terça-feira, 31 de agosto de 2010

8 MUMIA - MOSTRA ESPECIAL MACHINIMAS


Surgidos no fim dos anos 90, os Machinima designa ao mesmo tempo um novo gênero
cinematográfico e uma técnica de produção de filmes. Paul Marino, um dos primeiros
realizadores de Machinima, o define como um filme concebido em tempo real no interior de um ambiente de síntese. Com os Machinimas, o videogame, objeto de consumo de massa, se transforma hoje em ferramenta de produção de sentido, em meio de expressão acessível para todos aqueles que dispõem de um console de jogos e de um computador.

O jogo GTA serve de quadro para uma meditação futurista com The Days After de
André Pesch. E para acompanhar a atualidade, World of Electors, de Alex Chan,
transforma personagens de jogos em eleitores, entrevistados a respeito da campanha
presidencial francesa.

Concebido por Isabelle Arvers coordenadora de exposição especializada na relação
entre arte e jogos de videogame, este programa mistura filmes experimentais com
filmes narrativos como The Snow Witch de Michelle Pettit-Mee, que relata uma lenda
japonesa.

Os Machinimas, literalmente a contração das palavras « máquina » e « cinema »,
são filmes de curta metragem criados a partir de ferramentas de videogames. Mais
recentemente, sites de jogos como o dos Sims2 ou The Movies de Peter Molyneux
disponibilizam na rede ferramentas que permitem aos internautas idealizarem, eles
mesmos, seus filmes de curta metragem, servindo-se dos universos e dos personagens
de jogos.

Assistimos então a uma democratização do fenômeno de desvio crítico do videogame.
É assim que um pequeno filme, realizado a partir do site The Movies, fez toda a volta
do planeta no último mês de novembro. Concebido por Alex Chan, um desenhista
parisiense de 27 anos, este filme denuncia os perigos do sistema político francês e
se arvora na « voz » das periferias durante os tumultos. A tendência da imprensa
estrangeira e da comunidade internacional dos jogadores mostra que o Machinima está
prestes a tornar-se um meio de expressão política.

Este programa tem o apoio da MOSTRAVIDEO do Itaú Cultural e foi concebido por
Isabelle Arvers, francesa, curadora de novas mídias e crítica especializada em vídeo,
jogos de computador, animação para web e cinema digital.

Programa
Rusty Whispers: Denis [Sussuros Desbotados: Denis]
Robert Stoneman, Estados Unidos, 2007, 2min7s

Realizado com o jogo Half-Life 2, conta a história de um homem solitário que vive
em meio aos pássaros. Sempre ocupado em criar inventos e máquinas, um dia ele tenta
voar. O filme conta com narrativa em off do artista Ben Hundley e música de Aphex
Twin.

Ballad of Black Mesa [Balada da Mesa Preta]
Ben Hundley e Zachariah Scott, Estados Unidos, 2007, 2min3s

Com o estilo da publicidade do iPod, esta animação mistura o jogo Half-Life 2 com
música tecno, feita pelos sons do próprio game. Realizado pela produtora Litfuse, este videoclipe musical faz referência ao grupo de dança Stomp.

The Snow Witch [A Bruxa da Neve]
Michelle Pettit-Mee, Reino Unido, 2006, 10 min

Uma história de fantasmas concebida no jogo The Sims 2 e adaptada do conto Yuki-
Onna (Kwaidan), de Patrick Lafcadio Hearn. Dois lenhadores, um homem idoso e
seu aprendiz, Minokichi, ficam presos na floresta devido a uma tempestade de neve
e encontram refúgio numa cabana. Durante a noite, Minokichi é forçado a fazer uma
promessa.

What I Love About Xmas [O que Amo no Natal]
Phil Rice, Estados Unidos, 2007, 3min52s

Phil Rice, também conhecido como Overman, um dos nomes mais reconhecidos do
mundo do machinima, realiza este filme satírico sobre o Natal. À pergunta: “O que você gosta nas festas natalinas?” ele responde em tom de amargura e desilusão. A produção foi criada com o software 3D Moviestorm.

Chevauchée Nocturne [Cavalgada Noturna]
Les Riches Douaniers, França, 2006, 6min24s
O vídeo musical apresenta a silhueta de um herói sobre seu cavalo. Eles se movimentam
lentamente em uma paisagem sem forma e sem fim. A ressonância dos passos do cavalo
invade a música e o espaço. O herói é apresentado como um sonhador errante.

L'Hotel [O Hotel]
Benjamin Nuel, França, 2008, 13 min
O terrorista e o antiterrorista, figuras caricatas do jogo de guerra atual, são isolados em um hotel – um ambiente pacífico e bucólico. Eles estão, de certa forma, ociosos,ocupando o tempo. Inspirado nos games de guerra, a obra propõe um universo
antiespetacular.

The Days After [Os Dias Seguintes]
André Pesch e Apollo Productions, Dinamarca, 2006, 10min14s

O mundo foi devastado por uma epidemia de gripe. Bogart, um sobrevivente, passa
grande parte de seus dias no telhado dos prédios, em uma cidade sem nome, até
encontrar Ingrid, outra sobrevivente. Ambos descobrem que estiveram sós durante
muito tempo.

Male Restroom Etiquette [Etiqueta de Banheiro Masculino]
Phil Rice, Zarathustra Studios, Estados Unidos, 2006, 9min55s

Feito com The Sims 2 e Sim City 4, e baseado nos escritos do site comunitário
everything2.com, que foram publicados no ano 2000, esta animação demonstra como
nossa vida e a forma pela qual funciona a sociedade dependem de nossa adesão às leis
dos banheiros

World of Electors [O Mundo dos Eleitores]
Alex Chan, França, 2007, 1min43s

Entre os dois turnos das eleições presidenciais de 2007 da França, Alex Chan entrevista pessoas sobre assuntos como identidade nacional, subúrbios e crianças. As entrevistas,então, são transformadas em machinima por meio do jogo The Movies.

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