terça-feira, 30 de dezembro de 2008

FESTIVAL DE CINEMA HERMANO DE CHILE


E encontram-se abertas as inscrições até o dia 31 de janeiro de 2009 para o
3 Festival de Cine Social, Anti-social e Hermafrodita de La Pintana em Santiago do Chile.


O objetivo é a participação de realizadores, cineastas, videastas, organizacões culturais, coletivos, que enviem filmes sem discriminação de gênero seja documentário, ficção, animação ou outra forma contemporanea de exibir o audiovisual. A ideia também é acolher novas tendências audiovisuais tanto estéticas como éticas, que abordem questionamentos sociais, morais, políticos, religiosos, étnicos, ecológicos, de dereitos humanos, de minorias, de discriminação, exclusão e tudo o que derive disso. O Festival acontece na periferia de Santiago e leva filmes até uma população excluída da sociedade: prédios tomados, áreas invadidas e praças da comuna de La Pintana, estendendo em 2009 para outra comuna da grande Santiago: La Granja.

O festival acontece entre os dias 17 a 21 de Março de 2009 em diferentes pontos da comuna La Pintana e La Granja em Santiago.


Os filmes devem ser enviados para:

FECISO 2009

General Belgrano 12745

Población San Rafael

La Pintana

Santiago de Chile
Teléfonos (2) 8917482- (2) 5423796


Ja pude estar presente nas duas primeiras edições do Festival. Na primeira como jurado, onde foi homenageado com uma retrospectiva de seu trabalho o premiado diretor chileno Patricio Guzman: "Salvador Allende", "O Caso Pinochet" e "Chile, uma memória obstinada", dentre muitos outros.
Foram premiado os documentários: "A Cidade dos fotográfos"(2006), de Sebastián Moreno, tocante documentário sobre os fotografos chilenos durante o período da ditadura Pinochet, que usaram de sua arte para apoiar o depoimento de vítimas da ditadura e foram fundamentais para iniciar os processos de justiça.
Foi premiado tambem "Opus Dei" de Betina Perut e Ivan Osnovikoff.


Em 2008 não houve premiação, mas o festival contou com a assitência de importantes personalidades do mundo cinematografico chileno, conhecidos cineastas chamados de Os Primeiros transgressores: Guillermo Cahn, Ignacio Aliaga, Carmen Brito e Pedro Chasquel.
Foi convidado tambem Felipe Moreno do Festival Internacional de Curtas metragens e Escolas de cinema - El Espejo de Bogotá, Colômbia.
Maiores informações, ficha de inscriçao, regulamento:
outros links de interesse:

Nenhum comentário: