Ainda sofrendo os efeitos do jet lag breve todos os bastidores da 39 edição deste festival, considerado o mais velho da Europa.
A apresentaçao das animaçoes brasileiras, num total de 39 produções, de 2002 a 2008, fizeram a festa e despertarm a curiosidade do publico filndes que lotou o Tullikamari, mix de bar, espaço de exibiçao. Surpreendentes, violentas, coloridas eram as expressoes de todos diante da produção brasileira de animações.
Uma entrevista foi realizada por Anna-Sofia jora, jornalista de Helsinque, em http://fifi.voima.fi/
Esta em Finlandês, uma lingua muito distante da nossa.
Distancia tambem intercontinental. Um verdadeiro desbumde de cores e sabores e sensações. Muita neve, artigo raro alem da linha do Equador.
O Prêmio de Melhor filme pelo Juri Labo10 foi dada a animação "Histórias do Garotão" ( Sagan om den lille Dockpojen) de Johannes Nyholm, da Suécia. Filme que ja tinha sido selecionado para a Quinzena de Realizadores de Cannes de 2008. Curiosamente o mesmo diretor levou o premio do publico para o documentario animado Dockpojen.
A melhor animacão foi para o francês Fotografia de Jesus (Photography oh Jesus), de Laurie Hill do Reino Unido.
Os finlandeses sabem fazer um verdadeiro banquete cinematográfico, com a devida hospitalidade que torna uma viagem dessa única.
Breve detalhes da mesa de discussao sobre a Anarquia na Animação com a presença dos finladeses: CHRZU, Antii Laakso, Nina Suominem intermediado por Tatu Pohjavirta e Sávio Leite, coordenador da mostra MUMIA. Turma que tambem acabou levando um Diploma de Mérito pela animação English Lessons.
Ainda mais, animação vietnamita de Ngo Manh Lan, o novo longa de Bill Plympton, etc....
Nenhum comentário:
Postar um comentário