segunda-feira, 23 de agosto de 2010

21º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS METRAGENS DE SÃO PAULO


21º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS METRAGENS DE SÃO PAULO
DE 19 A 27 DE JULHO
CINEMATECA BRASILEIRA
CINESESC
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DE SÃO PAULO
CINE OLINDO
ESPAÇO UNIBANCO DE CINEMA
CINUSP
CINECLUBE GRAJAÚ

“ A TRANGRESSAO DA MAIORIDADE”
Se fosse apenas o maior festival Internacional de curtas de América Latina o Kinoforum já estaria garantido como o maior evento dedicado ao curta metragem no Brasil. Mas o festival Internacional de curtas é muito mais que isso. É uma celebração do que há de melhor na produção de curtas metragens no mundo. É uma celebração de vida ao reunir vários realizadores, curadores, imprensa e entidades que pensam no cinema como uma ferramenta pra melhorar a vida das pessoas através da arte.

Esse ano o festival esta repleto de animações e só por ter visto três animações por meio da Anne já valeu a pena a viagem ate São Paulo. SUHAKSIHUM de Yumi Jung da Coreia do Sul abriu o festival. Uma inteligente viagem por dentro da cabeça de uma menina em uma prova de matemática. Seleção Oficial 60º Berlinale deste ano. NORIT KRUPI de Jurgis Krasons da Letônia, é um contundente filme sobre como engolimos sapos e isso atrapalha nosso desenvolvimento e nós leva inevitavelmente ao fim. Seleção Oficial Festival de Cannes deste ano. E STRETCHING do francês François Vogel, um vídeo na fronteira entre o experimental e a animação em uma ginástica urbana. Melhor curta experimental no Expresion em Corto em San Miguel de Allende no México este ano.

Mas o festival ainda apresenta muito mais: de animações mexicanas, chilena e cubanas. Também é destaque o programa Documentários animados que traz o excelente e premiado com o Oscar de Melhor Animação e mais de oitenta premio: Ryan de Chris Landreth, que conta a vida de Ryan Larkin, animador canadense que, há trinta anos, produziu alguns dos mais influentes filmes de animação de seu tempo, e hoje pede esmolas na ruas de Montreal .Chris Landreth também estar presente com o curta THE SPINE de 2009.

Destaque também para SINNA MANN de Anita killi da Noruega, premio de publico e Melhor Animação no festival de Clermont-Ferrand deste ano e premio do publico, premio do Juri e Premio da Unicef no Festival de Annecy deste ano.
Dos brasileiros o destaque vai para o paulista TEMPESTADE de César Cabral e Balanços e Milkshakes dos mineiros Erick Riccio e Fernando Mendes.

Completam ao banquete mais de 60 animações provenientes do mundo inteiro num verdadeiro deleito para quem aprecia a arte da animação. Um deleite que espero compartilhar a todos os mineiros em 2010 da responsabilidade de que sou cúmplice no prazer e na responsabilidade de selecionar e programar o 9º MUMIA em 2011.

Nenhum comentário: