segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Mostra MUMIA Rio Comicom


No início dos anos 1990, o Rio de Janeiro foi palco de dois grandes eventos internacionais do gênero. Hoje, passados quase 20 anos, a cidade volta a sediar um evento internacional de quadrinhos, o Rio Comicon, que acontecerá entre os dias 9 e 14 de novembro de 2010 no Ponto Cultural Barão de Mauá – Estação Central da Leopoldina, construção de grande porte inaugurada em 6 de novembro de 1926.

Ainda que o festival tenha o seu enfoque principal nas histórias em quadrinhos, ele tentará dar voz ao movimento de muitos representantes da arte pop que, através da incorporação da publicidade, de imagens televisivas, cinema e arte urbana, recusam a separação arte/vida.

O Rio Comicon 2010 é um evento formado por exposições nacionais e internacionais, palestras, debates, oficinas, apresentação de vídeos e espaços para artistas independentes.

A mostra MUMIA foi convidada para fazer uma mostra de animacoes brasileiras. Sem querer ser um panorama definitivo da arte da animacao no Brasil, mercado em plena expansao, foram selecionados 8 curtas que retratam toda a riqueza e diversidade dos novos realizadores brasileiros.

MOSTRA MUMIA NO RIO COMICON:

BANDEIRA - Antonio Fialho - 11’12” – 2006 - Belo Horizonte - MG
Uma fabula sobre as desigualdades sociais nos centros urbanos. Fugindo do incêndio na mata,um tamanduá tenta sobreviver com dignidade numa cidade grande dominada por cães.

CASA DE MÁQUINAS - Daniel Herthel e Maria Leite - 5’ – 2007 - Belo Horizonte / MG
Uma chave inicia o funcionamento de uma complexa estrutura mecânica onde planejadas
reações em cadeia e acaso se misturam em cooperação. O movimento é mostrado em seu
princípio enquanto energia e o caminho em que percorre, seja esse rumo à sincronia, caos ou algo entre os dois.

O ANÃO QUE VIROU GIGANTE – Marão - 10’ – 2008 - Rio de Janeiro - RJ
A improvável – todavia autentica – história do anão que virou gigante.

LINHAS E ESPIRAIS - Diego Akel - 2’ - 2009 - Fortaleza - CE
Linhas e espirais simbolizam as buscas e lutas da vida.

SILÊNCIO E SOMBRAS - Murilo Hauser - 8’33” – 2008 - Curitiba - PR
Quem cavalga tão tarde pela noite e pelo vento?

UM LUGAR COMUM - Jonas Brandão - 10’ – 2009 - São Paulo - SP
Como em qualquer praça ou parque, a extrovertida Marina e o desajeitado Zezé se conhecem e juntos plantam uma arvore, que torna o símbolo de uma amizade. O filme acompanha o crescimento das crianças e seus desencontros ao longo dos anos neste lugar comum.

O DIVINO, DE REPENTE - Fábio Yamaji - 7’ - 2009 - São Paulo / SP
Ubiraci Crispim de Freitas, personagem real conhecido por Divino, canta repentes e conta sua vida neste documentário animado com ficção experimental.

DOSSIE RE BORDOSA - César Cabral - 15’ – 2008 - São Paulo - SP
Fama? Ego Inflado? Espírito de Porco? Quais os reais motivos que levaram Angeli a matar Rê Bordosa, sua mais famosa criação? Este documentário em animação stop-motion investiga este vil crime.

Mais informacoes:
http://www.riocomicon.com.br/?page_id=291

Nenhum comentário: