domingo, 24 de junho de 2012

Michael Dudok De Wit

* por Natália Bellieny


 Uma das qualidades mais admiradas em um animador é a de conseguir criar, em seus filmes, histórias simples, porém belas. E essa é, com certeza, uma das qualidades que tornam o holandês Michael Dudok De Wit um dos maiores nomes da animação mundial.

   Com apenas quatro curtas-metragens produzidos, Dudok De Wit já consegue impressionar vários fãs de animação e até mesmo grandes profissionais da área. A genialidade na forma como conta, de forma metafórica, a trajetória espiritual em busca da transcendência do material mostra sua paixão pelos temas religiosos. Além disso, o humor e o ritmo presente em seus filmes são outros dois de seus pontos fortes, que acabam por divertir públicos de todas as idades.

   Sem dúvidas, uma das características mais marcantes de seus curtas é a simplicidade de seus traços, que trazem á vida personagens cativantes que mergulham o telespectador em cenários e cores amenas. Ele prova que, mesmo na era digital, ainda há uma beleza insubstituível nas animações tradicionais.

   Seu filme mais conhecido é “Father and Daughter”, que conta a linda historia de uma menina que vê seu pai pela última vez atravessando um rio em um pequeno barco. Após esse acontecimento, a garota freqüentemente retorna, de bicicleta, á margem do rio á espera do retorno de seu pai. A passagem do tempo, e também das fases da vida da garota, prendem a atenção do espectador mais e mais a cada minuto e, por fim, acaba por emocionar até mesmo aos menos sentimentais.

   Pintado á tinta, como seus outros trabalhos, “The Monk and the Fish” e “Tom Sweep”, “Father and Daughter” foi a animação que rendeu mais prêmios ao holandês (incluindo o Oscar de curta animado do ano de 2001). O sucesso do curta foi uma surpresa para o próprio De Wit. Ele afirmou que não imaginava que um filme tão sério pudesse ter mais ibope do que seus curtas mais cômicos e dinâmicos.

   Dudok De Wit também é a mente por trás do comercial “A Life”, da linha aérea United Airlines. Uma bela animação, com algumas características que se assemelham ao seu trabalho mais premiado. Também fez comerciais para a Nestlé, Volkswagen, e varias outras empresas.

   O nome de Michael Dudok De Wit, mesmo com poucos trabalhos, já está marcado, para muitos, como o de um dos maiores animadores vivos. Agora é esperar para ver que outras surpresas ele ainda nos trará.







Bibliografia:




* Natália Bielliny é aluna do segundo periodo do curso de Cinema e Video da Una

Nenhum comentário: