domingo, 18 de julho de 2010

Ponyo - Hayao Miyazaki



Está em cartaz nos cinema de Belo Horizonte e boa parte do Brasil o filme Ponyo - Uma Amizade que veio do Mar, nova animação do cineasta japonês Hayao Miyazaki, que chega com dois anos de atraso no Brasil. O filme, do mesmo diretor de A Viagem de Chihiro (2002), vencedor do Oscar de Melhor Animação em 2003, já ganhou sessões de pré-estreia em algumas salas de São Paulo e Belo Horizonte, durante a semana de 9 a 15 de julho.

No longa, Ponyo é uma peixinha dourada que, ao conhecer o garoto Sosuke, cria uma amizade tão grande com ele que resolve se tornar humana só para poder passar mais tempo ao lado de seu melhor amigo. Sosuke tem uma ligação muito forte com o oceano, já que seu pai é marinheiro e manda sinais de luz para a família sempre que o seu barco pode ser avistado do horizonte. Ponyo é uma peixinho dourado que Sosuke encontra na praia e pega para si. Cuida dela com amor e carinho, o que faz com que a afeição seja mútua. Mas Ponyo não é um peixe qualquer. É filha de uma deusa dos mares, e até ter sido descoberta pelo menino passará toda a vida prisioneira no fundo do oceano, assim mantida por um feiticeiro que outrora fora humano. O mago manipula os mares para ir atrás de Ponyo – mas não imagina que o amor dela por Sosuke possa transformá-la numa garotinha humana.

Ponyo foi lançado pelos Estúdios Disney e não por acaso, John Lasseter, um dos artistas pioneiros da Pixar e atual executivo da Disney, faz juras de admiração à Hayao Miyazaki, o desenhista que fundou o Ghibli e que escreve, dirige e supervisiona todas as obras do estúdio. Novo “Toy Story” há um boneco Totoro – animal do folclore japonês que protagonizou um dos filmes de Miyazaki e que serve de mascote para o Ghibli -, homenagem clara da Pixar ao melhor animador em atividade.
Miyasaki disse que é muito pessimista e sem esperanças sobre o futuro mundial, mas não mostra este lado depressivo nos filmes, muito pelo contrário. Ele faz filmes para trazer alegria às crianças e entreter o público com respeito. Ninguém faz filmes de animação tradicional tão bem quanto o estúdio japonês Ghibli.

No Japão o filme arrasou nas bilheterias arrecadando US$ 158 milhões

Nenhum comentário: