quinta-feira, 2 de abril de 2015

CINECLUBE CURTA DEGUSTAÇÃO



O cineclube Curta Degustação é um projeto que visa sempre a formação de um público crítico e cinéfilo a partir da exibição comentada de curtas-metragens. Em abril de 2015, o Curta Degustação completa 2 anos de atividade intensa e programação realizada por sua curadoria e parceiros. Para comemorar a data, o cineclube reservou uma programação especial com a Mostra Udigrudi Mundial de Animação, a MUMIA. Serão exibidos os curtas-metragens premiados pela MUMIA e uma exposição com os cartazes das 12 edições da MUMIA e de edições especiais realizadas em países como Chile e Finlândia, na Galeria de Arte da Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais.

Nas sessões serão exibidos os filmes premiados das mostras mineira, nacional e internacional. Trabalhos de realizadores como dos mineiros Jackson Abacatu, Lu Najar, Samira Daher, além de Wesley Rodrigues(Goiás), Estúdio Animatório(São Paulo), Sam e Fred Guillaume(Suíça), são os premiados a serem projetados na tela do Curta Degustação.

O cineclube Curta Degustação - Mostra Permanente de Cinema - é uma realização do Centro de Estudos Cinematográficos de Minas Gerais (CEC) e do Instituto Humberto Mauro, com apoio da Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais e da Cultact – Produção de conteúdos. A proposta do cineclube é a de promover encontros semanais para assistir e discutir filmes de curta-metragem com o público, convidados e a curadoria do cineclube.

Apresentação das sessões

A primeira sessão da mostra, no dia 7 de abril, trará os premiados da Mostra Mineira com os curtas-metragens “O Homem que pintava músicas” de Jackson Abacatu, “Desprendimento” de Lu Najar  e “A Gaiola” de Samira Daher.

A sessão do dia 14 de abril, traz dois premiados da Mostra Nacional, os curtas-metragens “Faroeste – Um autêntico Western” de Wesley Rodrigues e “NEOMORPHUS” do Estúdio Animatório.

Para concluir a mostra, no dia 28 de abril, será exibido um dos premiados da Mostra Internacional o curta-metragem “La Nuit de L’Ours” (A noite do Urso) de Sam e Fred Guillaume da Suíça.


As sessões

Sessão 01 – 07/04/2015

O Homem que pintava músicas
Dir. Jackson Abacatu / Digital / MG / 2013 / Anim. / Cor / 15 min.

Qual será o som de uma mancha vermelha? E do amarelo com pouquinho de cinza? Existe uma trilha sonora das montanhas, ou a música do mar?


Desprendimento
Dir. Lu Najar / Digital / MG / 2013 / Anim. / Cor / 3min. 56seg.

“O fim não se explica. O fim se sente.”

A Gaiola
Dir. Samira Daher / Digital / MG / 2013 / Anim. / Cor / 1min. 36seg.

Uma pequena alegoria sobre a mística da liberdade e suas implicações.


Sessão 02 – 14/04/2015

Faroeste – Um autêntico Western
Dir. Wesley Rodrigues / Digital / GO / 2013 / Anim. / Cor / 18min. 25seg.

Maverick é um urubu que logo ao nascer vê sua família ser vitimada pela violência. Habituado a ela desde o princípio de sua vida, na idade adulta torna-se líder de uma gangue criminosa, espalhando terror por onde passa.

NEOMORPHUS
Dir. Estúdio Animatório / Digital / SP / 2012 / Anim. / Cor / 2min. 50seg.

Mutações, etapas de uma transformação. A evolução como ganho de função é denominada neo-mórfica. Ecossistema imaginário de adaptação das criaturas em seus meios – a transformação desses meios em função dessa criaturas, geando um ciclo fantástico.


Sessão 03 – 28/04/2015

La Nuit de L’Ours (A noite do Urso)
Dir. Sam e Fred Guillaume / Digital / Suíça / 2012 / Anim. / Cor / 22 min.

Em uma cidade de natureza desconcertante, animais de rua procuram abrigo para a noite. Eles se refugiam na casa do Urso, a criação de uma comunidade efêmera que se dissolverá com os primeiros raios de sol.




Nenhum comentário: