quarta-feira, 11 de março de 2009

39 Tampere Film Festival - NOTICIAS PARCIAIS


Ainda sofrendo os efeitos do jet lag breve todos os bastidores da 39 edição deste festival, considerado o mais velho da Europa.


A apresentaçao das animaçoes brasileiras, num total de 39 produções, de 2002 a 2008, fizeram a festa e despertarm a curiosidade do publico filndes que lotou o Tullikamari, mix de bar, espaço de exibiçao. Surpreendentes, violentas, coloridas eram as expressoes de todos diante da produção brasileira de animações.


Uma entrevista foi realizada por Anna-Sofia jora, jornalista de Helsinque, em http://fifi.voima.fi/

Esta em Finlandês, uma lingua muito distante da nossa.


Distancia tambem intercontinental. Um verdadeiro desbumde de cores e sabores e sensações. Muita neve, artigo raro alem da linha do Equador.


O Prêmio de Melhor filme pelo Juri Labo10 foi dada a animação "Histórias do Garotão" ( Sagan om den lille Dockpojen) de Johannes Nyholm, da Suécia. Filme que ja tinha sido selecionado para a Quinzena de Realizadores de Cannes de 2008. Curiosamente o mesmo diretor levou o premio do publico para o documentario animado Dockpojen.


A melhor animacão foi para o francês Fotografia de Jesus (Photography oh Jesus), de Laurie Hill do Reino Unido.


Os finlandeses sabem fazer um verdadeiro banquete cinematográfico, com a devida hospitalidade que torna uma viagem dessa única.


Breve detalhes da mesa de discussao sobre a Anarquia na Animação com a presença dos finladeses: CHRZU, Antii Laakso, Nina Suominem intermediado por Tatu Pohjavirta e Sávio Leite, coordenador da mostra MUMIA. Turma que tambem acabou levando um Diploma de Mérito pela animação English Lessons.


Ainda mais, animação vietnamita de Ngo Manh Lan, o novo longa de Bill Plympton, etc....

Nenhum comentário: