destaca a poética que emana dos personagens utilizados por ele, em um de seus desenhos – a partir das tiras em quadrinhos de Angeli - Wood&Stock. Segundo Otto, neste caso, a poética torna-se presente quando se dá vida a um tipo de contestação que já passou, no anacronismo das figuras do hippie e do personagem da contracultura underground, presentes no desenho.


Em 2011 o Vitanima acontece no Centro Cultural Correios Recife e trara programas especiias como o do Birdo Studio, Konstantin Bronzit, Gil Alkabetz, Allan Sieber, alem de uma retrospectiva de Igor Kovalyov, uma conversa com Marcelo Marão e oficina.


Além de informações sobre o festival em Recife, um blog (http://mostravitanima.blogspot.com) mostrará curiosidades dos filmes que integram a programação.

Nenhum comentário: