terça-feira, 30 de novembro de 2010

CARTOON CONNECTION


Outro convidado que tive a honra de conhecer no Equador foi o uruguaio Gerardo Michelin. Ele é diplomado em Ciências da Comunicação da Universidade Católica do Uruguai com experiência na criação, desenvolvimento e análises de conteúdos para televisão. Começou a sua carreira em Montevidéu como produtor de diversos programas de televisão.

Viveu em Madrid onde estudou na Universidade Complutense e no Instituto Oficial de Radio Televisión Española. En Madrid, também trabalhou no canal Antena 3 TV como redator internacional. A partir de 2001 é coordenador internacional no Grupo Exportfilm, editorial especializada em informação audiovisual e editora das revistas Cineinforme e Teleinforme.

É também editor do portal www.cineytele.com e correspondente para Espanhaa e Latino
América da revista inglesa C21 Media.

Em 2006 lança LatAm cinema, um portal especializado no cinema latino americano. Neste
mesmo ano assume como responsável pela imprensa de CARTOON, A Associação Européia de
produtores de animação, cargo que mantém ate o dia de hoje.

Em 2009 participa no lançamento e na organização de Cartoon Connection, evento que se
organiza com o apoio do Programa MEDIA da União Européia e que busca reforçar a relação entre a animação Européia e do resto dos continentes.

Gerardo falou durante uma hora e meia na Universidade San Francisco, em Quito, durante o 3ºFestival Internacional de Animação.

Segundo Gerardo, Os últimos cinco finalistas do premio Oscar de melhor curta metragem
foi de filmes europeus. Mostrou exemplos de filmes que tiveram boa aceitação da critica e tiveram êxitos nas bilheterias, como VALSA COM BASHIR de Ari Folman, THE ILLUSIONIST de Sylvain Chomet, TEARS OF THE DARK de seis diretores diferentes, SAMMY EN EL PASAGE SECRETO do diretor de AROUND THE WORLD IN 5O YEARS, Ben Stasser.

Mas falou basicamente sobre o evento que vai acontecer na Cidade do México em dezembro próximo. Neste encontro a produtora marta machado, da Otto desenhos animados vai estar presente.

A CARTOON - Associação Européia de produtores de animação existe a 20 anos e tem sede
em Bruxelas e tem como objetivo fomentar a animação e a co-produção das animações
européias. Dentre os eventos que organizam esta o Cartoon Forum – voltado para séries
animadas de TV e novas plataformas, sendo que o último aconteceu na Hungria em setembro de 2010 e o CARTOON CONNECTION que é o encontro de profissionais de animação da Europa , America Latina, Coréia e Canadá. O próximo evento acontecera na Cidade do Mexico de 06 a 09 de dezembro de 2010.

Dentre as analises de Gerardo a animação é o melhor gênero que cruzas as fronteiras. O Brasil tem neste momento acordo com o Canadá que pode ajudar a alavancar a animação
brasileira, apesar de ser um pais que se volta para o seu próprio mercado e não pensa em termos internacionais. A Argentina tem uma vasta experiência em animação para publicidade. Em produção ainda pode destacar o México e a Colômbia com uma provável quarta potencia a nível de cinema animação.

O objetivo do Cartoon Connection é da um novo impulso a cooperação entre a animação
Européia e Latino-americana. O evento é aberto a produtores e distribuidores de animação da América Latina interessados em estreitar laços comercias com a Europa.

Reunirá 150 profissionais da indústria audiovisual da Europa e da América Latina com a intenção de estabelecer e fortalecer as relações profissionais entre a animação de ambos continentes.

Esta será a segunda vez que este programa se organiza no continente americano. Sua primeira edição foi na cidade de Buenos Aires, em novembro do ano passado.

As atividades incluirão sessões informativas que ajudaram a compreende o funcionamento das respectivas indústrias assim como para analisar a realidade e a possibilidade de co- produção entre ambos continentes. Junto com estas conferencias, também se organizarão encontros pessoais (one to one meetings) que permitirão aos produtores latino americanos apresentar seus projetos a empresas e distribuidores europeus.

Os projetos de co-produção surgidos do CARTOON CONNECTION México poderão apresentar-
se, no futuro, a CARTOON FORUM e CARTOON MOVIE, mercados organizados por CARTOON
para impulsionar a co-produção e distribuição da animação européia para televisão, novas plataformas e cinema.

CARTOON CONNECTION México se organiza em associação com Anima Estúdios, um dos
estúdios de animação mais importante e internacional do México e América Latina que
tem se destacado nos últimos anos tanto na produção de longas metragens (“Magos e
Gigantes”, “Imaginum”, “El Agente 00-P2”) como de series de animação(“Poncho Balón”, “El Chavo”).

Desde sua criação em 1989, más de 460 series y películas de animação - com um pressuposto total de 2.300 milhões de euros.

Gerardo também levou para o festival uma coletânea do Cartoon D´or. Os finalista deste premio são escolhidos entre mais de 30 premiadas animações européias que ganharam os mais importantes festivais de animação da Europa. Desta coletânea estão presentes a oscarizada animação deste ano Logorama e o excelente The Tale of Little Puppetboy do sueco Johannes Nyholm que ganhou como melhor animação no 8 MUMIA.

Nenhum comentário: