domingo, 22 de novembro de 2015

Oficinas 13 MUMIA – Mostra Udigrudi Mundial de Animação Sesc Palladium

Oficinas – Mostra Udigrudi Mundial de Animação - 2015
Inscrições gratuitas: favor enviar nome completo e numero de documento para: inscricoes13mumia@gmail.com
Ate 29 de novembro.

Sesc Palladium

Oficina 1 - Composição sonora por meio da Edição (de 14 as 17h) – 03 a 06 de dezembro.
Criar peças sonoras tendo como matéria-prima textos extraídos de roteiros, poemas, ruídos captados ou produzidos organicamente ou eletronicamente, vozes, música, sendo tratada a montagem da peça em questão com a técnica de overdubs (sistema de multicanais de som, multipista)
Ministrante: Ronaldo Gino – Iniciou sua carreira musical em 1977 com estudos de piano, em 1985 violão e guitarra, em 1986 Conservatório Mineiro de Música seguido de vários cursos específicos sobre guitarra. Paralelamente à música, desenvolveu estudos de artes plásticas, design gráfico, fotografia, vídeo, produção de trilhas sonoras, engenharia de som e pós produção de som para cinema. Seus principais trabalhos se destacam com a banda de rock Virna Lisi, coletivo audiovisual F.A.Q//*feitoamãos, onde se apresentou por todo o país e exterior e Serrassônica (diretor artístico/proprietário) que traz sua experiência com trabalhos de som para cinema, publicidade, moda, produções fonográficas, selo, por 12 anos
Participantes: Comunidade em geral. Ter algum conhecimento de software de áudio e vídeo.
Datas: 03, 04 e 05 de Dezembro de 2015

Oficina 2 - CAFÉ - UM DEDO DE PROSA - OFICINA DE FLIP-BOOK (14 as 17h) – 08, 09 e 10 de dezembro.
Realização de oficina de desenho animado com a produção de flip-book. O flip-book pode ser considerado um cinema de bolso autoral e artesanal. O tema proposto é o "Café". Cada participante produzirá um flip-book personalizado com um mínimo de 40 folhas.
Ministrante: Mauricio Squarisi  - Realizador de filmes de animação, professor de animação e cartunista. Vive em Campinas. Diretor/fundador da TUPI DESENHOS ANIMADOS  e da SQUARISI & RUSSO DESENHOS ANIMADOS desde 2008. Associado/fundador da ABCA - Associação Brasileira de Cinema de Animação desde 2003. Diretor/fundador do NÚCLEO DE CINEMA DE ANIMAÇÃO DE CAMPINAS – desde 1979.
Participantes: 10 a 15 pessoas com idade acima de 12 anos que tenham interesse em desenho

Oficina 3 – Animação de Bolso (14 as 17h) – 08, 09 e 10 de dezembro.
Se no início do cinema a aquisição de equipamentos para a realização e difícil e caro, em pleno século XXI muitas pessoas possuem acesso a uma serie de ´gadgets´ como celulares e tablets que nos o poder de capturar imagens, editá-las e criar um filme utilizando uma única mão. A oficina buscará realizar uma animação Stop-motion utilizando aplicativos para celulares e tablets.
Ministrante: Henrique Kopke - Cineasta de Animação graduado pela Escola de Belas-Artes da UFMG. Mestre em Artes no Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora, na linah de pesquisa Cinema e Audiovisual, tendo defendido a dissertação intitulada "Anima Scribes: Possibilidades para o desenvolvimento de partituras do movimento animado". Professor universitario da gradução de Cinema e Audiovisual IAD/UFJF através da bolsa de Estágio Docência - CAPES. Nos últimos nove anos vem se dedicando ao ensino das técnicas de animação na rede pública de ensino do município do Rio de Janeiro e cidades do interior de Minas Gerais. Vencedor do Prêmio de Melhor Filme do ano de 2008 no Festival do Minuto (2009). Vencedor do Prêmio de Melhor Animação Web pelo Júri Popular no Anima Mundi (2010). Já realizou trabalhos de animação para Rede Globo, SUS, Eletrobrás, Sindipetro, Instituto Unibanco, Embratel, Editora Abril dentre outros.
Participantes: 10 a 15 pessoas com idade acima de 12 anos que tenham interesse em desenho com celular e tablets próprios.

Oficina 4 - Oficina de Animação “table top” (14 as 17h) – 08, 09 e 10 de Dezembro.
Oficina de animação sobre superfície horizontal ou sobre uma mesa. É uma técnica de “stop motion” feita de forma rápida, livre e expressiva. Uma das técnicas consiste em usar massinha com sobre uma mesa iluminada. A outra técnica usará areia sobre um vidro com iluminação por baixo, criando silhuetas nas formas. As formas são criadas, fotografados e destruídos, para novamente serem feitos outros afim de criar uma sequencia que se tornara animada ao fim da captura de imagens. É uma técnica manual, sem uso de computadores e desenvolve a noção de movimento no espaço de forma intuitiva de maneira rápida. O resultado é de uma plástica orgânica e bela. Além disso desmitifica a complexidade da animação através da simplicidade utilizando materiais comuns. Oficina destinada a pessoas com noção ou interesse para animação e que desenhem.
Ministrante: Adriane Puresa - Graduada em Gravura e Cinema de Animação pela Escola de Belas Artes/UFMG Mestre em Artes Visuais/Cinema pela mesma instituição. Participou do Núcleo de cinema de Animação em MG. Animadora, designer e ilustradora. Produziu as animações: Big Bang (1989); A Mosca (1992); RuídoRuína (2001); Múltiplos (2004). Realizou o videoclipe para a música TUDO (2005) do Pato Fu e trechos para a música Blue Blood (2010), de Fuzile. Atualmente é diretora de arte e animação do longa de animação NIMUENDAJÚ, de Tania Anaya.

Participantes: A partir de 8 anos - Total de 10 vagas

Nenhum comentário: