quarta-feira, 21 de novembro de 2018

OFICINAS 16 MUMIA - INSCRIÇÕES ABERTAS - GRATUÍTAS

OFICINA DE ANIMAÇÃO COM OBJETOS CARIMBÁVEIS

No senso comum a técnica da animação está quase sempre atrelada a algum tipo de virtuosismo, como se para animar a pessoa tivesse obrigatoriamente que desenhar muito bem, ou saber modelar perfeitamente, dominar de forma brilhante o movimento humano, dos animais, etc. Isso, minha gente, é mentira. A única coisa que de fato é necessária é ela: a paciência. No mais, um garfo, uma moeda ou a tampa da garrafa d'água carimbadas podem virar uma animação bem legal.

De 04 a 06 de dezembro de 2018 de 14 as 17h
Pré –requisito:
Publico: desenhistas, grafiteiros e animadores
15 vagas

Professora: Erica Maradona é artista visual e sócia da Otto Desenhos Animados, onde atua nas áreas de direção de arte, roteiro e produção. Responsável, junto com Adão Iturrusgarai,  pela adaptação dos quadrinhos “Rocky e Hudson: Os Caubóis Gays” para série de TV e pelo roteiro de “Subsolo”, curta-metragem em produção selecionado em primeiro lugar no edital BNDES Cinema 2016. Sua exposição “Lá Fora” participou da 19ª Mostra Sesc Cariri de Culturas em 2017. No mesmo ano, foi convidada para a expo “The Showcase” em São Paulo, composta por artistas vinculados ao skate e foi escolhida para participar da “The Showcase Global”, que aconteceu na sede da Revista Juxtapoz dentro do Art Basel em Miami.



OFICINA DE ANIMAÇÃO NA PAREDE

A oficina de animação sobre superfície é uma técnica em stop motion sobre uma parede vertical, feita de forma rápida, livre e expressiva. Consiste desenhar em sequencias sobre um plano. Os desenhos são criados, fotografados sem necessidade de transparência. Essa técnica desenvolve a noção de movimento no espaço de de maneira intuitiva e rápida. O resultado é de uma plástica orgânica e bela. Além disso desmitifica a complexidade da animação através da simplicidade utilizando materiais comuns. Um bom exemplo é o trabalho MUTO desenvolvido por Blu.

De 04 a 08 de dezembro de 2018 de 14 as 17h
Pré –requisito: desenhar
Publico: desenhistas, grafiteiros e animadores
15 vagas

Professora: Adriane Puresa - Graduada em Gravura e Cinema de Animação pela Escola de Belas Artes/UFMG Mestre em Artes Visuais/Cinema pela mesma instituição. Participou do Núcleo de cinema de Animação em MG. Animadora, designer e ilustradora. Produziu as animações: Big Bang (1989); A Mosca (1992); RuídoRuína (2001); Múltiplos (2004). Realizou o videoclipe para a música TUDO (2005) do Pato Fu e trechos para a música Blue Blood (2010), de Fuzile. Atualmente é também tatuadora

OFICINA DE SOMBRA CHINESA

Resumo: Sombra chinesa, ou apenas sombra, é a técnica de animação mais antiga que temos notícias. Remonta aos tempos das cavernas e podemos dizer que persiste até hoje com o mesmo ritual. Projetar a sombra do próprio corpo na parede causa o mesmo fascínio que causava à época das cavernas. Quer dizer, está técnica nunca mudou sua filosofia, mas a ela foram se agregando, no decorrer da evolução do homem, equipamentos que permitiram aquisição de linguagem própria e até sofisticação, iniciada com os trabalhos de Lotte Reininger, no século passado. Este tipo de oficina permite esta reflexão. juntamente com o domínio da técnica.

Data 04 a 06 de dezembro de 14 as 17h
pre requisito / publico: aberto a partir de 10 anos de idade.
Vagas: 15

Professor: Wilson Lazaretti (SP) – Dedica a animação desde os 21 anos de idade. Como todo, tinha apenas uma vaga ideia sobre animação e não conhecia o mundo da animação independente que pratico. Na verdade, sou auto didata no assunto e o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, entidade que fundei em 1975, é ali ainda que trabalho minha experiência, aprendizado e ensinamento. Estive em todo o país e alguns lugares no exterior vivendo esta experiência. Realize uns trinta curtas metragens, um longa HISTÓRIA ANTES DE UMA HISTÓRIA, e agora estou em produção do meu segundo longa HISTÓRIA DURANTE UMA HISTÓRIA.



OFICINA DE ROTOSCOPIA

Excelente para iniciantes e também para desafiar as convenções da animação tradicional, a técnica de rostoscopia consiste em criar animações a partir de uma base fílmica pré-existente. A proposta da oficina é, a partir de filmagens prévias realizadas pelos alunos, realizar experimentações em diversos estilos, suportes e materiais

Data 07 a 09 de dezembro de 09 as 12h
pre requisito / publico: aberto a partir de 10 anos de idade.
Vagas: 15

Professor: Marcos Buccini é Mestre em Design e Doutor em Comunicação pela UFPE, onde também é professor e coordenador do laboratório de animação Maquinário. Pesquisador na área de teoria e história da animação, com diversos artigos publicados e também o livro História do Cinema de Animação em Pernambuco. Atua também como realizador, dirigiu 9 produções em animação digital, ganhando cerca de cinquenta prêmios.



Para se inscrever enviar nome completo, RG ou CPF para mumiabh16@gmail.com
com o nome da oficina no assunto ate 30 de novembro

As oficinas aconteceram no Sesc Palladium

Nenhum comentário: