domingo, 20 de setembro de 2009

Filme de Abertura 7 MUMIA


É com sastifação e orgulho que anunciamos que o filme de abertura será IDIOTS AND ANGELS - IDIOTAS E ANJOS - Bill Plympton - 78’ - Estados Unidos - 2008
Angel é um homem egoísta, abusivo, moralmente falido que sai para o bar local repreendendo os outros clientes. Um dia Angel, misteriosamente, acorda com um par de asas em suas costas. As asas fazem com que ele pratique boas ações, ao contrário de sua natureza.
Ele, desesperadamente, tenta livrar-se das asas, mas, eventualmente ele se vê lutando contra os que vêem suas asas como uma passagem para a fama e a fortuna. O Filme fanhou os premios de Special Distinction - Annecy Animation Festival; 1st Prize feature film - Cinanima; Best film and best screenplay - Fantasporto.
A idéia de “Idiots and Angels” surgiu em 2005, quando Bill Plympton, depois de lhe perguntarem sobre o que iria ser o seu próximo filme, declarou peremptoriamente que seria “sobre um anjo que não queria as suas asas”, e depois foi desenvolvendo aos poucos este conceito e explorando as potencialidades de um anjo relutante.
Nessa altura, Bill acabara de produzir “Hair High”, que obteve um sucesso estrondoso, mas embora esse fosse um ótimo filme e o tivesse feito rico, teve uma produção muito complicada e Bill estava exausto e precisava de algo diferente, pelo que decidiu que o seu próximo longa teria de ser algo totalmente oposto em termos de estilo. Enquanto “Hair High” era todo cheio de brilho, muito colorido e com muita animação, “Idiots and Angels” acabou por ser um exercício animado, sem diálogos, sustentado apenas pela força da música e dos efeitos sonoros, num registro mais contemplativo e poético.
Plympton considera que, por tudo isso, este filme tem um estilo muito próximo da cinematografia do leste europeu, do gênero de Jan Svankmayer, um filme muito negro e surreal – “ao estilo de David Lynch, se ele fizesse animação”, refere Plympton.
UM HUMOR MUITO ESPECIAL
Idiots and Angels teve a sua estréia mundial no Festival de Cinema Tribeca, em Abril de 2008 e ganhou o Special Distinction Award na categoria de longa-metragem no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy em Junho de 2008.
Novamente, e à semelhança dos seus outros filmes, Bill Plympton quer quebrar totalmente com o estereótipo de que o cinema de animação é para crianças. Bem pelo contrário, os filmes de Plympton usam temáticas muito negras e sarcásticas, apostando num estilo delirante que mistura laivos de surrealismo com humor desvairado e non-sense. Este, Idiots and Angels, é uma comédia negra e misteriosa que se distingue das anteriores de Plympton.
Destaca-se a música de Tom Waits, Moby e Pink Martini. A música assume, nesta obra, um papel determinante, visto ser um filme sem quaisquer diálogos, assentando apenas nas ações dos personagens e no universo onírico das suas fantasias para nos contar esta história de alguém que um dia acorda com um par de asas nas costas.
UM IMAGINÁRIO MUITO PRODUTIVO
Bill Plympton é um realizador e cartunista norte-americano de renome internacional, que não pára de surpreender e ser surpreendido com nomeações, prêmios, distinções pelo trabalho que desenvolve, mas principalmente com suas loucas obras de arte animadas.
Nascido em 1946 na cidade de Portland (estado de Oregon, EUA), percebeu desde cedo a sua vocação e dela não desistiu. Depois da formação recebida primeiro pela Portland State University e mais tarde pela Escola de Artes Visuais na cidade de Nova York, vieram suas primeiras ilustrações publicadas em jornais como The New York Times e The Village Voice.
A popularidade não tardou a chegar e os seus traços passaram a aparecer nas páginas das revistas Vogue, Rolling Stone, Vanity Fair, Penthouse e Nacional Lampoon. Ao longo de sua carreira, Bill tem feito cerca de duas a três curta-metragens ao ano, que manterá, no entanto, introduzir uma sólida receita de vendas em todo o mundo. Com um portfólio vasto, seja em curta ou longa-metragens, Plympton ganhou notoriedade por desenhar ele próprio cada frame das suas animações.
Bill Plympton criou um estilo próprio que todos reconhecem como seu. Bill fez um intervalo de 5 anos na animação para lançar seus live-actions: J. Lyle (1993), Guns on the Clackamas (1995), Walt Curtis, the Peckerneck Poet (1997). Em 1998 Bill regressa à animação com a extravagante I married a Strange Person.
Em 2001 vence o Grande Prêmio Annecy com o filme Mutant Aliens, que nos conta a história de um astronauta que regressa à Terra após viver 20 anos no espaço. Seu curta-metragem Guard Dog foi um hit em festivais de cinema e garantiu a sua segunda nomeação para um Oscar, em Janeiro de 2005.
Fonte: Revista de Apoio, conteúdos e curiosidades do 32º Cinanima – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho - Portugal

Nenhum comentário: