segunda-feira, 8 de junho de 2009

Annecy 2009 - Festival International du Film D'Animation


Começa hoje dia 08 de junho e vai até o próximo dia 13, um dos mais tradicionais festivais de animação do mundo. Chegando aos seus quase cinqüenta anos, o Festival Internacional do Filme de Animação em Annecy é conhecido pelo rigor na seleção, pelos talentos conhecidos e por mobilizar a cidade francesa por uma semana num verdadeiro campeonato do que melhor se produz em termos de animação mundiais.

Esse ano a seleção traz o ultimo filme de Signe Bauname: Birth. A artista letoniana, que vive em Bova York já teve uma mostra especial dos seus filme na 3ª edição do MUMIA e se filme estará presente na 7ª edição este ano. El Empleo, a surpreende animação do argentino Santiago GRASSO, presente na 6ª edição do MUMIA. É a única animação sul americana selecionada no certame principal. O respeitado animador estoniano Priit PÄRN com Elu ilma Gabriella Ferrita, um media em animação com 43 minutos. A premiada animação MUTO do italiano BLU (http://www.vimeo.com/3407776) e a já clássica animação contemporânea sueca: Sagan om den lille dockpojken ( Histórias do Garotão), premiada em Tampere, Finlândia e uma das principais atrações da próxima MUMIA (http://www.sfi.se/en-gb/Swedish-film/Swedish-film-eng/?type=Movie&itemid=336) . E ainda o inglês Nick Park com o novo filme da serie Wallace and Gromit: a Matter of Loaf and Death e do norte-americano PES com Western Spaghetti.

E ainda novos longas em animação, series de TV, Especiais de TV, filmes publicitários, educativos, científicos, videoclipes e filmes de estudantes.

O único brasileiro selecionado foi TERRA de Sávio Leite, no panorama da animação mundial. As exibições acontecem em - June 9th 2009, Petite Salle at 18H00
- June 11th, Salle Pierre Lamy, 14H00
- June 12th, Decavision 2, 18H00

Maiores informações: http://www.annecy.org/

Nenhum comentário: