domingo, 1 de março de 2009

EDIÇAO ESPECIAL 39 TAMPERE FILM FESTIVAL - RETROSPECTIVA PAVEL KOUTSKY


O caráter questionador do cartum do leste europeu é representado a perfeição pela filmografia de Pavel Koutský. Ele é autor de algumas obras primas da recente animação tcheca, como Curriculum Vitae, Media e Long Live The Mouse, todos premaidos no Festival de Berlim. Nesses pequenos filmes de grande vivacidade intelectual e humor ácido, o individuo aparece submetido ás forças de um sistema manipulador e padronizador, seja ele a mídia, a informática ou a doutrinação ideológica. E suas vitorias são sempre provisórias, pura ilusões.

Koutsky nasceu em Praga, em 1957, e formou-se pela Academia de Artes Aplicadas da capital Tcheca. Fez sua primeira experiência em animação aos treze anos e começou a ganhar prêmios aos 16. Ainda muito jovem, colaborou com grandes mestres como Jiri Trinka. Realizou seu primeiro filme Professional, Lanterna Música, em 1985. Este filme lançou uma das constantes em sua obra: a música como tema e indutor do ritmo da animação.

Junto com Michaela Pavlátová, Koutsky encarna uma opção técnica a que eles chamam “animação total”. Isso consiste em jogar o espectador num torvelinho de ações e num envolvimento espacial realmente arrebatadores. Em alguns trabalhos, ele anima objetos reais como jornais, panelas e até pedaços de carne, na boa tradição da sátira tcheca.

Paralelamente a suas cultuadas comedias filosóficas – cerca de 20 curtas, que ele mesmo roteirizou, desenhou e animou -, Pavel Koutsky tem dirigido materiais para a televisão, anúncios e outras encomendas comerciais.

Prêmios:
First Prize – Chicago 1984
Golden Bear – Berlim 1987
First Prize and Audience Prize – Huesca 1987
First Prize and Critics Prize – Espinho 1987
Best Animation – Tampere - 1987
Golden Dancer – Huesca - 1988
Silver Bear – Berlim – 1988 / 1993 e 2000
First Prize – Espinho – 1988
Jury’s Prize – Bombay – 1992
Fipresci Prize – Annecy - 2000

Este texto é parte integrando do Livro “Animation Now”, editada pelo Anima Munid e pela Taschen em 2004.

http://www.tamperefilmfestival.fi/shop2009/product_info.php?cPath=52&products_id=446

Nenhum comentário: