terça-feira, 8 de outubro de 2013

OFICINAS 11 MUMIA



Oficina de Animação I – Criação de personagens
Ministrante: Tunda Prada (Uruguay)
Ementa
a oficina se propõe em realizar a criação de personagens para grupos ou pessoas que queiram desenvolver curtas em animação. No final publicaremos alguns dos personagens criados no site do festival.
Publico-alvo: não há requisito.
Total de vagas: 20
Dia 17 (quinta): de 14 as 17h
Dia 18 (sexta): de 14 as 17h
Local: Sala Multiuso Sesc Palladium
Mini curriculum: Tunda Prada
Luis Prada, Tunda (Montevideo) Cursou a Faculdade de Arquitetura e estudou desenho e pintura nas oficinas de Enrique Badaró, Guillermo Fernández e Arte Club. Realizador de "La mano que mira", um programa em que difunde tudo que tem a ver com a caricatura, história em quadrinhos e animação pela TV Ciudad, TNU (2000-13) e RTVC Señal Colombia (2007-2009). Participou da fundação de emblemáticas revistas como "El dedo" e "Guambia".  Também colabora na revista “Caras y Caretas” (2001-06) e Guambia (1983 -2004) e produz spots e curtas de animação publicitária e institucionais com sua propria produtora de animação,  La Mano Estudio. Dirige junto a Fermín Hontou (Ombú) a oficina de caricaturas e quadrinhos desde 1993. Criador de personagens como O índio de Guambia, Comecoco e outros tantos.

Oficina de Animação II - Oficina de Animação de parede
Ministrante: Adriane Puresa
Ementa
Oficina de animação sobre superfície negra ou branca com a utilização de giz ou carvão em 2D. É uma técnica é stop motion sobre uma parede vertical, feita de forma rápida, livre e expressiva. Consiste desenhar em sequencias sobre um plano. Os desenhos são criados, fotografados e destruídos na hora, sem necessidade de transparência.
Essa técnica desenvolve a noção de movimento no espaço de forma intuitiva no participante de maneira intuitiva e rápida. O resultado é de uma plástica orgânica e bela. Além disso desmitifica a complexidade da animação através da simplicidade utilizando materiais comuns. Um bom exemplo é o trabalho MUTO desenvolvido por Blu.

Publico-alvo: A partir de 16 anos
Total de 10 vagas

Pré requisito: O aluno deve ter alguma noção de desenho e enviar um pequeno portfólio ou uma pasta contendo desenhos
Dias da oficina: 22, 24 e 25 de outubro
Horário: 10h as 13h
Duração / carga horária:
9 horas (três dias de 3 horas cada)

Mini-curriculo do animador:
Graduada em Gravura e Cinema de Animação pela Escola de Belas Artes/UFMG Mestre em Artes Visuais/Cinema pela mesma instituição. Participou do Núcleo de cinema de Animação em MG. Animadora, designer e ilustradora. Produziu as animações: Big Bang (1989); A Mosca (1992); RuídoRuína (2001); Múltiplos (2004). Realizou o videoclipe para a música TUDO (2005) do Pato Fu e trechos para a música Blue Blood (2010), de Fuzile. Atualmente é diretora de arte e animação do longa de animação NIMUENDAJÚ, de Tania Anaya.

Oficina de Animação tradicional 3- Metamorfose
Ministrante: Leo Ribeiro
Ementa
a oficina se propõe em realizar um filme com um grupo de pessoas em tempo recorde. A oficina será dividida em grupos de 6 alunos. Cada participante fará uma animação de um movimento e o colega seguinte passa a animar usando como referência o último quadro do colega anterior. No final editaremos as animações de todos os alunos em um único filme. A animação será feita em papel, quadro a quadro, à maneira tradicional.
Publico-alvo:
Jovens de 12 a 16 anos (com alguma habilidade em desenho).
Total de 24 vagas, 4 turmas com 6 alunos

Dias da oficina, duração / carga horária:
Turma 01, dia 23  de 13:30/15:30 (6 alunos)
Turma 02, dia 23 de 16:00/18:00 (6 alunos)
Turma 03, dia 24 de 13:30/15:30 (6 alunos)
Turma 04, dia 24 de 16:00/18:00 (6 alunos)

Mini-curriculo do artista educador:
Leo Ribeiro é Mestre Em Design pela PUC–Rio, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com especialização em animação, pela mesma instituição e Arquiteto e Urbanista pela UFJF, Universidade Federal de Juiz de Fora, Foi pioneiro na produção de curtas-metragens de animação no interior de Minas Gerias, produzindo as primeiras animações em vídeo e em 35mm da Zona da Mata Mineira. Possui estúdio independente de animação, Leo Ribeiro Animações, onde realiza produções autorais e também comerciais em animação. Além de seu trabalho técnico e artístico também desenvolve projetos como professor e instrutor de animação (SENAI - Maracanã, Estúdio Escola, Anima Escola).

Oficina de Animação em pixilation 4
Ministrante: César Maurício
Dias 24 (quinta): De 13 às 16h
Dia 25 (sexta): De 13 às 16
Local: Cinema Prof. José Tavares de Barros – Sesc Palladium
Inscrições: educativopalladium@sescmg.com.br
Ementa
A oficina tem o propósito de trabalhar com os participantes a linguagem da animação através da técnica de pixilation. Pixilation é uma forma de stop motion que utiliza modelos vivos, ou seja, usa as próprias pessoas para criar a animação, com fotos captadas quadro a quadro. É uma das mais antigas técnicas de animação, utilizada pela primeira vez em 1911 no filme “Jobard ne peut pas voir les femmes travailler” do francês Emile Cohl.
De acordo com a Wikipédia, "Seu nome esquisito vem do inglês, de uma expressão pouco usada mesmo nesta língua, pixilate, que quer dizer enfeitiçar, eletrizar”.
Os participantes da oficina serão convidados a agir sobre e no espaço público, prédios, viadutos, praças, ao mesmo tempo discutindo e criando uma relação com o espaço vivido da cidade.

Publico-alvo:
Jovens de 12 a 16 anos
Total de 20 vagas

Duração / carga horária:
8 horas (dois dias de 4 horas cada)

Mini-curriculo do artista educador:
Graduado em Cinema de Animação pela Escola de Belas Artes da UFMG em 1992. Cursou Especialização em Ensino e Pesquisa na área da arte, cultura e educação pela Escola Guingnard / UEMG e Master Internacional em Cine Documentário na Escuela de Cine de Barcelona.
Como realizado audiovisual tem vários vídeos e videoclipes, parte deles em animação, além de já ter ministrado diversos cursos e oficinas. Com o videoclipe Na Dúvida Atire, da banda Radar Tantã, recebeu o prêmio de revelação no MTV Vídeo Music Brasil.

AS INSCRIÇÕES PARA AS OFICINAS PODEM SER FEITAS PELO EMAIL:


2 comentários:

Leila disse...

A oficina de animação I ta com a data de 17 e 18 de outubro, porém como sábado e domingo...dia 17 e 18 é quinta e sexta...gostaria de confirmar os dias da oficina.

Sávio Leite - Director disse...

sao esse dias mesmo.
quinta e sexta