quinta-feira, 20 de novembro de 2014

OFICINAS 12 MUMIA - Inscricoes abertas ate 30 de novembro 2014




Oficina de Animação I - Oficina de Animação Pixilation ( 3 dias / 3 horas)

Dias 12, 13 e 14 de Dezembro de 2014
Horário de 14h30min as 17:30h.


Ministrante: Cesar Mauricio (MG) Estudou na escola de Belas Artes da UFMG se formando em 1992. Especialista em ensino e pesquisa em artes, cultura e educação pela escola Guignard. Atualmente é diretor artístico e coordenador audiovisual da ONG Favela é Isso Aí. Ano passado cursou Máster em  cinema documentário em Barcelona.

Participantes: crianças e jovens de 10 a 15 anos

Número de vagas: 20
A oficina tem o propósito de trabalhar com os participantes a linguagem da animação através da técnica de pixilation. Pixilation é uma forma de stop motion que utiliza modelos vivos, ou seja, usa as próprias pessoas para criar a animação, com fotos captadas quadro a quadro. É uma das mais antigas técnicas de animação, utilizada pela primeira vez em 1911 no filme “Jobard ne peut pas voir les femmes travailler” do francês Emile Cohl. De acordo com a Wikipédia, "Seu nome esquisito vem do inglês, de uma expressão pouco usada mesmo nesta língua, pixilate, que quer dizer enfeitiçar, eletrizar”. Os participantes da oficina serão convidados a agir sobre e no espaço público, prédios, viadutos, praças, ao mesmo tempo discutindo e criando uma relação com o espaço vivido da cidade.







Oficina de Animação II - Oficina de Animação de parede ( 3 dias / 3 horas)

Dias 12, 13 e 14 de Dezembro de 2014
Horário de 14h30min as 17:30h.


Ministrante: Adriane Puresa – MG (Graduada em Gravura e Cinema de Animação pela Escola de Belas Artes/UFMG Mestre em Artes Visuais/Cinema pela mesma instituição. Participou do Núcleo de cinema de Animação em MG. Animadora, designer e ilustradora. Produziu as animações: Big Bang (1989); A Mosca (1992); RuídoRuína (2001); Múltiplos (2004). Realizou o videoclipe para a música TUDO (2005) do Pato Fu e trechos para a música Blue Blood (2010), de Fuzile. Atualmente é diretora de arte e animação do longa de animação NIMUENDAJÚ, de Tania Anaya)

Participantes :  jovens a partir de 15 anos
Número de vagas: 20
Oficina de animação sobre superfície. É uma técnica é stop motion sobre uma parede vertical, feita de forma rápida, livre e expressiva. Consiste desenhar em sequencias sobre um plano. Os desenhos são criados, fotografados e destruídos na hora, sem necessidade de transparência. Essa técnica desenvolve a noção de movimento no espaço de forma intuitiva no participante de maneira intuitiva e rápida. O resultado é de uma plástica orgânica e bela. Além disso desmitifica a complexidade da animação através da simplicidade utilizando materiais comuns. Um bom exemplo é o trabalho MUTO desenvolvido por Blu.


Oficina de Animação III - Oficina de Animação Light Painting (3 dias /3 horas)
Dias 9, 10 e 11 de Dezembro de 2014
Horário de 14h30min as 17:30h.

Ministrante: Fábio Yamaji – SP  (Formado designer pela Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Mackenzie, Fábio Yamaji atua como animador, fotógrafo, diretor de filmes, montador e ilustrador. Animou duas centenas de trabalhos para Cinema, TV, internet e festivais, em produtoras como Trattoria di Frame, O2 Filmes e Paranoïd BR. Competiu 3 vezes no Festival de Animação de Annecy e ganhou 3 vezes o Anima Mundi, com os curtas ENGOLERVILHA, O DIVINO, DE REPENTE (mais 28 prêmios) e ORIGANIMA (vinheta). Também é professor de Animação Experimental na pós-graduação de Cinema da Universidade Anhembi Morumbi e co-fundador da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) – do qual faz parte da diretoria. Lecionou Animação nas faculdade IED Brasil e Universidade Mackenzie, e palestrou em eventos como Campus Party, Anima Fórum e Pecha Kucha. Possui empresa própria, a Skerzo Cinema.)
Participantes: jovens a partir 15 anos
Número de vagas: 20
A fotografia de light painting surgiu há extamente 100 anos, quando o casal Frank Gilbreth e Lillian Moller Gilbreth desenvolveu a técnica com finalidades científicas. Mas foi pelas mãos de artistas consagrados como Man Ray e Picasso que o light painting se tornou mais conhecido. Trata-se de fotos de longa exposição que registram desenhos feitos no escuro com uma lanterna. Em 1998, com a popularização das câmeras fotográficas digitais, esta técnica ganhou movimento com recursos do cinema de animação, através dos artistas japoneses Kazue Monno e Takeshi Nagata - conhecidos conjuntamente como Tochka. Esta nova arte visual foi batizada pelo duo Piká Piká (onomatopeia de “piscar”, em japonês).


Oficina de Animação IV - Oficina de Animação Bonecos (3 dias / 3 horas)

Dias 10, 11 e 12 de Dezembro de 2014
Horário de 14h30min as 17:30h.

Ministrante: Quiá Rodrigues – RJ (Roteirista, animador e diretor de tv. Seu primeiro curta-metragem de animação: “De Janela Pro Cinema” recebeu mais de trinta prêmios e foi selecionado para o Festival de Cannes 2000. Ministra a oficina de animação: “Animando o boneco”, onde ensina a técnica “Stop-motion” à iniciantes e interessados.Seu mais recente trabalho em stop-motion é o filme “Cabeça Papelão”, baseado em conto do jornalista e escritor  João do Rio.Quiá criou e dirigiu artisticamente o único programa sobre animação da tv aberta, o Animania da TV Brasil durante seis anos.É um dos sócios da OBA Oficina de Bonecos Animados que cria, confecciona, manipula bonecos do mais variados tipos.Seu Estúdio QAnimado! é especializado em animaçãoo stop-motion e presta serviços em comerciais, vinhetas, clipes, e séires de tv usando diversos materiais para construir mundos diversos e amados.

Participantes:  jovens a partir de 15 anos
Número de vagas: 20

Noções de construções de bonecos e movimentação dos mesmos fotografados quadro a quadro em uma animação stop motion usando os bonecos como personagens.


Inscrições: Nome completo e CPF para inscricoes12mumia@gmail.com

Nenhum comentário: