segunda-feira, 16 de março de 2009

ANARQUIA NA ANIMAÇÃO


Aconteceu no ultimo dia 06 de março, na cidade de Tampere, Finlândia, durante o 39° Tampere Film Festival a discussão sobre anarquia na animação com a presença dos animadores finlandeses: CRHZU, Antti Laasko, Nina Suominem e do brasileiro Sávio Leite intermediado pelo também animador finlandês Tatu Pohjavirta. O animador tcheco Pavel Koutsky não pode comparecer no festival por problemas de saúde.



CHRZU e Nina Suominem apresentaram um curta no Festival: English Lesson de 20´que ganhou um diploma de mérito em animação. CHRZU reconhecido animador finlandês comentou que anda fazendo um curta novo com recursos da Suécia e da Fundação do Filme Finlandês. Nina Suominem também esta na produção de um novo curta animado com lixo e comida. Enquanto Antti Laasko competiu também com o seu curta Viimeinen Elefantti – The last Elephant, uma divertida aventura entre um elefantinho e seu pai crocodilo. Sávio Leite estava na competição com seu curta TERRA, finalista ao grande premio do cinema brasileiro pela Academia Brasileira de Cinema e que pode ser vista em http://www.portacurtas.com.br/



A discussão foi totalmente voltada para o caráter anárquico e subversivo na arte da animação. Um dos nomes citados e reverenciados foi o animador americano Tex Avery, criador do Pernalonga, Patolino, Droppy e Esquilo Maluco e de uma extensa filmografia.

A Finlândia, embora tenha varias escolas de animação e uma dessas escolas ( Academia das Artes da Universidade de Turku) ser dirigida pelo animador Priit Parn, criador de vários filmes de humor negro, pelo surrealismo brincalhão e por um estilo gráfico original, a Finlândia ate hoje só produziu três longas metragens em animação.


Todos os realizadores presentes foram alunos de Priit Parn e são influenciados pelo modo apreendido na escola de como contar uma historia muito claramente. Priit Parn já ganhou o Grande Prêmio em Tampere pelo filme: Breakfast On The Grass (Eine murul, 1987). Dois de seus filme podem ser visto no youtube.

O ultimo filme em longa metragem da Finlandia é Niko, Lentajan Poika (Niko – The ay to the star) – 2008 – dirigido por Michael Hegner e Kari Juusonen. Uma historia infantil sobre renas voadoras durante a guerra do Inverno é um sucesso estrondoso de bilheterias na Finlândia. O trailer do filme pode ser visto no youtube.

Uma seleta filmografia de curtas finlandeses.

Yovuoro –Nightshift – 7´- Dirigido por Sara Wahlm Samppa Kukkonen e Simo Koivunem – 2004.

Syntymapaiva – The Birthday – 16´- dirigido por Kari Juusonen – 2004.

Elukka – Animal – 29´- Dirigido por Tatu Pohjavirta – 2005.

Tango Finlândia – 6´- Dirigido por Hannu Lajunem e Tomi Riionheimo – 2006.

Polle – Horsie – 2´- Dirigido por Sara Wahl – 2006

Kaukosaaren Kirous – Curse of the remote island – 17´ - Dirigido por CHRZU – 2008

Jatkoaika – Overtime – 10´- dirigido poir Tatu Pohjavirta e Mark Stahle – 2007.

Viimeinen Elefantti – The last Elephant - 9´- dirigido por Antii Laakso – 2008.

Kuolema Keltaisessa Talossa – Death in the yellow house – 5´ - dirigido por Anna Virtanen – 2008.


Filmografia provável de estar na mostra especial de animações finlandês na próxima edição do MUMIA em Belo Horizonte.


Links de referencia
http://koti.welho.com/tpohjavi/index-flash.html

Nenhum comentário: