sexta-feira, 11 de setembro de 2009

7 MUMIA - Mostra Udigrudi Mundial de Animação


UM ANO MAGICO EM ANIMAÇÕES


7 são os pecados capitais, 7 são as Divindades, 7 eram os anões da Branca de Neve, 7 dias foram necessários para a criação do Mundo, 7 são dias da semana, 7 notas musicais, 7 Planetas Sagrados , 7 serão as Trombetas do Apocalipse, 7 as linhas de orixá da Umbanda (elemento religioso afro-brasileiro), 7 eram as maravilhas do mundo antigo e as maravilhas do Mundo Moderno, 7 Belas-artes, 7 astros sagrados, As Constelações de 7 Estrelas, 7 Cores refratadas pelo Prisma, 7 Planos da Evolução, 7 são os Chacras etéricos, 7 são os Plexos na matéria, 7 são regiões do mundo de desejos e as 7 regiões do mundo do pensamento assim como 7 são mares, 7 Virtudes Humanas, 7 Sacramentos, 7 livros do Antigo testamento, O número 7 é cabalístico na Umbanda.

Segundo Mahatma Gandhi, Os sete pecados sociais são: 1. política sem princípios; 2. riqueza sem trabalho; 3. prazer sem consciência; 4. conhecimento sem caráter; 5. comércio sem moralidade; 6. ciência sem humanidade; 7. devoção sem sacrifício.

E, finalmente, por se tratar de um cineasta de resistência, a MUMIA faz suas as palavras do russo revolucionário Dziga Vertov usando como lema um trecho de seu manifesto de 1923: "Um aviso amigável: Não escondam as cabeças como avestruzes. Levantem seus olhos. Olhem em volta -Lá! É óbvio para mim, como para qualquer criança. As entranhas, as tripas das sensações fortes estão pendentes na barriga do cinema."

Sete mil vezes juramos que Vertov apontou para a liberdade clandestina presente nos filmes de animação que serão apresentados este ano. Sete mil e uma vezes reverenciamos o mestre e indicamos seus filmes para os nossos humildes discípulos. Vejam Vertov, sejam Vertov, matem Vertov. Só assim nosso cinema não se mumificará - palavras da Múmia que tudo exibe, tudo divulga, mas vocifera que poucos são os escolhidos.

Este ano, MUMIA exibirá 207 filmes em exibição vindos de vinte e sete países além do Brasil: Reino Unido, Austrália, Alemanha, USA, China, Argentina, Letônia, Holanda, Suécia, Rússia, Finlândia, México, África do Sul, Irlanda, Portugal, França, Polônia, Chile, Irlanda, Itália, Eslováquia, Espanha, Japão, Bélgica, Nova Zelândia, Canadá e Bolívia.
A tão aclamada crise é financeira e não de pensamento. Porque o Underground existe, persiste e resiste. Já Dziga Vertov.

Nenhum comentário: