quinta-feira, 16 de julho de 2015

Lançamento do livro: Maldita Animação Brasileira


org. Sávio Leite, Ed. Favela é Isso Aí, 244 paginas 2015.

Dia 25 de julho - Livraria Ouvidor – Rua Fernandes Tourinho, 253 – Savassi – Cep 30112000 - Belo Horizonte, MG – 10h

O livro traz textos de Quiá Rodrigues (RJ), Leonardo Ribeiro (RJ/MG), Roberto Maia (SP), Diego Akel (CE), Caó Cruz Alves (BA), Christiane Quaresma e Marcus Buccini (PE), Patricia Alves Dias (PE) e Márcio Junior (GO), cada um analisando diversos aspectos da animação brasileira e suas especificidades.

O livro ainda traz entrevistas com 10 expoentes da animação brasileira contemporânea, com um recorte na produção independente. Depoimentos de Allan Sieber (RS/RJ) , Arnaldo Galvão (SP), César Cabral (SP), Clécius Rodrigues (MG), Eduardo Perdido (SP), Marão (RJ), Mauricio Squarisi (SP), Otto Guerra (RS), Stil (RJ) e Wilson Lazaretti (SP). Um amplo painel do melhor produção e de seus autores e uma parte ilustrativa.

A ideia deste livro nasceu junto com o livro anterior: Subversivos, o desenvolvimento do cinema de animação em Minas Gerais (Ed. Favela é Isso Aí, 2013) em pesquisar um segmento dentro da produção brasileira contemporânea de cinema de animação. Com o passar do tempo chegamos a conclusão que o recorte sobre a animação mineira já era suficiente para preencher um livro.
A pesquisa foi adiante e agora apresentamos um recorte do que seria uma produção underground (ou udigrudi, numa gíria brasileira, como gostamos de usar), maldita que se destaca de toda a produção brasileira nesta arte peculiar.

A arte da animação possui muitas lacunas no Brasil. Décadas de ostracismo e pouca produção no tocante a feitura de longas metragem. Situação que esta sendo mudada tanto a nível de produção, quantidade, distribuição e recepção dos trabalhos.

Sávio Leite, organizador do livro reforça: “ A intenção da publicação foi mapear no Brasil o que de mais significativo se produziu em termos de cinema de animação com a preocupação de abranger todo o território nacional e lançar uma luz para vários realizadores brasileiros. A animação brasileira vive uma boa fase com a produção de longas metragens premiados em importantes festivais internacionais como ‘ O menino e o mundo’ de Alê Abreu e o ‘ Uma história de Amor e Fúria’ de Luiz Bolognesi. Foram convidados pesquisadores de todo o Brasil pra refletir sobre o cinema de animação. Da produção alternativa do paulista Roberto Miller até a criação de uma escola em Goiânia, passado pelas produções feitas com e para crianças em um rico painel de experiências e realizações a produções de conteúdo de dispositivos moveis e inserções de artistas plásticos na área de animação como o caso do recifense Paulo Bruscky.”


O livro foi viabilizado com os recursos da Lei Municipal de Incentivo á Cultura de Belo Horizonte, através da MUMIA – Mostra Udigrudi Mundial de Animação – Projeto 285/2012/FPC.

Nenhum comentário: