domingo, 31 de outubro de 2010

DESTINO - DALI - DISNEY



Por Thais Lombardi *

Destino foi um projeto de Salvador Dalí e Walt Disney, inicialmente para
ser finalizado nos anos 40 ,mais precisamente em 1946, nesta época a Disney
passava por um grande crise financeira, e o projeto ficou guardado por mais de 50
anos, até que nos anos 2000, o projeto veio a ser finalizado,pelos estúdios Disney.

Com o fracasso de Pinóquio e Fantasia, os estúdios Disney entraram em crise, pois ambos foram projetos ambiciosos, que gastaram mais do que arrecadaram. A crise também foi atribuída a 2ª grande Guerra que infelizmente fechou os mercados Europeus.

Com a entrada dos EUA na guerra, Walt Disney começou a produzir filmes com conteúdos militares, alguns de conteúdo ultra secreto. Estes filmes de cunho patriótico e militar não fizeram sucesso e enquanto isso a Disney perdia mais lucros.

Salvador Dalí era um pintor bastante renomado na época, participava do movimento surrealista europeu, junto com vários artistas eles propunham uma visão irreal sobre coisas comuns da nossa realidade. Dentre os participantes do grupo havia o escritor Federico García Lorca e o cineasta Luis Buñuel, que trabalhou com Dalí em dois filmes "A idade do ouro", e "Um cão andaluz", que é o mais conhecido dos dois.

Segundo Buñuel este filme foi concebidos através de conversas entre os dois, onde eles discutiam sobre seus sonhos, é nele que temos a imagem muito famosa da navalha que corta o olho.

Fayga Ostrower, diz que "destacando-os [os objetos] de seu contexto natural, o Surrealismo os recombina e justapõe em novos conjuntos, que criam um clima irreal ou
irracional"(OSTROWER,2004, p.335)

O surrealismo caracteriza por formas expressivas, que não podem ser definidos como somente, expressionistas, idealistas e naturalistas. O surrealismo brinca com todas essas formas de representação na arte. As imagens (oníricas) são carregadas de significados simbólicos, é uma arte mais subjetiva do que objetiva, é poesia que pode ser interpretada de diferentes maneiras pelo público. Os surrealistas eram bastante influenciados pelo pensamento da psicanálise de Freud "segundo o qual, quando nossos pensamentos em estado vígil ficam entorpecidos, a criança e o selvagem que existem em nós passam a dominar"(Gombrich,2008, p.592), também estudavam bastante os processos do inconsciente e quando esses processos mentais poderiam vir a mente.

Os desenhos conceituais do curta, foram desenhados por Salvador Dalí, e podemos ver grande influência de sua pintura nos desenhos do filme. O uso das cores e das formas fantásticas são influências das pinturas de Dalí. O filme mostra várias vezes um relógio e ele está se desfazendo, como na pintura mais famosa de Dalí. Importante dizer que o filme possui formas semelhantes ao 3D, e que foram pensadas por Dalí nos anos 40.

O desenho conta a história de amor de uma mulher que percorre ao tempo buscando seu par. A metáfora do tempo é mostrada várias vezes por meio do relógio, e o homem que ela busca está na forma de uma estátua. O amor idealizado está longe do coração dela, mas ele é tão grande que ele consegue se livrar da prisão e luta para alcançar seu amor.

Ela percorre durante muito tempo passando por transformações do mundo (exemplo ela cai em uma “floresta de telefones”, após ficar presa nua dentro de uma concha e andar por um enorme corpo humano em espiral metáfora para o nascimento de uma pessoa), quando na verdade não passou de um momento, ela está ainda frágil e indefesa.

Ela entra em um estado de transe e começa a dançar livre, tão livre que sua cabeça se transforma em um dente de leão (uma planta leve que voa fácil com o vento), quando ela se sente livre, o coração do seu amado, em forma de pássaro se liberta e o homem idealizado nasce. E o tempo resiste em deixá-lo. Neste momento do filme temos um plano que remete ao filme que Dalí realizou com Buñuel “Um cão Andaluz”: O homem com um buraco na mão, e de dentro deste buraco saem formigas, que de repente se transformam em homens montados em suas bicicletas (mais uma metáfora da modernidade). As barreiras do tempo os impedem de seguir com o amor, paredes crescem entre eles.

Um momento bastante interessante do filme é a hora que a mulher, vista pelo lado de fora de uma muralha,se transformam em um rosto de homem, referência direta ao quadro
“Aparição de rosto e fruteira numa praia,1938”, uma pintura com bastante informações em uma mesma tela.

As cores utilizadas no desenho, são comuns na pintura de Dalí, o céu totalmente azul,e os tons pastéis e o uso claro e escuro bem definidos são marcas do surrealismo, para mostrar a dualidade e a personalidade do homem, que busca o amor e sente triste e livre ao mesmo tempo.

Ficha técnica:
Dominique Monfery- Direção
Roy Edward Disney- Produção Executiva
Baker Bloodworth- Produção
Salvador Dalí-História

Referências Bibliográficas

OSTROWER,Fayga. Universos da Arte. 24 edição Rio de Janeiro, RJ.
Elsevier, 2004. 3ª reimpressão.

GOMBRICH,E.W. A História da arte. 16ª edição Rio de Janeiro, RJ.

*Thais Lombardi, eh estudante do 7 periodo do curso de Cinema e Video da UNA

Nenhum comentário: