sábado, 19 de março de 2011

HQ de Shimamoto vira animação de terror


Escrita por Pedro de Luna e acessada atrves do link: http://jblog.com.br/quadrinhos.php?itemid=26195

Uma floresta sombria, um castelo em ruínas, dois cavaleiros medievais e uma diabólica criatura de tempos imemoriais. Esta é a sinopse de "O Ogro", a HQ de Antônio Rodrigues e Julio Shimamoto, que foi adaptada para animação pelo casal Márcio Júnior e Márcia Deretti. O projeto foi contemplado pelo 1o Prêmio Estadual de Cinema e Vídeo de Curta Metragem do estado de Goiás e será lançado até junho.

Para quem gosta de terror, a animação de 07 minutos será fiel ao quadrinho, publicado em 1984 na edição 27 da revista Calafrio, totalmente em PB, com desenho de tinta branca sobre cartolina preta.

"A ideia de transformar clássicos das HQs de terror brasileiras em desenhos animados é um sonho antigo. A questão de por onde começar foi facilmente solucionada: Julio Shimamoto, o mestre Shima, foi uma escolha natural pela inquietude e diversidade de sua obra. E também por ser um dos poucos quadrinistas ainda vivos da primeira geração do terror brazuca", diz o texto de apresentação. "Se no Brasil existe o dito Cinema de Invenção, o que Julio Shimamoto faz pode e deve ser considerado o legítimo Quadrinho de Invenção".

No projeto da animação, o próprio desenhista atuou como Diretor de Arte, inclusive completando desenhos que eram apenas fragmentos quando publicado em papel. Abaixo, um exemplo comparativo da HQ original e do desenho completo atual:

Nenhum comentário: