quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

PREMIADOS 7 MUMIA

















Com um verdadeiro sucesso de publico e crítica o 7º MUMIA – Mostra Udigrudi Mundial de Animação aconteceu de 28 de setembro a 05 de outubro de 2009, em seletas escolas de rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Pelo terceiro ano consecutivo a parceria com a Escola Integrada incluiu sessão comentada como forma de incentivar e colaborar para que crianças e jovens reflitam sobre o cinema de animação e compreendam essa linguagem numa dimensão artística e não somente a partir de padrões impostos pelo mercado televisivo. A idéia do MUMIA nas escolas é contrapor a lógica mercadológica imposta ao publico infantil e juvenil, no que diz respeito a produção audiovisual, permitindo que crianças e adolescentes, tenham contato com diferentes realidades sociais, por meio de curtas autorais de diferentes partes do Brasil e do exterior, diversificando estilos, culturas, técnicas e temáticas envolvendo conteúdo educativo.

De 26 de outubro a 01 de novembro no tradicional Cine Humberto Mauro no Palácio das Artes em Belo Horizonte e de 30 de novembro a 056 de dezembro em vários locais de Betim, cidade vizinha a Belo Horizonte.

Uma verdadeira maratona com 220 filmes oriundos de 26 países divididas em mais de 100 sessões, totalmente gratuitas. Foi com sucesso que fizemos pela primeira vez a Sessão Bêbê exclusiva para mães e pais com crianças de colo de até 18 meses de idade com uma seleção de filmes consagrados brasileiros e internacionais e também pela primeira vez firmamos a parceria com o Dia Internacional da Animação, evento promovido pela ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação que movimento as dependências do Palácio das Artes no dia 28 de outubro.

O curta brasileiro premiado foi O ANAO QUE VIROU GIGANTE, do veterano animador carioca Marão.Com 10 minutos de duração o curta trata de questões de identidade e como se aceitar do jeito que é. O filme foi aclamado pelos jovens que descreveram e desenharam a experiência de ver o filme.

O curta internacional premiado foi A MALDIÇÃO DA ILHA DISTANTE (KAUKOSAAREN KIROUS) de Chrzu da Finlândia. O curta trata de questões cruciais e pontuais da MUMIA, como um rebelde culto a historia da animação misturando anarquia, subversão e ironia com um total engajamento a estética underground tropical com viagens no tempo e graves conseqüências.

Já estamos preparando a 8ª edição com uma homenagem a Bukowski, abertura com Mercano, El marciano de Juan Antin e as melhores animações do planeta, porque o underground existe, persiste e é um osso duro de roer.

Nenhum comentário: