quinta-feira, 15 de outubro de 2009

7 MUMIA Mostra Especial ANIMASIVO México












Em 2008, é lançado pela primeira vez Animasivo: um projeto incentivado pelo Festival do México no Centro Histórico, que procura fomentar a Animação contemporânea no país e no mundo. O projeto mantém o mesmo fio condutor, um tema, aposta na riqueza das abordagens de seus artistas e busca alcançar de forma midiático-massiva o público em geral.


Animasivo possui um perfil triplo: uma exibição com peças encomendadas a cinco artistas consolidados, workshop de um convidado internacional e um concurso de Animação para jovens. O eixo temático da primeira edição de 2008 foi a Destruição do Meio-Ambiente.


Animasivo apresenta-se, em sua segunda edição, como um espaço que reúne as produções destacadas pelo esforço e tempo investido em sua criação. Para festejar os quatros séculos das primeiras observações do físico Galileo Galilei, no marco do Ano Internacional da Astronomia, Animasivo abre suas portas ao Cosmos, às galáxias, asteróides e planetas que nos rodeiam ou habitam nosso universo pessoal.


Nossa curadora e ex-artista habilitada Lourdes Villagómez selecionou quatro peças de artistas de primeiro nível: Semicondutor, de Ruth Jarman e Joe Gerhardt, destacados artistas e colaboradores do Laboratório de Ciências Espaciais da NASA; Malcolm Sutherland , artista plástico com sólida trajetória em curtas de animação; Luis Felipe Hernandez, animador premiado em vários festivais internacionais; e Alberto Mar, autor de séries animadas, cartoons e longa-metragens, entre outros.


FILMES:
PROGRAMA 1
Chuva Negra – Semicondutor
Chuva Negra reúne as imagens do satélite gêmeo da missão solar ESTEREO, onde podemos ver a informação visual do telescópio heliosférico, enquanto rastreia o espaço interplanetário em busca de vento solar e EMC (erupções de massa coronal solar) na direção da Terra. Junto com cientistas da missão STEREO, Semicondutor obteve a informação visual mais atualizada, mostrando a viagem dos satélites desde sua orientação inicial até o atual rastreamento da órbita terrestre em volta do Sol. Vento solar, EMC, planetas passageiros e cometas orbitando ao redor do Sol podem ser vistos como outras estrelas e a Via Láctea.


O Sonho do Astrônomo
Quando um astrônomo faminto adormece enquanto tenta solucionar um problema, a solução não é encontrada no espaço exterior, mas na cadeia alimentícia surrealista do seu subconsciente.


Nebuloso (ou Obscurecido pelas nuvens)
Um menino se enclausura dentro de um tonel, recriando um planetário próprio. Um peculiar personagem junta esse menino e seu mundo com o espaço exterior.


Invasão
No meio de uma noite estrelada, um homem, ao que tudo indica, um cientista, contempla o céu; logo depois vai trabalhar. O cientista, que pode ser identificado como número 2, dispensa um colega da tarefa de esquadrinhar o céu. Número 2 não sabe que, desta vez, ao examinar o céu descobrirá algo além de sua compreensão.


Vía Láctea
Animação seqüencial cartográfica pseudo-astronômica. Um objeto de fatura popular idealizado pela ficção científica referente à exploração espacial e recuperado do lixo para ressignificar-se, realizando uma travessia estelar pelo microcosmos entremeado da urbanidade celeste.


O grande Bang 3:01 min. - Llamarada de Petate: Alejandro Caballero Romero, Alejandro García Caballero, Andreas Papacostas, César Moheno Plá, Daniel Villanueva, Emiliano González Alcocer.


Velocidade luz 2:17 min. - Jorge Carrera y Miriam Matus
Valentina adormece junstamente depois de acender a última vela, que, em seu sonho, converte-se em uma estrela do universo, que dá origem a milhares de outras, invadindo toda a casa com uma metáfora cósmica.


Toma 22 2: 58 min. – Locoturbina
Enquanto observa as estrelas, um personagem de outro planeta depara-se com a chegada de astronautas argentinos. Estes cometem uma série de erros que desencadeiam a irritação de um personagem, através do qual será descoberto que se trata da gravação de um filme em um estúdio.


Supernova - Supernova 2:45 min. - Nuria Menchaca
Em uma noite tranqüila, como qualquer outra, uma estrela explode destruindo tudo ao seu redor.


Orión Argonáutica – Órion Argonáutica 2:34 min. - Lorena Lizette Muñoz Alatorre
Ao cair da noite, sombras e imagens referentes ao imaginário visual astronômico adquirem movimento no espaço de um quarto enquanto alguém dorme.



PROGRAMA 2
Primeiro Lugar - Joji Koyama – 9´
Após um terrível acidente, um campeão encontra-se encalhado em uma desoladora paisagem ártica. Com a ajuda de um Huskie siberiano, alcançará sua meta apenas para acabar como um lamentável monumento dos esforços humanos.


Ventosa - Esteban Azuela – 2´30”
Uma ventosa é um organismo que se apega à vida, mesmo nas piores condições. A vida se afirma e continua sendo vida até durante sua própria destruição. Um valor afirmativo no¬vo, de alguma existência que se impõe, a um valor afirmativo menor, a uma natureza menos forte. A cidade respira, é protagonista e transmite a sujeira na paisagem como a moeda de troca em busca de um novo dono. Esta sujeira não é diferente da que a originou; muda de corpo e sabe seu valor moral e simbólico ao mostrar-se não como uma negação da vida, mas como sua nova condição de gestação.


O Peixe - Doble A – 2´ 40”
O Peixe, título retirado do nome de um quiosque de tacos situado em frente à Secretaria de Saúde, representa o mundo no interior de um taco, povoado por amebas humanizadas, caldos de cultivo de purulências mescladas com carne, ossos e guacamole, temperado com um pouco de sexo e canibalismo. Analogia de uma cidade onde os excessos constituem um ecletismo de tão difícil digestão como de sobrevivência.


Caduco - Simon Gerbaud – 3´30”
Uma exploração da relação entre imagens e objetos.


.pic nic -Lourdes Villagómez – 3´
Um dia de campo em papel.


Instituto Educativo Felipe Blattodea - Carlos Fabregat de la Canal - 2´40”
De forma irônica, uma classe de biologia muito particular nos mostra o trágico destino que nos espera como espécie, se continuarmos com a agressiva política em relação ao meio-ambiente.


Tecendo nuvens, o tempo se vai - Koosuke Julián Amezcoa – 3´
Quase como uma fábula das origens e com a utilização de uma estética muito ilustrativa, este trabalho faz de um poema, uma crítica à perda dos valores humanos relacionados com o passado cultural e o ciclo de vida que nos une à natureza.


Consumo cuidado – Bipolaroid – 3´
A imagem idílica de um bosque tropical se converte em uma crítica explícita aos sistemas de produção que regem nossas sociedades capitalistas e consumistas.


Entre engrenagens - Jonathan Ostos Yaber – 2´:39”
Um personagem duro, que bem poderia ter saído de uma das tribos urbanas de nossa megalópolis, descobre que a simplicidade do mundo em que vive (ou poderia viver) não é tanto uma má idéia.


Efeito: Humano - Sergio L. Flores Aquino – 3´
Monstruoso e apocalíptico, o video é uma metáfora eficaz de como o homem consome os recursos de seu entorno para seus interesses pessoais e como sua ambição deforma a natureza até sua destruição.
Evento:MUMIA - Mostra Udigrudi Mundial de Animaçao
Local: Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes - Belo Horizonte
Data: 26 de outubro a 1 de novembroEntrada francaBalcão de Informações:31 3236-7400

Nenhum comentário: