domingo, 16 de outubro de 2011

9 MUMIA - AYAR BLASCO - CCBH





Pelo segundo ano consecutivo, na primeira segunda-feira da programacao do MUMIA, fazemos uma apresentacao no Centro de Cultura de Belo Horizonte (CCBH)com um convidado que além de mostrar seu trabalho, ainda pode conversar com o publico sobre o processo criativo. Pela primeira vez temos um convidado internacional, o argentino Ayar Blasco, que mostrou parte de sua série chimiboga. Ayar é um dos grandes animadores argentinos modernos com um discurso ferino e atual. Co-dirigiu com Juan Antin, o clássico contemporaneo: Mercano, o marciano e dirigiu o longa El Sol.


O Centro de Cultura Belo Horizonte - CCBH ocupa uma das mais belas edificações da cidade. O prédio neogótico, em estilo manuelino, foi construído em 1914 e, em seus quase cem anos de existência, sediou importantes instituições histórico-culturais de Belo Horizonte, como o Conselho Deliberativo da Capital, a Biblioteca Municipal, a primeira rádio da cidade (PRC-7, Rádio Mineira), as aulas inaugurais da Escola de Arquitetura da UFMG, a Câmara Municipal, o Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães e o Museu da Força Expedicionária Brasileira.

O edifício é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA- MG) e pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte.Desde 1997, no âmbito das comemorações do Centenário de Belo Horizonte, abriga o Centro de Cultura Belo Horizonte.

Hoje, a instituição adota como princípio fundamental de todas as ações desenvolvidas em suas dependências a preservação dos elementos construtivos de seu edifício-sede e a sua divulgação como bem cultural da cidade. Nessa perspectiva, os projetos delineados para o CCBH visam a valorização da memória e da diversidade cultural de Belo Horizonte, bem como a divulgação e o estímulo à produção artístico-cultural da cidade. No conjunto de suas ações, objetiva, ainda, conferir ao território que ocupa, ou seja, o hipercentro, importância e valorização compatíveis com os investimentos públicos e privados que têm buscado fazer dessa área um espaço convidativo ao encontro, capaz de renovar sua população residente e, ao mesmo tempo, dinamizar sua vida econômica e cultural.

Com uma biblioteca que possui aproximadamente 3,7 mil volumes, o CCBH guarda e disponibiliza obras sobre patrimônio cultural, artes, cultura e humanidades, além de uma coleção que pertenceu à historiadora Déa Ribeiro Fenelon. Possui espaço para leitura onde os usuários podem consultar a hemeroteca e o acervo da biblioteca , Sala Multimeios, um salão de exposições e um auditório com capacidade para 50 pessoas. Disponibiliza terminais de computador com acesso gratuito à internet e, por meio do Programa BH Digital, desenvolvido pela Prodabel, também dá acesso à internet sem fio (wireless).

Seminários e debates temáticos, exposições, mostras de audiovisual, ações educativas e atividades de difusão de informações e conhecimento são dirigidas a pesquisadores, agentes culturais, turistas e à população de modo geral, integrando um conjunto articulado de ações que conferem a esse espaço um lugar de vitalidade cultural na cidade.

Localização:
Rua da Bahia, nº 1149, esquina com avenida Augusto de Lima – Centro
Tel: (31) 3277-9248 / 3277 4384
Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
E-mail: ccbh@pbh.gov.br

Nenhum comentário: