sábado, 16 de abril de 2011

Programa AnimaTV lança portal e livro


O AnimaTV chegou ao fim do ciclo com um evento na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, na noite da ultima quarta-feira, 13 de abril, para celebrar as duas séries vencedoras do programa. As séries “Tromba Trem”, da Copa Estúdio, e “Carrapatos e Catapultas”, da Zoom Elefante, estreiam na TV Cultura no dia 23 de abril, às 11h30, e na TV Brasil, no dia 17 de abril, às 12h30. Elas foram as selecionadas entre quase 300 produções e depois escolhidas entre 17 finalistas do programa da Secretaria do Audiovisual e da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura em parceria com a TV Brasil, TV Cultura, Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec) e Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).

Como desdobramento imediato, o programa lança o site Anime! (www.tvcultura.com.br/animatv/anime ou www.tvbrasil.org.br/animatv/anime),
com vídeos das oficinas de arte, narrativa, produção, comercialização, mercado, licenciamento e criação transmídia, pelas quais passaram os produtores com projetos selecionados no programa.

Outro lançamento é o livro “Dramaturgia de Série de Animação”, de Sérgio Nesteriuk, sobre o processo de criação da narrativa dos desenhos animados. O livro, licenciado pelo Creative Commons, está disponível para download na página Anime!.

Segundo Ana Paula Santana, secretária do audiovisual, agora é momento da coordenação executiva avaliar o resultado do primeiro ciclo do programa para poder aprimorá-lo em uma eventual segunda temporada. “Vamos nos reunir e nos reunir com a TV Brasil e TV Cultura para tentar compor o orçamento para uma nova edição”, diz.

O livro: DRAMATURGIA DE SÉRIE DE ANIMAÇÃO do Sérgio Nesteriuk é primeiro livro em língua portuguesa publicado no Brasil sobre o tema, disponível por Creative Commons

http://www.tvcultura.com.br/animatv/anime/para-ler/34289

Um comentário:

InLuminiCG disse...

Quem não foi coferir perdeu um ótimo evento. Parabens a organização.