segunda-feira, 17 de novembro de 2008

48 hs Brasil - Homenagem ao Brasil no Festival espanhol Alcine 38 – Festival de Cinema de Alcalá de Henares / Comunidad de Madrid


Aconteceu de 07 a 15 de novembro o Alcine 38 – Festival de Cinema de Alcalá de Henares / Comunidad de Madrid.
Alcalá de Henares é a cidade natal de Miguel de Cervantes, onde ele teria escrito a célebre obra: Dom Quixote.

A edição deste ano do Festival contou com uma abrangente retrospectiva dedicada à cinematografia brasileira. O Brasil, gigante sul-americano, como dizem os espanhóis foi o país homenageado e retratado de várias formas, desde curtas históricos, como o célebre Ilhas das Flores de Jorge Furtado, passando pelo imaginário da favela até a aposta dos organizadores para as novas tendências do curta brasileiro.
O evento batizado de 48 hs Brasil exibiu em dois dias um painel dos curtas metragem brasileiro, divididos em blocos como:
Curtas para crianças onde foi exibido as animações: Pajerama de Leo Cadaval, Primeiro Movimento de Érika Valle, Historietas assombradas para crianças mal criadas de Victor Hugo Borges e Calango de Ale Camargo; em curta de favela foi exibida a animação Os Três Porquinhos de Cláudio Roberto e dentro das novas tendências Mercúrio de Sávio Leite.
Também foi exibido o excelente e premiadíssimo curta recifense O Jumento Santo e a cidade que se acabou antes de começar de William Paiva e Leo D.

Coincidentemente estava acontecendo em Madri o NOVOCINE – II Muestra y encuentro de cine brasileño com exibição dos longas: Ensaio sobre a Cegueira de Fernando Meirelles, Deserto Feliz de Paulo Caldas, Estamira de Marcos Prado e outros. E nos curtas metragens a exibição de Arpoador de Fernanda Ramos, Dormente de Joel Pizzini, Mercúrio de Sávio Leite, Nascente de Helvécio Marins Jr, Outono de Pablo Lobato e Saba de Gregório Grazioni.

www.alcine.org
http://alcine.org/programa/listado.php?seccion=31&palabra=&pagina=2


Um entrevista com os cineastas de animação Sávio Leite e Victor Hugo Borges pode ser vista em
http://www.puppetsandclay.blogspot.com/

Nenhum comentário: