terça-feira, 23 de junho de 2009

Animania Japao - 28 de junho



Animania e o Japão

Zeca 2 d e Seth percebem que tem japa na animação recebem o animador Itsuo Nakashima para falar da obra do grande animador japonês Ypê Nakashima, um dos pioneiros da animação brasileira, que construiu sua carreira em são paulo a partir dos anos 60. Serão exibidos trechos do classico "piconzé", um dos primeiros longas de
Animação brasileira e trechos do documentário "Ypê Nakashima"de Helio Ishi.

De quebra comerciais históricos como "cobertores paraíba" .

Nakashima chegou ao Brasil em 1956. Tinha 30 anos e uma vasta experiência como cartunista na imprensa japonesa. Além de realizar dezenas de apresentações animadas e sequências especiais para o cinema brasileiro, o artista desembarcou justamente no momento em que a TV brasileira dava seus primeiros passos - o que favoreceu muito o trabalho de desenhistas e ilustradores, responsáveis por um sem-número de comerciais animados como o dos cobertores Parahyba (a outra opção era recorrer às garotas-propaganda, pois não existia o videoteipe).

Foi por essa época que Nakashima começou a pensar em desenhos animados. De 1959 a 1963 ele realizou uma dúzia de episódios envolvendo um simpático papagaio, Papapapo, nunca exibidos comercialmente.

Foi justamente em 1963, ano do último episódio de "Papapapo", que o ídolo de Nakashima, o rei do mangá japonês, Osamu Tezuka, veio a São Paulo. Nakashima tinha loucura por Tezuka, criador do "Astro-Boy", que antecipa em muitos anos os desenhos japoneses de super heróis interplanetários. No entanto, seguiu outro caminho: não elegeu nenhum garoto com super poderes, mas um menino nordestino, Piconzé, como herói.

Era uma proposta ousada para a época, a de realizar não só um longa de animação, mas um produto de resistência cultural, em que um garoto do Nordeste topa com figuras do folclore brasileiro (o Saci, o Curupira) e internacional (dragões chineses), tendo de escolher o próprio caminho para resgatar sua namorada Esmeralda das mãos do bandido Bigodão, auxiliado na tarefa por um porco e um papagaio. Nakashima começou a desenhar Piconzé em 1967 , auxiliado por uma equipe de japoneses recrutados por um anúncio publicado no jornal da colônia japonesa, São Paulo Shimbun. Com paciência de Jó, o artista transferiu 25 mil desenhos para folhas de acetato (que se estragaram com o tempo), o que lhe custou uma artrose no ombro.

E mais.....

Zeca fala em Curitiba com um dos animadores brasileiros descendentes de
japonês- Tadao Miaqui e exibe seu filme "Quando Jorge foi a guerra"

O programa vai ao ar no dia 28 de junho as 19 horas pela TV Brasil.

Nenhum comentário: