terça-feira, 8 de dezembro de 2009

FUTURAMA
















é uma série de animação estadunidense ganhadora do Emmy criada pelo autor de Os Simpsons, Matt Groening, produzida pelo também americano David X. Cohen e que narra as aventuras de Fry, um entregador de pizza novaiorquino que cai em um tanque criogênico e acorda mil anos no futuro.

Aclamada pelo público e pela crítica, estreou em episódios de meia hora na Fox dos Estados Unidos no dia 28 de março de 1999, teve quatro temporadas. Pouco conhecida no Brasil passa no canal a cabo FOX.

PERSONAGENS
FRY - Philip J. Fry, também conhecido como a Criança do Destino pelos niblonianos — único ser do universo capaz de neutralizar a ameaça dos Cérebros Voadores — era um entregador de pizza ruivo de 25 anos até que, na noite de 31 de dezembro de 1999, depois de ter caído num trote e ido ao centro de criogenia fazer uma entrega, foi empurrado pelo impulso de uma língua de sogra da cadeira em que estava sentado para um tanque de congelamento onde ficou em animação suspensa até ser acordado no ano 3000. Talvez por nunca ter se dado bem na sua época natal, se adaptou com gosto à vida no século XXXI mesmo não estando familiarizado com alienígenas, bacon descafeinado e naves espaciais.

Graças à fuga da implantação do chip de carreira proposto por Leela — que depois viria a se juntar a ele desistindo do trabalho que detestava — conheceu o robô Bender — fanfarrão cleptomaníaco e bêbado inveterado — na fila de uma cabine de suicído que pensou ser um telefone público; fugindo com os dois da polícia, encontrou refúgio e um novo emprego na agência de entregas do seu tataratataratatara... sobrinho, o Professor Farnsworth.

Mora dentro do closet de Bender no apartamento para robôs Robot Arms, na cidade de Nova New York, e passa as suas horas livres vendo TV e bebendo Slurm.
Com uma inteligência inferior à dos outros personagens, ocasionalmente tem seus momentos de gênio como na vez que salvou todo mundo do ataque omicroniano encenando para os invasores o último episódio perdido de A Advogada Solteira — uma sátira do seriado do ínicio do anos 50 Ally McBeal.

Também se tornou o próprio avô em uma visita acidental a Roswell em 1927 — paradoxo que, segundo Nibbler, é razão da imunidade do garoto ao poder dos Cérebros.
O seu primeiro nome é uma homenagem ao dublador dos Simpsons Phil Hartman — voz original de Lionel Hutz e Troy McLure — morto no ano em que Futurama foi ao ar.
Teve Um Rápido Caso com a Personagem Amy

LEELA
Turanga Leela é a capitã com um olho só cabelos roxos presos em rabo de cavalo da nave da Planet Express. Até uma segunda ida aos esgotos — quando descobriu que era a filha de um simpático casal de mutantes — acreditou ser a única sobrevivente de uma raça extinta, o que quase a fez se casar com o farsante Alkazar, dono de quatro castelos em um planeta misterioso.

Deixada na porta do Orfanato de Segurança Mínima de Cookieville com um bilhete em linguagem extraterrestre, teve uma infância sofrida por causa do preconceito das outras crianças, superada através da prática de artes marciais e outros esportes. Por mais que esconda a todo custo, nutre sentimentos por Fry, com quem é casada no Universo B.
Certa vez dormiu com o general da D.O.O.P. Zapp Brannigan em uma missão para salvar as espécies de Vergon 6 — frustrada graças ao apetite voraz de Nibbler, que pensou estar perdido lá e adotou como animal de estimação.
Seu nome é uma homenagem à sinfonia Turangalîla — do sânscrito Ritmo, Vida e Morte — do francês Olivier Messiaen. Sua voz (na versão em inglês) é interpretada por Katey Sagal, que já atuou em séries como "Married with Children" (1987), "8 Simple Rules" (2002) e recentemente teve participação em "Lost" como a namorada de John Locke.

BENDER
Bender "Entortar" (Bending) Rodriguez é uma Unidade de Entortar Industrial 22, filho de número 1729 de uma linha de produção da Fábrica de Robôs Amigos da Mamãe, localizada no coração da América, Tijuana, México. Formado em entortamento, se tornou uma figura lendária na sua fraternidade da Universidade de Marte, Épsilon Rô Rô, mais conhecida como Casa dos Robôs, depois de beber um barril inteiro de cerveja e colocar cinqüenta humanos em uma cabine telefônica — a maioria deles só crianças.

A palavra que Bender mais fala é Bunda. É cleptomaníaco assumido e um criminoso condenado, só quer saber de falar palavrão, beber para abastecer suas células de energia e detestar humanos.
Viola freqüentemente as Três Leis da Robótica e a únicas coisa que teme são abridores de latas elétricos por terem tirado a vida do seu pai, temia cair de costas e não levantar mais (como as tartarugas) mas superou isso em pouco tempo ao descobrir que se ele pode se virar balançando-se para os lados. Teve uma carreira meteórica na Super Liga dos Robôs Lutadores. Ex-praticante de robotologia, escapou do Inferno Robótico com Fry e Leela. Já foi faraó de Osiris IV e deus de uma civilização de pequenos homens espaciais enquanto vagava pelo Universo. Tem o nome inspirado no arruaceiro John Bender, interpretado em 1985 pelo ator norte-americano Judd Asher Nelson no filme The Breakfast Club. Já Foi Membro da Máfia dos Robôs e tem Tendência a Cometer Suicidio

PROFESSOR FARNSWORTH
Professor Hubert J. Farnsworth, ou simplesmente "Professor Farnsworth", é o tatarataratatara... sobrinho de Fry que, com seus 160 anos — que finge serem 150 só para não ser levado pelo Esquadrão de Robôs Pôr-do-Sol —, óculos fundo de garrafa, pele enrugada e má postura, dirige a empresa de entregas Planet Express, criada por ele mesmo para custear suas pesquisas depois de meio século trabalhando na Fábrica de Robôs Amigos da Mamãe — onde teve um romance tórrido com a dona, Mamãe, em 1931.

HERMES
Hermes Conrad é um burocrata jamaicano nível 37 autêntico com um talento para arquivar documentos. Ele é também um exímio dançarino olímpico de limbo, que só parou de competir depois de um incidente nos jogos olímpicos de 2980.

Gerenciando o negócio de entregas da Planet Express, suas responsabilidades incluem o pagamento de contas e outras tarefas como os contratos de não-indenização por mortes no espaço sideral. Em contraste à maioria dos estereótipos, é um workaholic que faz tudo seguindo as normas e vive entrando em conflito com a equipe por não trabalhar o suficiente. Seu filho com LaBarbara, Dwight, comandou com Cubert durante uma semana um negócio de entregas de jornal milionário, chegando a comprar a Planet Express e a mudar o nome dela para Expresso Horripilante Nos primeiros esboços, se chamava Dexter e nem da Jamaica era para ser.

ZOIDBERG
Dr. John D. Zoidberg é um médico com fisionomia de lagosta especialista em humanos que oferece, sem competência suficiente, seus cuidados a toda a equipe da Planet Express, com um repertório de pérolas que vão desde o primeiro exame de Fry — "Jovem senhora, sou expert em fisiologia humana, então escolha uma boca e a abra" — até "Estamos no coração, onde a comida é digerida". Detestado por Hermes, que vê nele o cúmulo da desordem e da euforia, vive abaixo da linha da pobreza, revirando latas de lixo e caçando pequenos animais para sobreviver. Uma combinação de várias criaturas do mar, produz tinta como uma lula ou polvo, cria jóias como as ostras e possui garras semelhantes às dos caranguejos. Também é o mais excluído do grupo.

Tem uma tara por anchovas, herança ancestral do seu povo, que as extinguiu em 2,2 bilhões a. c. Criou um incidente diplomático que quase lhe tirou a vida quando comeu a bandeira da Terra na celebração anual do Dia da Liberdade.
O Povo de Zoidberg (Os Decapodianos ) Tem que escolher entre Acasalar e morrer ou viver sem deixar filhos uma vez que na época de acasalamento logo depois do ato eles morrem virando uma especie de espuma como é Mostrado no Episódio 05 Da Segunda temporada. Mas existe uma contradição já que no Episódio 05 da Quarta Temporada Aparecem Os Pais de Zoidberg em um Flashback enquanto conversa com Fry.

Amy
Amy Wong é a estagiária da Universidade de Marte da Planet Express — possivelmente mantida no emprego porque possui o mesmo tipo de sangue que o Professor. Humana nascida em Marte é uma garota desastrada que usa o visual para atrair todo o tipo de homem além de ser herdeira de metade do planeta onde nasceu. Seus pais, que frequentemente a incomodam pedindo netos, pertencem à linhagem dos Wong — proprietários de todo o Hemisfério Oeste marciano desde a troca dele por um diamante gigantesco por volta de 2600 a. c. No programa, Amy é lembrada por ser um tanto superficial e pelo seu uso exagerado de gírias do século XXI. Ela também tende a se vestir de modo provocante, tornando-se a pessoa menos vestida na tela, e a falar palavrões em cantonês quando irritada. Namora Kiff Kroker, o alienígena assistente do general da D.O.O.P. Zapp Brannigan.

ZAPP BRANNIGAN
Zapp Brannigan é o general 25 estrelas mais confiante, condecorado e — segundo ele mesmo — mais elegante, sensual e galanteador da D.O.O.P. ("Democratic Order Of Planets"). Um completo idiota promíscuo e machão, obriga a sua tripulação a usar algo parecido com uma minissaia de veludo. Grande parte de seu sucesso se deve a coincidências, impressões erradas dos outros ou a seu ajudante Kif. Este personagem é uma sátira ao capitão Kirk, de Star Trek.

Kiff
Kiff L. Kroker é o imediato mais próximo de Zapp Brannigan — por mais que deseje imensamente se livrar dele. Originário de Anfíbios 9, tem o perfil alien típico — pele verde e lisa, dedos compridos com ventosas, cabeça alongada, olhos brilhantes e fendas no lugar de narinas —, podendo se agarrar a paredes e se camuflar dependendo do seu humor. Engravidou sem querer da Leela quando ela o tocou no período de cio.
É um dos poucos a dominar o vôo de Buggalo — uma espécie de besouro leiteiro gigante que substituiu o gado bovino —, também possuindo habilidades invejáveis em maquiagem e barbearia. Namora a estágiária da Planet Express Amy Wong, que conheceu no naufrágio da nave espacial Titanic.

FLEXO
Flexo é uma unidade de entortar idêntica a Bender, é mau. "Rouba" um raro átomo de jumbônio em um concurso de beleza,Foge em plena viagem,até lá só piora sua situação, mas no final descobre que não foi ele que roubou o jumbônio e sim Bender.

O Ano 3000

As viagens espaciais são coisas corriqueiras graças a inventos e estruturas únicas, como a Viga em L, o Dispositivo de Passagem do Tempo e o Motor de Dupla Combustão movido a substância negra. O Universo todo foi mapeado — tendo início no planeta Eterno e acabando em Dogdon 7. Pode-se ir de carro a Mercúrio em uma questão de horas, mas o próximo posto para abastecer só em muitos milhões de quilômetros.
Na Lua encontramos o parque de diversões Luna, o lugar mais feliz da órbita da Terra.
Em Marte, o mais poderoso dos planetas, também conhecido como Sol 4, encontramos a Universidade de Marte que — mantida pela família Wong há gerações — reúne o maior acervo bibliográfico do cosmo, dividido em dois disquetes — um de Ficção e outro de Não-Ficção.
A roda foi abolida e todos os veículos, dos cargueiros aos carros de passeio, são flutuantes, podendo alçar vôo para o espaço sideral na hora que quiserem; o transporte público tradicional foi substituído por uma rede de tubos pressurizados que atravessam a cidade em questão de minutos.
Os robôs, embora ocupem cargos menores e menos desejados, estão em todo lugar e assumem várias formas, de caixas registradoras até humanóides, como é o caso de Bender. Diferente da maioria dos contos de ficção científica tradicionais, eles têm vontade própria e reproduzem atitudes tipicamente humanas como angústia, alegria, tristeza e libido. Com processadores bioquímicos, conseguem absorver a energia de qualquer coisa que comam, por mais que não sintam gosto de nada. Para se manterem sóbrios, precisam de uma dose cavalar de álcool ou de óleo mineral. Como se reproduzem, ainda sendo montados em linhas de produção, é um mistério.
Com os avanços na área médica, foram tanto ressuscitadas quanto preservadas para sempre as maiores mentes e personalidades da história da humanidade, de George Washington e Shakespeare a Hank Aaron e Lucy Liu.
A Terra, sede da Ordem Democrática dos Planetas (D.O.O.P.) — mistura da ONU com a Federação de Jornada nas Estrelas — a partir do fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, tem no governo um regime democrático inspirado no dos Estados Unidos da América, no qual a cada 4 anos é escolhido um novo líder em eleições diretas e voluntárias. A própria bandeira terráquea nada mais é do que uma cópia fiel da americana, só que com o globo no lugar das estrelas. O atual presidente é a cabeça de Richard Nixon.
Nova York foi destruída duas vezes. Na segunda reconstrução, o prefeito ordenou que se erguesse uma nova cidade sobre a antiga, dando origem à Nova New York. Anos de despejo do material tóxico intratável, radiação e as boas e velhas fezes humanas deram aos esgotos dela as condições para a geração de uma raça de mutantes organizados que adoram uma bomba nuclear que não explodiu e criam crocodilos dentro de casa. Los Angeles virou um celeiro dos astros do cinema e da TV, estúdios e restaurantes cercado por deserto sujo e estéril enquanto Atlanta assumiu um caráter mítico uma cidade que afundou há séculos atrás.
O Natal — Nétal depois da morte do francês — se transformou na noite de fuga contra o terrível Papai Noel, robô inocentemente criado em 1984 pela Momcorp para julgar as pessoas e distribuir presentes de acordo que, devido a um erro no programa central, condena invariavelmente todas na categoria de travessas e as pune com bombas de bolas de vidro, armas lançadoras de brinquedos, mísseis teleguiados e esquartejamento.
As religiões do século XX — cristã, judaica, muçulmana, hindu e taoísta — se uniram para formar uma só instituição, a Primeira Igreja de Amálgama, e compartilhar espaço com os budistas e praticantes de Vodu, enquanto algumas celebridades, leia-se Oprah Winfrey, acabaram virando profetas e fundadoras de outras. A robotologia — cada vez mais crescente no território terrestre — prega a fuga das tentações descritas no Livro Sagrado 3.0 para que os seus fiéis não caiam nas instalações do Inferno Robótico, comandado pelo Demônio Robô em Nova Jersey. Existem também os Monges de Shubah, que procuram, há mais de 700 anos, Deus no Universo.
As cabines de suicídio — que desde 2008 a 25 centavos garantem de uma morte rápida e sem dor a uma lenta e dolorosa — podem ser encontradas em esquinas, shoppings e até parques temáticos.
A criminalidade e a desigualdade social continuam as mesmas. A única diferença é o fato de certas drogas terem sido legalizadas e colocadas à venda em máquinas de doce automáticas. Profissões como a prostituição foram regulamentadas como qualquer outra, sendo realizadas, em sua grande maioria, por mulheres robô construídas para isso.

Glossário dos Planetas e Afins
Amazônia — Próximo ao restaurante Le Palm D'Orbit
Amphibian 9 — Terra natal do tenente Kif Kroker
Cine 14 — O planeta dos cinemas
Crateras Bordôs — Um campo exclusivo de destroços planetários
Decapod 10 — Local de origem do Dr. Zoidberg
Dogdon 7 — Onde acaba o Universo
Esfera 1 — Desolado e feio, sem nenhum recurso natural ou estratégias de valor, foi tomado pela Terra no Conflito da Bola de 3001
Eterno — Centro exato e local de origem do Universo
Marte — O mais poderoso dos planetas
Netuno — Em cujo Pólo Norte mora o sanguinário Papai Noel
Neutro — Viva livre (ou não)
Ômega 3 — Reduto dos episódios banidos de Jornada nas Estrelas
Omicron Persei 8 — A 1000 anos-luz da Terra, recebe o sinal de TV do anos 50 no XXI (o imperador é um grande fã de Friends)
Omicron Persei 18 — Planeta creche a bilhões de quilômetros da civilização no setor de Omicron Persei 8
Planeta dos Canibais — A comida é boa, mas o atendimento é de matar
Planeta dos Cérebros de Lesma — O melhor aeroporto turístico da região
Plutão — Antiga reserva ambiental dos pingüins até o desastre de 3002
Stamos 4 — Com gravidade tão alta que é capaz de esmagar todos com o peso de seus próprios cabelos
Terra — Lar da pizza brotinho

Alguns desses desenhos podem ser vistos em:

http://www.comedycentral.com/shows/futurama/index.jhtml

Nenhum comentário: